Artigo reproduzido do Blog da Cidadania
A foto que emoldura este texto é rara. Foi preciso esforço para encontrá-la. E não foi achada em arquivo de algum órgão de imprensa, mas perdida em alguma página esquecida da internet. É de 1998, durante um dos vários encontros públicos que Fernando Henrique Cardoso e Paulo Maluf tiveram naquele ano. A foto de um deles foi parar em um outdoor que a campanha malufista ao governo do Estado espalhou pelas ruas de São Paulo.
Não há paulista que não se lembre dos outdoors em que FHC, Maluf e o seu candidato a vice, Luiz Carlos Santos, apareciam perfilados e sorridentes. Havia um outdoor daqueles em cada esquina. Todavia, na internet, onde a história mais recente do país está registrada em incontáveis milhões de fotos, não se acha uma só imagem de cena que agora que se deu com Lula poderá ser encontrada daqui a um século de tantas reproduções que já recebeu.
Àquela época, apesar de alguns raros textos jornalísticos terem tocado no assunto, nenhum veículo estampou a imagem de FHC e Maluf com destaque sequer parecido com o que foi dado à foto de Lula com Maluf tirada durante esta semana. É mais do que óbvio que há registros daquela imagem, ao menos pela imprensa. Porém, algum interesse levou a grande mídia a sumir com ela. Que interesse será, não?
Não acredito que Lula venha a tentar apagar esse momento de sua biografia – Lula não é dado a esse tipo de covardia. Mas, se quisesse, certamente não conseguiria. Não só por sua foto ao lado de Maluf, à diferença da de FHC com o mesmo Maluf, ter ido parar na primeira página dos principais jornais do país, mas, também, porque eles não fariam pelo petista o que fizeram pelo tucano.
Em benefício da memória do país é preciso corrigir tal distorção. Não tirando a foto de Lula e Maluf dos arquivos dos jornais, mas trazendo para a internet imagem que mostra FHC indo muito mais longe do que o petista ao apoiar a eleição do mesmo Maluf – e, ainda por cima, contra o candidato do PSDB que o enfrentava, Mario Covas. Não se pode permitir que a imprensa partidarizada e políticos covardes mutilem a memória do país.
—-
Aqui, mais fotos dos amigos FHC e Maluf à época
Pascoal Online, com informações do Blog da Cidadania
Nélio disse:
ResponderExcluirBem lembrado, Pascoal, entretanto, o fato do Sr. FHC subir no mesmo palco com o Maluf nunca trouxe nenhuma surpresa pra mim, afinal, o PSDB sempre trouxe consigo um apêndice chamado ARENA, que mudou o nome para PFL, depois PDS e finalmente dividiu-se em duas finas flôres que o estrume do golpe de 64 dos deixou de herança, o PP e o DEM. Agora, o Lula subir no mesmo palco que esse sujeito e fazer aliança com o PP é que não pode ser aceito, por mais que isso beneficie a campanha o Haddad e seja justificado pelo fato dos paulistas vaotarem em qualquer porcaria. Rejeito, nego e trenego. Vade-retro, Sacanagem. Sou petista histórico e não vou aceitar esse conchavo nem com uma boa dose de Royal Salute.
Amaral disse:
ResponderExcluirA atitude de ambos não me causa estranheza, pois são farinha do mesmo saco, como diz o velho jargão: Para quem está no inferno o que custa dar um abraço no diabo. pergunto em quem confiar, cada vez mais creio que esse mundo jaz no maligno e medito no que diz o livro de Romanos Rom 1:18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Volto a dizer, em todos os partidos tem gente ladrão, tem corruptos, o problema é, que muitos acreditam que letras estão acima de qualquer suspeita, PT=PSDB=DEM=PSD, são a mesma coisa, pena que muitos custaram a ver isso, devemos sim apoiar e votar em pessoas, que muito das vezes estão em determinado partido por opção, ou por destino, ou sei la o porque,Precisamos ser coerentes, e bem informados a respeito do candidato, se tem capacidade, se é preparado, se tem um bom grupo, porque não se governa sozinho, olha as pessoas que o acompanha, não existe mais o voto de cabresto, ninguém é obrigado a votar, contra a vontade dele.
