Os atingidos pelas enchentes provocadas pelas últimas chuvas que caíram na região de Raul Soares, principalmente moradores das Vilas Barbosa, Esperança e ruas Rufino Rocha e Pe. Chiquinho, fizeram um apelo às autoridades e comunidade, no sentido de se sensibilizarem com a situação à qual foram expostos. A resposta foi imediata e a comunidade reagiu com doação de alimentos, roupas e remédios, com o objetivo não de resolver, mas de minorar esse sofrimento.
Veja mais detalhes no vídeo da TVNET
Pascoal, existe Defesa Civil em Raul Soares? E que é o responsável?
ResponderExcluirEnquanto não tem, responsaveis samos nós. O que pode ajudar uma pessoa,ou uma comunidde,uma cidade,um estado,um pais,um mundo,um planeta.esta dentro de nós se cada um fazer a sua parte pode ter certeza que tudo melhora.
ResponderExcluir"Samos nós" também que precisamos aprender a votar,entre outras coisas,evidentemente.......
ResponderExcluirola animino das 10:03 nao existem responssavel em uma situação dessa, nao podemos culpa prefeito, estado ou quem quer q seja pois foi realmente uma tragedia o que aconteceu, o que sim e uma vergonha e a população q esa irando aproveito da situação pessoas q nem foram atingidas pegando cesta e roupas e alvez pessoas que realmente prescisa estao ainda sem!
ResponderExcluiroutra vergonha q eu vejo e o cras tb so ter recorrido a uma empresa do genero alimenicio da cidade pra fazer suas compras com o dinheiro publico, as empresa do ramo mercearias supermercado vez e continua fazendo sua parte
Mas além de nós, em qualquer comunidade organizada há que ter uma representação. E nessas ocasiões, a Defesa Civil atua como representante de todos.
ResponderExcluirpelas imagens já era muito triste ver a situação. Vendo estas pessoas que conhecemos demostrando o desespero e a tristeza de perder suas coisas, o coração não aguenta.
ResponderExcluirSejam fortes neste recomeço. Abraço carinhoso às vítimas.
Esperamos que as autoridades correspondam também com suas obrigações.Nós sabemos que enrolação nesta hora é até pecado e também o povo não é tão bobo como eles pensam!!!!!
ResponderExcluirMe desculpe o anônimo 7 de janeiro de 2012 14:01, mas tem culpados sim. Ações preventivas podem evitar tanto sofrimento. Todo mundo sabe que nessa época do ano podem ocorrer enchentes. O que foi feito para a limpeza de boeiros, canalização de córregos, deslocamento de famílias em áreas de risco? Afinal, as autoridades tem meios de saber as previsões do tempo assim como nós, cidadãos comuns. Por que não fizeram nada? Emitir alerta meia hora antes do rio subir, é claro, é só para salvar a vida das pessoas. E os seus pertences? E os comércios? Ondes estavam as autoridades dias antes quando os serviços de meteorologia já avisam dos níveis altíssimos de chuva para o período. As pessoas precisam entender que a natureza reage de acordo com as ações do homem. Os rios sempre estiveram aí, as pessoas é que devem se adaptar à realidade.
ResponderExcluirEi pessoal me lembro de uma sirene que a Tarza tocava todo dia ao meio dia. Que tal espalhar 3 ou 4 em locais estratégicos para alertar mais rápido em caso de cheia. Tem que ter algo neste sentido devido estar em jogo muitas vidas, acredito que o custo é baixo e a prefeitura pode bancar.
ResponderExcluirPenso que os seguinte pontos são estratégicos Igreja da Rua Bom Jesus, Estação de Tratamento de Àgua,Bairro Tarza,Vila Barbosa.
O que falta em Raul Soares, anonimo das 22:33, não é equipamento para avisar os moradores ribeirinhos de eminente perigo. Pra isso tem carro volante até demais. O que está faltando mesmo é comunicação entre os órgãos responsáveis pela segurança da população. Correu boato de que, enquanto chovia muito em Matipó e região, ninguém de lá lembrou de avisar que haveria uma grande enchente no rio Santana. E, se houve aviso, aqui ninguém deu o devido valor a ele. Por isso, a população da Vila Barbosa e Vila Esperança foram pegos de surpresa na madrugada.
ResponderExcluirColocar sirene, mandar avisos pelos carros de som, ir direto aos locais de risco, quem vai fazer isto? Deixar nas mãos de quem não está nem aí prás coisas e só aparecer no ultimo momento, e de longe? É por isso que faz falta a Defesa Civil.Vamos nos organizar, pessoal. Raul Soares não é mais um arraial, é uma cidade que tem que evoluir, crescer.
ResponderExcluirÉ revoltante o que as autoridades fazem com os cidadãos. E é redundante também falar sobre isso. O governo Anastasia, por exemplo, deixou de investir os recursos enviados pelo governo para 2011 em prevenção. É só analisar bem que comprovamos que dinheiro tem, falta vontade porque dá mais voto trabalhar com o sofrimento das pessoas. Triste.
