Por Nélio Azevedo
Meu Caro Amigo eu bem queria lhe mandar notícias frescas nesse texto, mas acontece que não posso me furtar a lhe cobrar as novidades: Aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba muito choro e roquenról; uns dias chovem outros dias bate sol, mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta, muita mutreta pra cavar o ganha-pão e a gente vai bebendo que, também sem a cachaça, ninguém segura esse refrão! Chico nunca foi tão atual e tão necessário. Acorda, gente!
Sobre o texto do Pascoal sobre a escolha do próximo prefeito, eu cá, em Terras belorizontinas sinto o mesmo que vocês aí, em terras raul soarenses. É triste ver como a nossa pobreza é espelhada na falta de alternativas. Afinal, onde estão os filhos teus?
Fugiram à luta! Triste herança dos tempos de chumbo que não nos trazem nenhuma lembrança boa e, sim uma certeza do mal que fez, destruindo nossa esperança e nosso futuro som o apagão das ideias e a marginalização da classe política.
Toda eleição é sempre assim, a falta de opção é o que nos jogam na cara primeiramente, depois vem a frustração de ver os nossos candidatos preferidos se ausentarem da contenda e o que nos sobra é sempre a necessidade de escolher o menos pior, um arremedo de candidato para que o pior não vença.
Dá uma vontade danada de me meter na política partidária de vez, pena que não entendo nada de administração pública, nem de conchavos, nem de clientelismo, nem de falcatruas nem de acordos sub-reptícios que tem sido a marca registrada de nossos políticos ao ponto de ver hoje mais da metade dos prefeitos mineiros sob suspeita ou investigações pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas, que dá uma vontade danada de pular de cabeça numa chapa, lá isso dá. Quem sabe depois que eu me aposentar e me mudar para a minha querida e sofrida Raul Soares...
Tem noticia nova sim,como por exemplo o livro do Amaury Ribeiro Júnior " A Privataria Tucana" está bombando na blogosfera é so dar uma olhada nos blogs conversa afiada ou tijolaço por exemplo.
ResponderExcluirMeu caro Nélio cabeça pensante, que transparece ser gente do bem, não entre nessa, não convém o momento, nem aqui ou acolá.
ResponderExcluirNeste país chamado Brasil, como nessas terras das gerais, a política está para os porcos, tal e qual as pérolas para as mais lindas sereias.
Nossa nação precisa ser libertada, os governantes despolitizados e o povo desababacado;
Assim a probabilidade deste tupiniquim crescer para se tornar cacique, e não pajé aluado e dodói, será relevante.
No prezado momento, a maior parte da população ativamente econômica, está numa euforia do poder e do ter.
Poder comprar a casa, o carro e se formar doutor ou bacharel.
E ter o nome escrito em centenas de paginas nos arquivos, da CEF, BB ou BV.
Ninguém é dono de nada, mas nunca esteve tão bom, para o honesto trabalhador.
Já perdi a esperança de me aposentar pela previdência social, por que esta vai mal, alias nem vai. Já perdi a esperança de tomar uma cerveja, e não ter que pagar por duas. Já perdi a esperança até de entrar para o AA.
Diante tanto carnaval, eu, meu goro e minha poesia semi-alfabetizada, por alguns críticos, intitulada visão turva e etílica de um triste coió, Fico abismados, juntos com todos os outros abismados como eu; com as chaves do carro em uma mão e na outra o carnesão, com o churrascão queimando brasa no terraço, e na gaveta a boleta da oitava, das 360 prestações.
Assim é assado o nosso pão, o político de manhã é o padeiro, de noite o pinico.
Por isso que digo, não entre nessa de querer ser político... E nem fique nessa que está tudo lindo...
Se lá estourou uma bolha, o que há de se estourar por aqui?
E como eu gostaria de está errado!!!
