Apenas cinzas foi o que restou de uma fazenda centenária na comunidade de São Lourenço, zona rural do distrito de Bicuíba, Município de Raul Soares, após ela pegar fogo. Segundo os moradores da localidade, o incêndio teria começado por volta das 22:00h desta última quinta-feira (09), horário em que eles ouviram um barulho e, ao verificar, visualizaram a fazenda já tomada pelas chamas.
A casa estava sem morador e o proprietário mora na cidade de Ipatinga. O zelador do imóvel, Otavio de Almeida, 58 anos, mora a cerca de 3 km da fazenda. Ele estava na sua casa quando foi avisado por moradores. Eu estava em casa nessa noite, quando um vizinho da fazenda me avisou que havia um grande incêndio lá na casa, contou Otávio, reiterando ainda que se dirigiu imediatamente para o local e pediu ajuda aos demais vizinhos para conter o fogo, porém, nada mais podia ser feito, pois o telhado já havia desabado e a casa estava toda tomada pelas chamas, completou o zelador.
Com cerca de 150 anos, a fazenda fazia parte da história da localidade, tinha dois andares e várias janelas. A construção era, em sua maioria, composta por madeira, fator que contribuiu para a propagação do incêndio. A filha de seu Otávio ficou muito assustada com o ocorrido e disse que nem conseguiu dormir direito o resto da noite.
E daí?
ResponderExcluirQue falta faz esse cacareco de casa velha que estava servindo só para criar escorpiões e ratazanas?
Me permita Nobre Pascoal dar uma resposta a esse anônimo rebelde..
ResponderExcluir----
De muito vale caro anônimo, pois alí está cravado a história de alguém que talvez já se foi, traz as lembranças de outros tempos, faz um filho chorar ao lembrar de sua infância naquele local com seus pais. Só não pode despertar a você o sentimento de HUMILDADE que pelo meu ver VOCÊ não tem.
Mas é claro a sua casa deve ser bem bacana não é?
E triste ver um patrimonio historico ser destruido desta maneira, ainda mais saber que ali esta cravado memorias de no minimo umas tres geraçoes. È realmente lamentável.
ResponderExcluirmeu saudoso avô Colatinho já foi proprietario daquela fazenda!
ResponderExcluirquantas noites em familia ja passei ali, ao lado dos meus saudosos avôs, hilda e colatinho....jogavamos bola o dia inteiro nesse terreiro e anoite ficavamos na janela curtindo a paz que havia naquele lugarzinho, antes pacato!!!!
é imensamente triste pascoal
muito bom
Excluirmais uma vez , A história da comunidade de são lourenço de cima e a história das famílias tradicionáis dali, é abalada de maneira violenta absurda. As primeiras raízes da família brotaram dali. MINHA terra ,ou seja. SÃO lourenço perdeu seu mais bonito cartão postal. n/quela casa eu namorei ,rezei ,dancei,brinquei e curti mto meus amigos e pessoas próximas que ali viveram. minha mãe D PRETA nasceu ali. N/QUELAS TERRAS E N/QUELA CASA , MEU amigo e saudoso COLATINHO, trabalhou muito lavrando a terra.E curtia a cada dia o entardecer das inúmeras e bonitas janelas que rodeavam aquela casa.
ResponderExcluircaro pascoal,gostaria de postar o meu comentário.sobre a fazenda centenária em são lourenço,imagino ser da primeira ou segunda geração,nascido naquele local pois sou filho do primeiro dono daquelas terras o sr.RAIMUNDO ANTUNES mais conhecido como RAIMUNDO NINICO. cresci ali e sei um pouco da historia verdadeira q a geração de hoje não conhece, também sei q tive bons momentos quando muitas vezes na minha juventude passava horas namorando na janela da casa e vendo como era lindo a paisagem ao redor.QUE SAUDADES DA MINHA TERRA
ResponderExcluirQue fato desagradável ! Eu conheci essa casa ! Centenária um bem que poderia ser tombado sem dúvida.Conheça em Xirú de Caputira minhas ponderações e saberás que eu amo essa Região. Já andei muito nessa estrada.
ResponderExcluir