quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ponte Nova unida por saúde pública de qualidade

DSC_0026A Câmara realizou, em 13 de junho, reunião com representantes de diversas instituições de Ponte Nova para propor união de forças e participação do Movimento “Assine + saúde”. A ideia e aderir o movimento nacional por mais recursos para a saúde, de iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM) e dezenas de outras instituições que estão fazendo em diversos estados brasileiros coleta de assinaturas defendendo um projeto de lei federal de iniciativa popular garantindo que a União aplique pelo menos 10% de sua receita corrente bruta em saúde. E, para chegar até a Câmara Federal, será preciso coletar pelo menos 1,5 milhão de assinatura em todo o país.

A meta geral do movimento é reunir as assinaturas necessárias, em pelo menos cinco estados brasileiros, até 30 de junho. Para participar, o cidadão deve assinar o abaixo-assinado, anotando o nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar sua data de nascimento e o nome completo da mãe. No site da Câmara Municipal, é possível baixar o formulário para coleta de assinaturas.

A origem da Campanha está na regulamentação da Emenda Constitucional 29, sancionada em janeiro passado obrigando os Estados a investirem 12% de suas receitas na saúde e os municípios, 15%. O mínimo de 10%, previsto para a União, foi vetado pelo Governo Federal.

Em Ponte Nova a adesão de todos os convidados foi imediata e os postos de coleta de assinaturas funcionarão nos seguintes locais a partir desta quinta-feira 14 de junho e, os agentes de saúde e de combate à Dengue também vão atuar na coleta de assinaturas.

Os postos de coleta de assinatura em Ponte Nova vão funcionar nos seguintes locais: Câmara Municipal de Ponte Nova, Hospital Arnaldo Gavazza Filho, Hospital Nossa Senhora das Dores, Prefeitura Municipal de Ponte Nova e Secretaria Municipal de Saúde.

Na quarta-feira, 20 de junho, acontecerá uma grande movimentação em diversos pontos da cidade informando sobre a importância e a necessidade do projeto que defende mais recursos federais para a saúde pública a fim de evitar o anunciado colapso do Sistema Único de Saúde – SUS.

Foto: Participaram da reunião: José Mauro, Divino dos Anjos, Luiz Ângelo, Alfredo Pizzani, Varneli Bemfeito, Tiani Guimarães, Cistian Tassi, Tarcísio Dayrel, Reinaldo Fabri, Halaor Xavier, Edinei dos Santos e José Rubens.

Pascoal Online, com informações da Câmara Municipal de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.