quarta-feira, 2 de maio de 2012

Na Rede Globo, favela e lixão são cheias de glamour

Por Nélio Azevedo

lixao-jardim-gramacho_habitat
Não é de hoje que as novelas da Rede Globo ganharam um padrão hollywoodiano com o Avancini e o dinheiro conseguido por Walter Clarck e as benesses governamentais.

Mesmo tendo se safado no episódio do “Fator Delta” na eleição do Brizola, de quem se tornou inimigo visceral, a Globo aumentou em muito sua audiência e, mesmo com altos e baixos é a emissora líder de audiência em quase todos os horários, é o órgão de comunicação de massa mais influente do país. O que a Rede Globo diz para usar a população usa, o que ela mandar comer, a população come; é a maior formadora de opinião e, bem que poderia ser uma difusora de cultura, da nossa cultura.

Quando vemos as fazendas limpinhas onde todos são felizes e satisfeitos, cada coisa no seu devido lugar; a favela do Juvenal antena tão glamorosa que dá vontade de viver nela e o Lixão cinematográfico do Projac onde todos são tão felizes e limpinhos; penso que o “Programa Minha Casa Minha Vida” não terá mais problemas com a falta de lotes vagos, é só construir nos lixões, tem áreas à vontade disponível, aliás, nem precisa construir, é só usar os projetos já executados nas moradias que aparecem no lixão da novela Avenida Brasil.

Quem já viu um lixão de perto, com urubus, porcos e cães e gente em farrapos, famintos e doentes, na maioria negros e, sem a menor perspectiva de futuro, deve achar muito estranho aquilo que a Globo mostra na telinha. Esse tipo de olhar para um problema tão grave de exclusão social não ajuda em nada a vida dessas pessoas, não traz nenhuma proposta de solução para o problema dos lixões proibidos e existentes em quase todas as cidades brasileiras. Usinas de reciclagem e pessoas empenhadas em transformar lixo em matéria-prima, campanhas pela coleta seletiva e pessoas realmente envolvidas em programas de reciclagem, como uma senhora de aparência muito simples, moradora de uma comunidade onde se explora os materiais recicláveis de um lixão; que vi em um documentário, ela já visitou oito países dando palestras sobre a questão do lixo e seu papel na reciclagem.

Acho que a Rede Globo deveria mostrar algo mais próximo da realidade, assim estaria contribuindo de uma forma mais eficaz na formação de opinião e na resolução dos problemas.

11 comentários:

  1. Você queria que os atores e toda equipe trabalhasse no lixão? Lembre-se é uma novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nélio disse:
      Caro anônimo, com certeza, eu não gostaria de ver os atores trabalhando em um lixão, da mesma forma eu não gostaria de ver qualquer pessoa trabalhando num lugar desses,vivendo dos restos e, às vezes se alimentando de restos encontrados nessa aberração que são os lixões.

      Excluir
  2. Eu assisto e acho que a novela mostra uma realidade
    bem cruel,às vezes,chocante!! Mas,acho também, que esta
    é uma das funções da arte,ou seja,novela,teatro,cinema,
    literatura e etc.É nos mostrar através delas os vários
    rumos que esta vida tem,sem termos que necessariamente
    passar por aquilo.Quanto a gostar ou não,cada um também
    tem o direito de escolher ver,ler ou até seguir...Por falar
    nisso,na minha opinião,a novela das seis está muito bonita!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. caro sr pascoal porque você não para de posta essas crônicas que não acrescenta nada de importante e escrever mais sobre nossa comunidade tem vários assunto legais e de enteresse da população seu blog e mais visto da cidade tem raulsoarenses que moram em outras cidade mais distante que ficam sabendo das noticias através do tal e só um toque que estou te dando me desculpa a franqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,
      Apesar de sua aversão às crônicas postadas no POL, esclareço mais uma vez que o objetivo do blog não é só o de noticiar fatos ocorridos em Raul Soares. Este veículo vai mais além, e, como contido no próprio título do Blog, ele é "Notícia e Opinião", o que significa que, além das notícias da cidade e região, também estão incluídas em sua veiculação, opiniões, assuntos de interesse público e que o blog considera de relevância para a sociedade.
      Sugiro que leia as notícias de seu interesse e desconsidere essas que julgar indesejáveis. Assim, o blog não deixará de cumprir o seu objetivo, nem furtará os demais leitores de matérias que muitos gostam de ler, como têm demonstrado as estatísticas disponibilizadas pelo Google, acompanhadas diariamente.
      Agradeço pela sua postagem, esperando contar com sua compreensão.

      Excluir
    2. Nélio disse:
      Ôh, anônimo das 3:50, você acha que esse assunto não é de interesse da cidade? Por acaso não existe lixão em Raul Soares? Será que não seria bom implantar a coleta seletiva e reciclar os materiais disponíveis no lixo da cidade? Será que não seria bom substituir o lixão pelo aterro sanitário? Será que não é de interesse da cidade que um veículo de comunicação como a Televisão pudesse ser usada para ajudar a educar as pessoas quanto a temas tão importantes para todos? Acho que você precisa se informar mais.

      Excluir
  4. Realidde cruel???? Os pobres de novela usam roupas de grife, comem comida boa toda hora, moram na parte nobre das "favelas" estudam em escolas privadas.
    Fala sério!!!

    ResponderExcluir
  5. Que loucura!!!!!!!!!!! Acho que vocês estão misturando tudo.Querem criticar,que critiquem, mas pelo menos tenham o discernimento de separar uma coisa da outra.Tô sentindo que está havendo uma certa discriminação na parada,aliás,a tv,acho que por ser um veículo de massa, vive sofrendo este tipo de perseguição!É cultura como outra qualquer,digo,literatura,rádio,teatro,cinema e etc.A crítica faz parte,mas tem que ser dentro de um contexto lógico.Existem vários canais e um controle remoto!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu também sinto que existe esta discriminação.A tv à cabo,por exemplo tem canais fortíssimos de violência e pornografia e ninguém vem aqui meter o pau...Será que este público é diferente só porque pode pagar pra assistir?????? E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!!!!
    E VIVA A BLOGOSFERA QUE VEIO PARA MUDAR O MUNDO NO SENTIDO DA INFORMAÇÃO E DA NOTÍCIA!!QUANDO AS PESSOAS SÃO BEM INFORMADAS NÃO CAEM FÁCIL EM CONVERSA FIADA E BLABLABLA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sabe porque que "alguns" implicam com as crônicas Pascoal?
    Porque são pessoas que não conseguem entender a importância
    delas em nossa vida cultural e outros porque,nos querem é com
    pouca informação mesmo para continuarem fazendo suas falcatruas
    sem serem incomodados.......

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.