segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Santa Maria: tragédia que se repete sempre neste país

tragedia_santamariaA tragédia de Santa Maria, cidade no interior do Rio Grande do Sul, ocorrida na madrugada deste domingo, 27, foi uma das piores que vêm acontecendo seguidamente neste país e que só não tiveram o mesmo destaque porque fizeram poucas vítimas. E esta não será a última das muitas que estarão por vir se a população não se manifestar com mais firmeza, cobrando das autoridades com rigor a segurança que é garantida em lei a todo cidadão brasileiro.

Segurança é um dos direitos garantidos pela Constituição Federal a todo cidadão brasileiro. E essa garantia não é apenas contra incêndios. Ela se estende a qualquer evento que coloque em risco a vida das pessoas, seja enchente, vendaval, chuvas etc., além da própria segurança mantida pelos policiais para preservar a vida do cidadão. E é bom lembrar que a verdadeira segurança começa com a prevenção.

Infelizmente, medidas mais eficazes dos governantes só chegam à população quando acontecem grandes tragédias, como essa de Santa Maria, onde centenas de jovens perderam a vida e outros tantos ficaram feridos devido a um incêndio ocorrido em uma casa de shows naquela cidade gaúcha.

Uma ocasião muito propícia para nós, raul-soarenses, exigirmos das autoridades locais medidas mais efetivas no que se refere à fiscalização mais rigorosa dos locais onde são normalmente realizados eventos com aglomeração de pessoas, para que não corramos o risco de passar pelo desamparo a que foram submetidas as famílias das vítimas de Santa Maria, sem a chance de poder voltar atrás. A morte é um ponto final em tudo.

Nós bem sabemos que grande parte das casas que promovem eventos em Raul Soares, seja ele para qual finalidade for, não garante a segurança necessária para essas realizações em consonância com o que é exigido pela legislação. Dependendo do número de participantes, é necessária a presença de funcionários habilitados e treinados para orientar as pessoas, caso surja algum problema que afete a segurança dos presentes a fim de se evitar o pânico, a situação fuja de controle e coloque ainda mais a vida dos cidadãos em risco.

Que a tragédia de Santa Maria seja, além de uma grande tristeza que afetou todo o país, um alerta, um grito de socorro às autoridades para que sejam mais rigorosas quanto ao item segurança pública, prevenindo para evitar fatos como esse da casa noturna Kiss, onde não há consolo que pague às famílias afetadas, a perda de inúmeros filhos estudantes jovens e com um brilhante futuro pela frente.

2 comentários:

  1. Percebo que, diante de acidentes deste tipo, todos os cuidados são tomados para situar o episódio e classificá-lo como exceção. O que poderia ser uma busca de causas, para que se evitasse a repetição, a busca de "culpados" visa dissociar o o fato dos nossos hábitos diários, o que recoloca a sociedade no sofá da indiferença e em consonância com seus hábitos, ainda que potencialmente insalubres.
    Jaeder Teixeira Gomes

    ResponderExcluir
  2. "Santa Maria: tragédia que se repete sempre neste país"

    Caro amigo Pascoal,
    São inegáveis as falhas dos poderes constituídos no que diz respeito à tragédia em lide e quanto às demais não só em nosso País, mas também, em países que tiveram eventos de natureza idêntica. Como é de seu conhecimento e também das autoridades locais quando fomos solicitados para liberação de espaços onde se pleiteavam realizar eventos com públicos de grande monta, nos preocupávamos com o cumprimento de normas e Deus nos iluminava quanto à severidade no cumprimento das que dizem respeito às medidas de prevenção.
    Hoje se fala em normas mais rigorosas e as autoridades são questionadas a respeito da tragédia de Santa Maria/RS e ao relembrar minha trajetória na bissecular Policia Mineira tenho a certeza de que fui feliz em minhas decisões quando fui rigoroso e por vezes criticado, tenho a certeza do dever cumprido.
    Muito fácil realizar eventos visando lucros e a satisfação pessoal de alguns, mas quando algo dá errado, ai sim, percebemos quanto à necessidade do planejamento eficiente e de forma coerente. Normas foram feitas para se cumprir e quem as cumpre com rigor evita contratempos. Os incidentes previsíveis podem ser atenuados e até extintos.
    Que todos os responsáveis pela Segurança Pública de nossa terra natal possam refletir nesse momento de dor e de luto que perpassa o País.
    Abraços,
    José Geraldo Leocádio, 1º Ten PM QOR

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.