sábado, 7 de janeiro de 2012

Vamos nos proteger das enchentes

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova

VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL POR SUA SAÚDE E DE SUA FAMÍLIA

As doenças mais comuns que ocorrem após enchentes são:

Leptospirose (transmissão pelo contato mucosa ou da pele com cortes ou arranhadura com água ou lama contaminada pela urina de animais infectados);

Dengue (transmissão através da picada de mosquito Aedes aegypti);

Hepatite A e E (transmissão fecal /oral – direta ou indireta);

Doenças diarreicas (pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados);

Tétano;

Traumas e lesões.

O que devemos fazer?

Antes...

Não jogue lixo na rua, em lotes vagos, quintal da casa ou riachos. O lixo nas ruas entope os bueiros e as bocas de lobo, podendo provocar inundações e favorecer o crescimento de mosquitos, ratos e baratas. O lixo jogado nos córregos pode represar a água causando mais enchentes.

Evite que os animais e a água contaminada entrem em contato com os alimentos.

Mantenha seu cartão de vacina em dia.

Durante...

Não use água contaminada pelas enchentes para beber, lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.

Se o abastecimento de água tratada estiver comprometido, você pode utilizar fontes alternativas de 3 maneiras:

  • a água deve ser fervida durante 1 a 2 minutos depois “bata” a água passando de uma vasilha limpa para outra vasilha limpa,
  • adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la ,

Lembre-se que a água tratada deve ser armazenada em recipientes limpos e bem tampados.

  • Você pode também consumir água engarrafada (água mineral).

Evite andar com os pés descalços em água de enchente, se necessário use luvas e botas de borracha e, se não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés, evitando o contato da pele e de ferimentos com águas da enchente;

Não deixe que as crianças brinquem com água parada ou nas enxurradas

Depois... Hora da faxina!!!

Remova a lama e a água contaminada de sua casa, não esqueça de se proteger com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos, amarrados nos pés e mãos.

Limpe o piso e as paredes com uma solução de água sanitária: para um balde de 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café (50 ml) ou 1 copo de 200 ml de água sanitária.

Vamos tratar a água dos poços e limpar as caixas d’água de acordo com as orientações do agente de saúde.

Lembre-se que na época das enchentes são comuns os cortes, arranhões e outros ferimentos. Mantenha em dia o cartão de vacina e tome cuidado no momento da limpeza.

Para controlar o aumento do número de mosquitos, elimine toda água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas latas, etc.

Não encoste ou coloque as mãos em postes ligados à rede elétrica;

Cuidado com os animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas, eles podem estar escondidos ao redor ou mesmo no dentro das casas, próximos a entulho, lixo e alimentos espalhados pelo ambiente.

O hipoclorito de sódio 2,5% para tratamento da água de consumo é distribuído pelos postos de saúde e equipes de PSF;

Lembre-se:

A água contaminada pode transmitir doenças graves como febre tifoide, hepatites, leptospirose e diarreias.

Se alguém tiver febre, diarreia, dores ou outros sintomas PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA.

ENTERRAMENTO DE ANIMAIS

Todos os animais mortos devem ser recolhidos e enterrados.Quando não for possível enterrá-los, deve-se jogar cal ou desinfetante sobre os mesmos, até que se apresente o momento oportuno para o enterramento.

CUIDADOS COM O LIXO

  • Nunca jogue lixo em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes. Lixo em encostas provoca deslizamentos e atrai roedores.
  • Não jogue lixo nas vias públicas para evitar o entupimento dos bueiros (bocas-de-lobo) que dificultam o escoamento da água e assoreamento o leito dos rios.
  • Não acumule lixo em entulhos próximos a sua residência.
  • Só ponha o lixo na rua pouco antes do lixeiro passar.
  • Coloque o lixo em lugares altos e fechados.
  • Mantenha as caixas d’agua, ralos e privadas tampados.
  • Não jogue no rio sedimentos, troncos móveis, materiais, lixo que impeça o seu curso, provocando transbordamentos.
  • Organize com seus vizinhos a limpeza das encostas.

PROMOÇÃO DO CONTROLE DA POPULAÇÃO DE ROEDORES:

Medidas de anti ratização, como o manejo adequado do lixo, correto armazenamento de alimentos e todas outras medidas que dificultem a presença, como também, o acesso dos roedores (manter limpa a residência e seus arredores, livres de mato, entulho e lixo, vedar os buracos ou frestas, etc.)

Medidas de desratização são programadas, coordenadas e executadas através das Secretarias Municipais de Saúde.

