sexta-feira, 13 de abril de 2012

Detentos são capacitados como viveiristas na Zona da Mata de Minas

Detentos e agentes do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, município localizado na Zona da Mata mineira, participaram, entre os dias 11 e 13 deste mês, de um curso de formação para viveiristas. Promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas, o treinamento teve como objetivo capacitar os presos a fim de que eles tenham habilidade para produzir as mudas, cuidar delas, plantá-las e mantê-las. Já os agentes serão multiplicadores de conhecimento formando, assim, novos profissionais dentro da unidade prisional.

Onze presos e dois agentes participaram da capacitação que foi ministrada pelos técnicos do Instituto. O treinamento foi dividido em duas partes: uma dentro da penitenciária e outra no viveiro do IEF, localizado no Parque Municipal Tancredo Neves, onde os alunos puderam ver, na prática, a criação e o cuidado com as mudas.

Para Antônio Tomaz de Aquino Júnior, um dos presidiários, a formação poderá lhe garantir trabalho no fim da pena. “O aprendizado do plantio de mudas e do preparo do solo são de suma importância para mim. Aprendi a plantar de uma forma diferente, que não conhecia. Acredito que esse curso me ajudará, no futuro, na conquista de um emprego”, afirma.

Já o agente penitenciário Euller Antônio Gomes dos Santos, que trabalha no Núcleo de Trabalho e Produção do Complexo Penitenciário de Ponte Nova acredita na relevância da capacitação para a unidade prisional. “Estamos aprendendo a prática do plantio pensando nas futuras ações que serão desenvolvidas no Complexo”, destaca.

Com o fim do treinamento, os detentos passam a atuar, diariamente, das 8h às 17h, com uma hora de almoço, no viveiro do IEF, enquanto os agentes penitenciários passam a ter a missão de capacitar novos detentos.

Parceria

A formação de detentos como viveiristas é uma parceria entre Sisema, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas e Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Os presos selecionados para o curso foram avaliados e escolhidos pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) da Seds, identificados com perfil para trabalhar no projeto.

Além do curso de formação de viveiristas, há previsão de outras ações, como o plantio de mudas e a formação de brigadistas, também voltadas para detentos. Nasceram durante o Fórum Minas de Ideias Movimento Minas, que é uma das iniciativas do Movimento Minas, um dos projetos da Gestão para a Cidadania, lema do governo mineiro. O objetivo é permitir e incentivar o cidadão a participar das ações governamentais.

Camila Moura – Segov

Um comentário:

  1. Há muita diferença entre o delinquente contumaz e um criminoso circunstancial. Nós que não temos o hábito de fazer umas visitas ao presídio e nos mantemos ignorantes da realidade daqueles irmãos, podemos nos informar com pessoas da APAC ou grupos dos Direitos Humanos sobre como lidar com eles.
    Jaeder

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.