sexta-feira, 9 de março de 2012

Bicicletas tomam o espaço dos pedestres nas calçadas

O trânsito em Raul Soares é mesmo caótico e de difícil solução. A cada dia surge um novo abuso que fere o direito de ir e vir dos pedestres, sem dúvida, os mais prejudicados nessa situação.

O repórter Luiz Gago, da TV Net, documentou agora o comportamento dos ciclistas. É um mais um caso para o recém-criado Conselho Municipal de Trânsito encontrar a solução para aliviar um pouco esse caos e colocar mais ordem na casa.

25 comentários:

  1. Situação fácil de ser resolvida pelo poder público. Basta orientar e educar o bikers e tudo estará resolvido. Bicicletas poderiam estacionar, com o "descanso" como fazem as motors, ao longo do meio fio, sem prejudicar o trânsito. Em várias cidades brasileiras, planas onde existem inúmeras bicicletas essas medidas já existem em benefício dos bikers e do trânsito, sem prejudicar os pedestres. Vejam o link a seguir: http://www.ta.org.br/site/Banco/7manuais/estacionamento_para_bicicletas_v1.pdf

    ResponderExcluir
  2. mais um problema de vários mas se nem o primeiro que eles dispusera em organizar não saiu do papel só ficou no disse me disse cade as faixa de pedestre cade as placa de estacionamento para motos é carro enquanto isto o povo si vira como pode é salve se quem puder é o pior que depois a culpa ainda é do povão gente não é tao difiçel é só ir em Ipatinga é copiar o modelo de estacionamento de bicicletas de la o que falta é força de compromisso de fase é não só colocar no papel para Raul soarense ver não é mais nem para inglês ver que vergonha se o poder publico não dar condições para teus habitante o povo tem que si-virar como pode

    ResponderExcluir
  3. O Conselho Municipal de Trânsito já tomou algumas medidas, só que a administração municipal não desembucha. Na lerdeza que isso vai se arrastando, talvez só saia do papel quando o novo prefeito tomar posse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tudo bem o conselho tomou algumas medidas mas foi só isto eles depende da administração municipal no qual se diga de passagem esta fás o que bem quer quando quer nem jesus quando esteve na terra teve tanta liberdade assim cabe o pessoal que tem poder nas mãos para convence-lo a cumprir o teu papel de trabalhar para o povo em prol da cidade ficam todos escondidos né mas tenho certeza que mais dias menos dias eles vão estar nas ruas porque o sol nasce para todos mas o sombra é para os mais esperto nestes ultimo 8 anos Raul foi comandada por mãos de ferro que nem a época dos barões de cafe

      Excluir
  4. tenho quase 50 anos e na minha infancia tinha o mesmo problema. as coisas mudaram pouco. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época sua eram algumas bicicletas. Hoje são milhares. Uma pequena diferença que muda tudo.

      Excluir
    2. O que o anônimo disse do vale do aço é simples, é só construir o tal de bicicletário.

      Excluir
  5. Gente, se tecem comentários anonimamente, ou são covardes ou tem o rabo preso. Apareça gente e não tenham vergonha de se identificar, como é o caso do Artur Maciel.
    Márcio Sant'Ana, represento o CREA no Conselho Municipal de Trânsito.

    ResponderExcluir
  6. Pior que as Bicicletas são os sacos de lixo que dão mau cheiro e impedem a passagem de pedestres em frente ao supermercado chalet!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei, mas reclamar de bicicleta é demais! Devia todos largar seus carros é andar de bicicleta mesmo, pois o planeta agradece. Mais uma vez Raul Soares na contramão dos bons costumes. O problema do trânsito de Raul é por causa do aumento da população de carros na cidade. Proibam as pessoas de andar de bike tb... Meu Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,
      Ninguém está aqui reclamando de bicicleta. A bicicleta também é um veículo e, como tal, deve ser tratada no que se refere à reorganização do trânsito em Raul Soares. Calçada pertence ao pedestre e não é o local apropriado para estacionamento. Para que o trânsito flua normalmente, sem problemas, é necessário que o Conselho Municipal de Trânsito atue com mais eficiência (tendo, é claro, o imprescindível apoio do poder executivo) e promova as mudanças necessárias, inclusive com a criação de bicicletários, onde essas bicicletas possam ter o espaço apropriado para estacionamento, a fim de que não prejudiquem o pedestre. A lei de trânsito prioriza o pedestre, os veículos vêm, depois, considerando, sempre, que o maior é sempre responsável pela segurança do menor.
      Este assunto tem é que ser debatido, seja aqui no blog, ou em qualquer outro lugar, exaustivamente, a fim de que toda sociedade de conscientize da importância de se ter um trânsito mais humanizado, onde possa haver respeito mútuo e espaço para todos, sem privilégios. O blog está aberto não só para reclamações, mas, também, para sugestões inteligentes e que de alguma forma contribuam para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