Poetinha Goró
Acho que temos o direito de criticar,assim como também devíamos ter a obrigação de apresentar soluções ao fazê-lo...As coisas estão melhorando sim e precisamos saber discernir o que é bom do que é ruim,cada um com seus valores e sua própria lucidez,sem semear pessimismo demais e nem otimismo fora da realidade....
ResponderExcluirValeu Nélio, a nossa Tarza já é de novo, REALIDADE!
ResponderExcluirSuperação!
Garra!
Dinamismo!
Verás por todos não fugír da luta, e por todos que fingem em vêr a nossa luta!
Neimar.
Que realidade? Que superação? A Tarza, meu fio, tá mortinha da silva. Essa não levanta mais nunca.
ResponderExcluirO analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. O analfabeto político é o mesmo que passa quatro anos criticando, criticando e criticando... e depois vende seu voto por qualquer mixaria, outros querem cargos, ás vezes gente dotada de uma excepcional incompetência são lotados em secretarias gerencias por outros mais incompetentes ainda. Será a culpa dos políticos??... ou do próprio povo que se vende fácil e querem ver seus entes escorados em prefeituras?.... Na verdade tá todo mundo se corrompendo, cada um quer um pedaçinho do bolo, cada um olha pro seu próprio umbigo, e se o governante não atendeu seus interesses MERAMENTE PESSOAIS é considerado o pior dos piores...não podemos ficar esperando os políticos serem banhados pela água da dignidade não gente... Existem políticos bons, mas o próprio povo o vai contaminando, contaminando... Até estar totalmente podre e enterrado até o pescoço num sistema complexo de corrupção. A política atual só vai mudar se o povo mudar seus conceitos, chega de política assistencialista, chega de votar em troca de favor ou de dinheiro, chega de votar em troca de cargos, gente!! Cargos em qualquer instituição devem ser ocupados por profissionais devidamente capacitados e não por Zé ruelas que tem a família grande. Meu Deus! Cadê a dignidade do nosso povo?? Cadê o sentimento patriota que deveria circular em nossas veias??... “Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria,e, só um povo sábio pode mudar seu destino”... creio que quando a maioria entender isso as coisas vão mudar.
ResponderExcluirAqui uma dica para o pascoal colocar junto aos links de serviços: Demonstrativo de arrecadação municipal, é o que vem todo mês para as prefeituras, é só digitar o nome da cidade e depois o período que queira ver o demonstrativo, para o povo ficar mais ligado.... https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx
ResponderExcluirAnônimo da 01,17 do dia 15/12. O poetinha goró concorda também com você, precisa-se começar uma revolução cultural de forma ampla, o povo já não é mais oprimido, é sim comprimido entre a mídia comercial e o método ultrapassado de aprendizagem escolar, não estou culpando os professores, mas sim o método que a eles impostos a usá-los dentro das salas de aulas, e para que seja avaliada sua aplicação, o governo aplica provas como Enem e outras. A mídia comercial arrasa o pouco que sobra da inteligência do sofrido povo, com uma grade de programação quase na sua totalidade ¨desaducativa¨, o que é muito pior que não educativa. Não recomendo pessoas de bem entrarem na política, na atua conjuntura do meio, antes que está reforma seja de fato iniciada em nosso país. Para isso não podemos contar com a grande maioria de nossos políticos e empresários da mídia comercial, precisamos unir as maiores forças intelectuais, e que essas sejam isentas de partidarismo e clientelismo político.
ResponderExcluirA política como é feita hoje, faz mal, embrulha o estomago de qualquer pessoa, que não tenha preguice de ler e nem de raciocinar, e almeja que nossa sociedade se torne mais justa.
Gostaria de citar um site, vejam quanto os nossos candidatos a deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidentes, são capazes de gastarem em uma campanha, e pior vejam quem são as pessoas e instituições que bancam esta gastança, do dinheiro que é nosso, e estão em mãos erradas.
Se você gosta de política não deixe de clicar este link e fizer suas pesquisas e analogias.
http://www.asclaras.org.br