sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Inaugurado o Presídio Particular em Minas Gerais

Por Nélio Azevedo*

presidio_minas

A primeira PPP – Parceria Público Privada – na área de segurança prisional inaugurou essa semana em Ribeirão das Neves, na Grande BH, o primeiro presídio construído e administrado pela iniciativa privada. Conta com modernos aparelhos e sistemas de controle que dão aos presos e à população nas vizinhanças um pouco mais de segurança, paredes e pisos reforçadas, utensílios sanitários que não permitem que se escondam coisas em seu interior e sistema de monitoramento com mais de 300 câmeras.

O empreendimento é muito parecido com as outras unidades do SUAP, no entanto conta com uma novidade que deveria ser adotada em todos os outros presídios espalhados pelo Brasil, lá os presos terão que trabalhar. Esse modelo é usado em grande quantidade nos EUA onde empresas contratam a mão-de-obra dos presos que recebem uma porcentagem desse pagamento, outra parte vai para as famílias deles e em algumas, cada hora trabalhada representa um decréscimo na pena. Talvez o melhor disso seja a capacitação do preso para um retorno à sociedade. Muitos jovens integram esse contingente de presos e, na sua grande maioria não tem profissão definida e baixo nível de escolaridade, quando saem da prisão acabam por retornar ao crime, pois, o sistema vigente recupera muito pouco dessa massa de infelizes que não têm muitas oportunidades na vida e por falta de uma formação e construção de um indivíduo de melhor qualidade, opta pelo caminho mais fácil: a criminalidade.

Mesmo sendo uma novidade que poderá vir a ser a solução para o déficit de vagas nos presídios e servir de modelo para outros, ainda aparece gente criticando o empreendimento, temos que apoiar esse tipo de iniciativa para que tenhamos mais paz e segurança, coisa que virou um artigo raro nesses dias tão violentos que vivemos hoje em dia.

*Nélio Agostinho Azevedo – Desenhista Projetista, Técnico em Comunicação Gráfica, Historiador e Artesão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.