DOENÇAS MAIS COMUNS QUE OCORREM APÓS ENCHENTES:

LEPTOSPIROSE:

O aumento do índice pluviométrico e as frequentes enchentes predispõem ao aumento do número de casos suspeitos da leptospiroses.

A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira presente principalmente na urina de animais transmissores, como os cães, bovinos, suínos, cavalos, cabras, o próprio homem e principalmente os ratos.

Em situações de enchentes, a urina destes animais contaminada com a leptospira, está presente nas enxurradas e lama contaminada pela leptospira. O risco de transmissão aumenta quando as pessoas retornam às suas residências para proceder a limpeza das casas entram em contato com a lama contaminada.

Após o contato com a fonte de infecção o período de incubação médio é de sete dias, podendo variar de 03 a 20 dias.

Os sintomas mais frequentes são febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo ou não ocorrer icterícia (coloração amarela em mucosa e pele);

A leptospirose é uma enfermidade que pode se apresentar desde uma forma leve a moderada até a forma grave com evolução para o óbito, mas possui tratamento. Assemelham-se com outras doenças infecciosas, principalmente, acompanhados de uma história epidemiológica de contato com as águas de enchente ou esgoto, devem procurar imediatamente, o Centro de Saúde mais próximo. Não esquecendo de relatar ao médico o contato com água ou lama de enchente.

Na notificação do caso clínico com sintomatologia semelhante a outras Febres Hemorrágicas, sem informações epidemiológicas, o médico poderá notificar na ficha própria do SINAN da enfermidade de suspeição e anotar no cabeçalho da ficha “Percorrer o Protocolo de Febres Hemorrágica”.

Portanto todas as unidades de saúde dos municípios atingidos por inundações devem ficar em alerta para ocorrência de casos suspeitos de leptospirose, bem como o seu tratamento precoce, evitando, assim o óbito.

1. DENGUE: Transmissão através da picada de mosquito Aedes aegypti.

2. HEPATITE A e E: Transmissão fecal/Oral, direta ou indireta.

3. GASTROENTERITE AGUDA: Pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

Fonte: Coordenadoria de Vigilância
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ponte Nova

8 comentários:

  1. Pascoal é uma vergonha ter que buscar esta informação da secretaria de saúde de Ponte Nova e da vigilancia sanitaria de lá, precisamos colocar o povo daqui para usar os neuronios e não dar mastigado.
    E dale povo preguiçoso.
    Acorda Raul...................

    ResponderExcluir
  2. A Prefeitura de Ponte Nova e a sua Secretaria Municipal de Saude cumprem bem o seu papel. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Pascoal, estamos vendo no seu blog várias notas dizendo que a ...prefeitura tal está tomando providencias..., sobre várias prefeituras da região. Não vi ainda nada oficial da prefeitura de Raul Soares. O que está sendo feito aí?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 08:58: As prefeituras da região entram em contato com o blog através de suas assessorias de imprensa, enviando releases seguidamente, o que não acontece com a prefeitura local, que não dispõe deste instrumento. As notícias locais postadas no blog são produzidas no "braço" mesmo por este blogueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Pascoal faltou aqui a publicação do anônimo da 08:58 para podermos acompanhar o que vem acontecendo, favor ver o que ocorreu, Graças as Deus não tivemos vítimas , peço que continue a dar cobertura aqui, tenho inclusive acompanhado as noticias de Ponte Nova, pergunto sobre aquele cidadão que ficou na mureta da ponte foi encontrado ou se sabem quem é ele.
      Obs...: Refiro ao que foi filmado e depois a água levou.

      Excluir
  5. VAMOS NOS PROTEGER DAS ENCHENTES
    Nota de um cidadão que cumpre com as suas obrigações
    Senhor prefeito de Ponte Nova, senhor governador, querida presidenta Dilma, garantam recursos e os apliquem de fato na prevenção de possíveis calamidades decorrentes da chuva e da seca, assim os senhores terão moral de cobrar dos cidadãos, principalemente nós os mais pobres.
    Julio de Assis
    Ponte Nova

    ResponderExcluir
  6. Li em outro blog que a secretaria municipal de saude de raul está vacinando quem teve contato com a agua suja, mas para vacinar será preciso apresentar o cartão de vacina. Quem perdeu tudo, será que teve tempo de salvar o cartão de vacina? Seria cômico se não fosse trágico...

    ResponderExcluir
  7. SÓ UMA INTERVENÇÃO FEDERAL PODERIA NOS SALVAR DAS GARRAS DA IMPUNIDADE...

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.