quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Governo de Minas entrega nova Unidade Móvel do Sine

Na Zona da Mata, Estado conta com sete agências de fomento ao emprego

O governador Antônio Anastasia entregou nessa segunda-feira (28), durante solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a primeira Unidade Móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para uso no trabalho de captação de vagas de emprego nas empresas e em viagens de treinamento de servidores no Estado. Também foram entregues pelo governador outros dez veículos a serem utilizados pelas equipes do Sine.

O Governo de Minas investiu R$ 506 mil para a aquisição do veículo, completamente equipado para atender ao cidadão e ao empregador. A unidade móvel disponibilizará todos os serviços ofertados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), como intermediação de mão de obra (cadastro de empresas para oferta de vagas e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho); habilitação e postagem do seguro-desemprego; cadastro e encaminhamento do trabalhador para programas de qualificação profissional e também de competências básicas para o trabalho; emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

Atualmente, Minas conta com sete unidades do Sine na Zona da Mata, nas cidades de Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa. No total, em todo o Estado, são 126 unidades e todos os serviços oferecidos são gratuitos. Além disso, desde setembro deste ano, o banco de dados do Sine em Minas está interligado ao Sistema Nacional Mais Emprego, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). Com isso, as 126 unidades de atendimento no Estado estão conectadas às demais unidades do Sine em todo o Brasil. O sistema é informatizado, permitindo o acesso imediato por parte de trabalhadores, empregadores e todos os demais usuários dos serviços do Sine. Isso representa uma oportunidade para o trabalhador ampliar suas possibilidades em obter um novo emprego e ser reconduzido mais rapidamente ao mercado de trabalho.

De janeiro a novembro deste ano, o Sine já intermediou 80.801 novos empregos e emitiu 117.043 carteiras de trabalho em todo o Estado. Em Minas Gerais, o Sine é coordenado pela Superintendência de Política de Geração de Emprego da Sete.

Camila Vaz de Moura – SEGOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.