ResponderExcluirTristes os comentários acima. Torço para que possamos, todos, sem exceção, doar um pouco de nossa solidariedade (seja elea de que forma for), para o bem comum, sem culpar ninguém. Tais acontecimentos, sabemos, são sim causados pela natureza. Compete a nós, pessoas um pouco mais esclarecidas e interessadas, fazermos um pouco mais pelos desabrigados e famintos num momento tão crucial. Ao invés de criticarmos, vamos nos unir, cada um a seu modo, doando ou buscando/enviando doações de roupas, móveis, remédios, eletrodomésticos, rezando por eles, algo enfim que possa minimizar a dor dessas pessoas.
ResponderExcluirParece que o anônimo que diz que o governo Anastasia deixou de investir os recursos enviados pelo governo para prevenção não acompanha as notíciaas. Qual governo enviou dinheiro para Minas? Minas Gerais recebeu 000.000.000,00. Quase todo o dinheiro foi para Pernambuco.
ResponderExcluirOlá anônimo das 23:13 parece que não entendeu falo em colocar sirene devido a sua viabilidade, eficiência, praticidade e alerto para o seguinte: Que em uma hora destas toda pressa é pouca.
ResponderExcluirEm determinados lares idosos não podem carregar as coisas e até mesmo doentes, colocar carros de som não é para mim um ato que vá alertar um número grande de pessoas em poucos segundos mas as sirenes sim.
Quanto ao fato de não haver comunicação entre os orgãos solicitem explicações públicas de nossas autoridades municipais (prefeito, vereadores, secretários) eles estão aí é para serem cobrados e candidataram para isto.
Sugiro também que o Ministério Publico seja acionado; pois os fatos de abrir comportas a noite não é prudente.
Caso as omissões continuem abram um processo coletivo contra todas as autoridades envolvidas há jurisprudência para isto
Caro anônimo das 21:10 não foi eu que disse isto mas para caráter informativo o Governador Anastasia é o nosso representante na esfera estadual e em todo orçamento inclusive o de Minas por lei tem de ser destinado uma parcela de recursos para obras de emergência (o que será que houve com as verbas de Minas), fica a pergunta aonde foram aplicadas.
ResponderExcluirNão é hora de ficar defendendo ou acusando o Governo Federal por não ter comparecido para ajudar, pelo que sei o Gov. Anastasia é do PSDB e A Presidenta Dilma Roussef não esta nem um pouquinho preocupada com as chuvas em Minas.
Aqui em Juiz de Fora acaba de desabar um prédio que foi vistoriado a 1 ano e condenado devido a problemas de erosão na rua, a Defesa Civil daqui fez tudo certinho emitiu laudo só que o prefeito do PSDB não mandou ninguem para efetuar os reparos na rua, estou a menos de 500 metros desta tragédia a rua esta interditada e mais de 30 casas seus moradores não podem retornar, sabe quem também não fez nada o vereador do bairro.
Ao anônimo 9 de janeiro de 2012 21:10. Você está muito alienado com as notícias que a TV transmite. Muitas vezes ela manipula verdades para enganar o povo. Confio mais na mídia impressa que pode ser guardada e tem mais credibilidade, mas mesmo o Jornal Nacional noticiou o fato.É preciso analisar com atenção para não se enganar. Confira:
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031235-minas-gerais-descumpre-promessas-antienchente.shtml
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/governo-deixou-de-aplicar-recursos-para-a-prevencao-de-enchentes/1753992/
http://tribunadonorte.com.br/noticia/minas-nem-sabe/208538
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,uma-nova-lei-fiscal--,819948,0.htm
Caro anônimo das 21:10, se o governo Anastasia não recebeu recursos, por que não reclamou antes? Ele é o governador do estado e cabe a ele cobrar do governo federal recursos para seu estado, assim como os prefeitos devem cobrar do governo do estado. Se ficam quietos e não cobram, também estão querendo demais, né? Será que querem que a Dilma venha pessoalmente nas cidades atingidas e faça cálculos e estudos e formule projetos? Ah, é bom lembrar, sem projetos não há investimentos. Nenhum governo seja da esfera municipal ou municipal recebe verbas sem projetos fundamentadores. Nesse aspecto as prefeituras ficam muito a desejar. Muitas vezes perdem oportunidades por falta de pessoas competentes na administração.
ResponderExcluirConcordo contigo perguntei aqui sobre o orçamento de Minas há um certo tempo para efeito de combater estragos em rodovias nesta época do ano pontes caem e erosão come feio sem falar nos buracos que estão sempre lá. Fica a Pergunta quanto o Governo de Minas colocou no orçamento para tal fim, não adianta ficar culpando a Dilma, perguntem aos vereadores e deputados estaduais e federal eleitos por Raul Soares.
ExcluirNão moro aí no momento e estou fora um bom tempo me informem quem são os deputados estaduais e federais (majoritários e minoritários) que receberam votos em Raul Soares e quantos votos foram, conto com vocês e o POL