      Excluir
    2. parabéns pascoal sem demagogia sem defender niquem mas quando a fabrica Tarza funcionava com mais de 200 HOMENS niquem nunca viu uma bicicleta em cima do passeio perto dela porque ela tinha espaço físico para tal hoje nossa distribuidora não se vê bicicletas na beira do asfalto com tanto roubo de bicicleta que tem em Raul com tanto espaço perdido aqui na praça de Raul é ainda não ter um bicicletário e ate brincadeira me desculpe

      Excluir
  8. Você disse que as leis de trânsito "priorizam os pedestres" e depois os veículos." A ordem é esta: 1-Pedestres 2- bicicletas 3-motos 4-automóveis 5-ônibus
    6-caminhões e carretas.
    Bicicleta é ecológico,faz bem para a saúde,não gasta combustível,não faz barulho(salvo as de anúncios)É só saber usar...Você não publicou meu outro comentário,mas não falei nada demais nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve um descuido seu ao usar a expressão "cabeça de bagre".

      Excluir
    2. Ok mister,desculpe aí!!!

      Excluir
  9. Pascoal,eu sou ciclista e concordo com vocês.Está ficando
    cada vez mais difícil trafegar pelas ruas e estacionar a
    bicicleta em um lugar seguro e que não incomode as pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Muito bem posto Pascoal.Acho sim que bicicletas devem ser priorizadas. E são em muitos países e grandes cidades brasileiras. Eu mesmo ainda pedalo a minha em BH de vez em quando para não " enferrujar" . E estimulo quem deseja fazer isso nos momentos de lazer, com o maior cuidado, nos fins de semana em vários pontos tranquilos da cidade ou região metropolitana, como em Lagoa Santa, por exemplo. O importante é evitar abusos estacionando a bel-prazer como vimos na reportagem.

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando a oportunidade que o assunto é sobre as bike, além de falar sobre estacionamento para elas é importante a utilização de cadeado, os ciclitas estao facilitando muito para os larapios em nao utilizar este dispositivo de segurança. Ajuda ai ó.

    ResponderExcluir
  12. Cadeado não segura eles não,são todos "cobras criadas"!!!

    ResponderExcluir
  13. O grande problema em Raul Soares é a indisciplina e a falta de educação dos bicicleteiros: estacionam em qualquer lugar, andam na contra mão, pondo em risco crianças que eles carregam em suas cadeirinhas e transeuntes,usam as calçadas como pistas e estacionamento das bicicletas. O novo Conselho Municipal de Transito deverá elaborar, urgentemente, um programa de educação para o transito, que não fique só no papel, mas que seja aplicado nas escolas e comunidades.

    ResponderExcluir
  14. Se as pessoas forem mais gentis no trânsito,tudo funciona
    melhor.O problema é que parece uma disputa,cada um com
    mais preça que o outro...Um programa educativo ajuda e
    muito.Eu tenho moto e passo "cada aperto"...

    ResponderExcluir
  15. Em Raul Soares algumas centenas de pedaladas são suficiente para uma pessoa se locomover dos mais distantes bairros ao centro, é hora do poder público e outras organizações incentivar este meio de transporte, oferecendo ao mesmo infraestrutura e diretizes, afinal pedalar faz bem a saúde, ao meio abiente e ao bolso. Já que temos uma situação geográfica favorável e o transito de veículos motorizados a beira do caus, a hora de incentivar e valorizar os ciclista é agora, mas para isso precisa-se como já disse criar diretrizes e infraestruturas, para percusos, segurança e estacionamentos; por exemplo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, até concordo com você nesse aspecto. Acontece que hoje em dia, ninguém quer saber de gastar energia, não. Todos querem mesmo é mordomia até para se locomoverem. Bicicleta ou é para quem ainda é pobre ou para a elite ou esportista curtir umas pedaladas no final de semana. Na área rural, então, nem se fala. Ninguém quer ouvir falar de bicicleta ou animais. Todos já deram o seu jeito e estão motorizados. Com pouco mais de cem reais mensais qualquer pessoa pode adquirir uma motocicleta, cuja manutenção é pouco mais do que uma bicicleta. Então, meu amigo, andar de bicicleta pra quê?
      Do jeito que a sociedade consumista trabalha a cabeça das pessoas, vai ser muito difícil você convencer a uma de que andar de bicicleta não polui, é bom para a saúde e melhora em muito o trânsito. Todo mundo pode até acreditar no que você está dizendo, mas, topar seguir o seu conselho, vão ser outros quinhentos! Por enquanto, você ainda pode se dar por satisfeito porque ainda temos muitas bicicletas por aqui. Mas é porque a grana ainda está curta, pois, quando a situação melhorar, pode ter certeza de que elas sumirão do mapa.

      Excluir
  16. Andar de bicicleta é uma delícia Pascoal e talvez
    a riqueza da vida esteja aí,descobrir o prazer das
    coisas simples...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que não é. Eu também gosto de bicicleta. Eu me referi ao comportamento do cidadão atual, que está se deixando levar pela pressão da sociedade de consumo.

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.