ResponderExcluirA atitude de um não justifica a do outro. Apenas nos faz ver a falta de vergonha na cara dos políticos brasileiros, mesmo em se tratanto de presidentes do país.
ResponderExcluirColegas deste Blog, fiz questão de acompanhar todo o debate aqui produzido e após reciclar minhas idéias devido a foto reproduzida em diversos meios de comunicação faço aqui reproduzir a frase do Professor Mario Sérgio Cortela em um programa da Xuxa recente que é a seguinte, Não Jogue Lixo nas Urnas.
ResponderExcluirTemos de verificar em um candidato a governador e presidente todo o seu passado; sabendo que as eleições no Brasil após a queda da ditadura terem tomado um caráter prebicitário não vejo muita solução para o nosso futuro. A Reforma Eleitoral não é realizada no Brasil porque os empresários produzem efeito manada via mídia fazendo que os eleitores votem influenciados em pesquisa; ou seja o terceiro colocado já está eliminado; de forma tal que conchavos permitem aos dominantes prolongarem infinitamente o poder de suas famílias através de concesões de rádio, tv; permissionários de taxi, outorgas de ônibus urbanos e etc.
Observem o que vem acontecendo com a Concer que administra o trecho privatizado Rio de Janeiro/Juiz de Fora. Após ter ganho a licitação deveria ter construido um túnel de 5.000 metros devidamente acordado no contrato; porem recentemente a Concer além de não ter construido o tunel solicitou que a concesão fosse postergada por mais 20 (vinte) anos devido a não construção. Esclareço que os valores cobrados até então; conforme o contrato uma certa parcela era para fazer frente aos custos da obra. Fato que estranho é que a mídia e Ministério Público pelo menos eu não ví nenhuma cobrança desta aberração pelo fato de estarem rasgando o contrato e nem mesmos nossos Deputados Estaduais e Federais oposição e situação questionarem a postura da Concer.
Pergunto a todos deste Blog quantas vezes durante a ditadura e adminstração do Sr. Paulo Maluf isto ocorreu (lembram da Paulipetro)empresa criada para explorar petroleo em São Paulo. Estamos em um círculo vicioso aonde nos contribuintes pagamos a conta, não levamos o produto, somos mal atendidos e ainda bancamos altos salários para nossos governantes e funcionários publicos sendo que este último não nos respeita há séculos (lembrando que houve um tempo que foi criado no Brasil o Ministério da Desbruricatização) era um tal de Atestado de Vida, cópias autenticadas para tudo que tinhamos que fazer.
O fato de Lula dar a mãos aos Paulo Maluf é interpretado por mim como um ato de derespeito e desespero para galgar para seu partido prefeituras e estados importantes. Peço desculpas pelo longo texto.
Por que "desrespeito e "desespero", amigo? Acaso não é do jogo políco burguês as alianças? A foto acima deixa isso claro. Política é isso. Fiquei indignado quando a direita toda, através do PIG, fez carga cerrada contra Lula por causa do Maluf. Mas, els asimm não agiu quando o Maluf apoiou FHC. A coisa é assim, Todos podem fazer tudo. Menos o PT. Para essas pessoas, o PT teria que estar vendendo estrelinha e bottons como antigamente. A!, a ingenuidade, quantas barbaridades já foram cometidas por sua causa.
ExcluirJosé Henrique Fialho.
Estranho... O mantra petista era "somos diferentes de tudo isso aí". Agora, é "tá vendo? É tudo igual, não fazemos nada que os outros também não façam". É muito cinismo!
ResponderExcluirHoje não precisamos mais pintar a cara.Basta que olhemos no espelho para ver a nossa cara de palhaço.Apesar de ter algum "compnheiro" que prefere não olhar.
ResponderExcluir