sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Privatização e duplicação da BR 262 são temas de audiência pública. Pedágio chega a R$ 6,70

A privatização da BR 262 foi o tema da audiência pública realizada no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, na tarde desta quarta (16). O assunto mexe com o bolso dos capixabas devido às taxas de pedágio. No Espírito Santo serão implantadas duas praças, no km 60, em Marechal Floriano, e no km 143, em Brejetuba. As tarifas de pedágios serão, respectivamente, R$ 6,70 e R$ 6,20. O evento, referente à 3º etapa do Programa Nacional de Desestatização, fase 03, serviu para esclarecer aos interessados como será o processo de concessão da rodovia.

pedagio_262O trecho em questão tem início no município de Viana, no entroncamento com a BR 101, e vai até João Monlevade, no entroncamento com a BR 381 em Minas Gerais. “O programa de concessão das rodovias integrou as obras do PAC com obras da iniciativa privada para desenvolver uma melhor malha viária para o país”, justifica Viviane Esse, superintendente de Exploração e Infraestrutura Rodoviária.

 

Duplicação da rodovia

Parte da rodovia BR 262, que está no território capixaba será duplicada pelo Denit, com os recursos do Governo Federal, pois integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Denit tem o prazo de até cinco anos para concluir a obra, que só posteriormente será entregue à concessionária, que dará início as melhorias e à implantação das praças de pedágio.

De acordo com Superintendente Regional do DNIT/ES, Halpher Luiggi, a obra será executada em três etapas. A primeira, cujo edital já foi publicado, corresponde ao trecho que vai da entrada de Viana até o Km 71. A segunda será da Polícia Rodoviária Federal até Viana (3,7 Km). E a terceira vai do Km 71 até a divisa com Minas Gerais. No Espírito Santo serão implantadas duas praças, no km 60, em Marechal Floriano, e no km 143, em Brejetuba.

Do lado de Minas

Já a parte mineira da rodovia irá direto para concessionária que, neste caso, ficará responsável também pela duplicação. Lá serão implantados três pedágios. Um no Km 23, em Reduto; outro no Km 77, em Matipó, e por fim, no km 165, em São Domingos do Prata.

Contudo as tarifas de pedágio serão menores do que as capixabas. Respectivamente R$ 5,10; R$5,60 e R$ 5,90. Essa diferença de valores se dá devido a diferença de distância entre as praças de pedágio. No caso mineiro a cobrança da tarifa somente será iniciada depois da conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário, que corresponde a execução de 10% das obras de duplicação.

Concessionaria assume trecho capixaba

A Concessionária, a partir do momento que assumir o trecho mineiro, fará uma série de melhorias que também serão aplicadas no trecho capixaba, quando este for entregue pelo Denit. De uma forma geral, entre as melhorias físicas que serão aplicadas na BR 262 a partir da privatização, de acordo com o projeto apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, estão:

  • Implantação de 21 interseções, sendo 16 interconexões diamante, um trevo e quatro interconexões trombeta e outras oito inserções
  • Implantação de duas passarelas
  • Implantação de  6,8 Km de vias marginais em travessias urbanas
  • Implantação de contorno de 8,6 Km em Manhuaçu (MG)

No que se refere aos serviços aos usuários, estão inseridos no projeto:

  • Guincho
  • Socorro médico
  • Combate a incêndio e apreensão de animais

Há ainda, painéis de mensagem variável e sistema de controle de velocidade. Entre outros. Ao todo serão investidos três bilhões em obras, manutenção, conservação e melhoria em todo o trecho da BR correspondente aos dois estados.

Em relação ao assunto, as pessoas podem manifestar suas opiniões e sugestões à Agencia Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, até o dia 25 de janeiro.

Pascoal Online, com informações do ESHOJE

Um comentário:

  1. Pascoal, nossas viagens até BH e Espírito Santo ficarão um pouco mais caras, mas pela reportagem também podemos ver que ficarão mais seguras. è aguardar para ver...
    Abraço!
    BIRA

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