Ponte Nova (MG) - Primando pela qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, a médica infectologista da Segurança do Trabalho e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde/SCIRAS, Rosilene Ferraz, ministrou treinamento, na segunda quinzena de março, para os estudantes de medicina da Universidade Federal de Viçosa/UFV.
A médica explanou sobre as rotinas do SCIRAS e enfatizou sobre a higienização das mãos e os cuidados que devem ser tomados com materiais perfurocortantes. As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, seja através do contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de vinte tipos de patógenos diferentes, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos. Por isso, é de vital importância para acadêmicos quanto para profissionais atuantes na área da saúde serem constantemente treinamentos e orientados sobre a importância do uso correto de Equipamento de Proteção Individual/EPI.
Os acadêmicos de medicina iniciaram as visitas orientadas no HNSD no início do mês de março. Eles são supervisionados pelo médico pediatra e coordenador da pediatria, Célio Luiz Fernandes, além de receberem orientação de todos os médicos plantonistas do setor Materno Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.