quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Indigna Nação

Por Nélio Azevedo

Essa semana a indignação tomou conta do meu coração e do coração de milhares de brasileiros ao ver as imagens da ação policial no cumprimento de uma ordem judicial de integração de posse do terreno de mais de um milhão de metros quadrados, conhecida como Pinheirinho, onde se estabeleceram mais de 2.800 famílias, na cidade de São José dos Campos.

Senti muita revolta ao ver as famílias serem desalojadas com tanta insensatez e violência, alguns não puderam nem retirar seus pertences; crianças, velhos mulheres sob a mira de tiros de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Não questiono a ordem judicial, afinal estamos no tal Estado de direito onde a propriedade não pode ser questionada, entretanto, essa lei que protege a propriedade não protege as pessoas, essa lei só é presta para garantir os direitos dos ricos e poderosos, não serve para garantir o direito constitucional mais básico que é o de se ter uma moradia.

Também senti nojo ao ver o prefeito da referida cidade, Eduardo Cury, do PSDB, explicando que naquele momento, muito menos em outro, não estariam cuidando das pessoas desalojadas porque estavam envolvidos na operação acolhimento. Que acolhimento é aquele onde os abrigos não tinham água e as pessoas tinham que dormir amontoadas.

Depois, vem aquela nefasta figura fantasiada de governador justificar a ação policial e toda violência empregada dizendo que a lei tem que ser cumprida.

No Estado mais rico da Federação acontece uma barbaridade dessas e, olhe que o Ministério Público já moveu uma ação para investigar a ação de despejo que não ficou nada a dever aos desmandos das forças policiais empregadas para desalojar favelados do Rio de Janeiro nos idos anos 70, época em que não vivíamos no tal Estado de direito.

Vocês podem estar pensando, o que eu tenho com isso? Não foi comigo, não moro lá, não invadi terreno nenhum, isso é lá com eles. Engano seus, temos exemplos bem próximos em todo o Estado, basta se informar quanto aos contingentes humanos que são deslocados de suas propriedades a cada vez que se constrói uma barragem ou seja atingido por enchentes ou desmoronamentos, como ocorreram na Serra de Petrópolis e adjacências.

Será que essa lei poderia ser usada para resgatar o dinheiro desviado em todos os escândalos envolvendo os políticos? Será que essa lei pode ser usada para que se garantisse o mínimo de dignidade aos milhões de brasileiros menos favorecidos? Ou será que ela poderia ser usada para fazer com que fosse executada a reintegração de posse da vergonha-na-cara que foi tomada de milhões de brasileiros?

Tô querendo entrar em regime de desobediência civil, que nem Mahatma Gandhi.

8 comentários:

  1. Dar o poder ao militares de novo.....Essa cena dessa criança me revolta,Deus que intercede no coração desse pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nélio disse:
      Ôh, meu chapa, lugar de militar é no quartel, de acordo com a Constituição. Penso que o nosso atrazo político e social se deve principalmente ao prolongado período da ditadura np Brasil. O exército e a políca militar fazem parte do braço armado do Estado, inclusive, foi empregado na desocupação.

      Excluir
  2. Ta vendo Nélio? Eu que acompanho suas postagens venho te lembrar da empolgação com a qual você dizia e comemorava o Brasil ser a sexta economia do Mundo. Eu eu te pergunto, adianta, se a população brasileira é humilhada a cada dia?

    Essa desocupação do Pinheirinho é o retrato de como a população humilde é tratada nesse país! É revoltante!

    ResponderExcluir
  3. Sua indignação faz todo sentido, Nélio. Não é conosco, mas é com semelhantes nossos, o que o que sinaliza que seríamos igualmente desrespeitados. Só lamento que você diga, como dizemos todos, que não questiona a ordem judicial. Costumamos dizer que "ordem judicial não se discute; cumpre-se" como se juízes não fossem gente como nós, sujeitos aos mesmos erros e acertos. Blindados pela toga, eles são capazes de atos horripilantes, não sendo raro o episódio de "vendas de sentenças".
    Mas ao final, você se redimiu: "Tô querendo entrar em regime de desobediência civil, que nem Mahatma Gandhi."
    O direito à propriedade é líquido e certo, legítimo e salutar. A posse de bens é o maior incentivo ao trabalho. Mas no caso específico da terra, há considerações outras a fazer. A terra não se multiplica, mas nós e as nossas necessidades, sim. Daí, as questões relacionadas a ela carecerem de uma legislação específica. Seja como for, com ou sem legislação específica, o que ficou evidente é o descompasso entre polícia e judiciário, com suas ações atravessadas e conflitantes. (Veja o caso da cracolândia de São Paulo)
    Você se incomoda com esta atrapalhada que parece não ser sua. Quando uma boa parcela do nosso povo fizer isto, as pessoas que estão na liderança dos nossos destinos passarão a agir para que a situação não chegue a este estado de penúria.
    O perigo desses desacertos, Nélio é que comecemos a dizer, como o colega anterior, que deseja a volta do poder aos militares, quando tudo era feito do mesmo jeito ou pior, e não tínhamos nem mesmo o direito de saber.
    Jaeder - Timóteo

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei indignada quando vi esta reportagem
    na tv e estou achando muito estranho este negócio de favelas
    estarem pegando fogo lá com uma certa constância...

    ResponderExcluir
  5. A tucanada só gosta de pobre na época das eleições
    e isto todo mundo já tá cansado de saber.

    ResponderExcluir
  6. Já imaginou se essa gente do psdb ganha a eleição presidencial? Por quanto tempo o Povo Mineiro e Paulista vai sustentar essa ave pesada e oportunista no poder? E o aecinho Copacabana onde anda? Porque não dá palpites a seus comparsas? Há!!! ja sei. É melhor e mais facil criticar o que ta dando certo e torcer pelo quanto pior melhor.

    ResponderExcluir
  7. E coisa vai piorar,e muito.O Estado na sua incompetência está fazendo essas atrocidades,para mascarar a perda do controle para a violência,bandidagem,corrupção,o medo do cidadão,a podridão da polícia usando a força contra os mais fracos e se esquivando de enfrentar quem está armado e pronto para revidar sua covardia.A inteligencia da Receita Federal descobriu um rombo de R$800.000,000,00 de reais,desviados dentro dos gabinetes da magistratura.O Supremo agora poderá investigar e punir juízes corruptos.Foi uma luta,pois eles,os juízes não queriam não...acabar com a mamata...vergonha!!!!(aquela velha história e história com H mesmo para não ficar nenhuma dúvida,uns acham que são DEUS outros tem certeza que são o Próprio)Sem falar dos crimes terríveis que vem acontecendo no país.Se eu fosse falar sobre os desmandos e o abuso que estão cometendo contra povo,não caberia nessa página.Um abraço a todos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.