O centro de controle de zoonoses, canil de Manhuaçu, estará em pleno funcionamento até o fim deste ano, segundo a secretaria de saúde de Manhuaçu. Em entrevista à rádio Manhuaçu, o secretário de saúde do município, Dr. Luiz Prata, informou que a construção está concluída na usina de reciclagem e que está em processo de licitação a contratação de segurança para o canil. A partir de agora, o novo canil terá vigilância especializada para evitar depredações e a soltura de animais recolhidos.
Asfaltamento do acesso
O prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, disse que o acesso ao canil, bem como o acesso à usina de reciclagem serão asfaltados. Atualmente, a condição da estrada que dá acesso ao local é ruim e tem dificultado seu uso, principalmente quando chove. Adejair Barros informou ainda que a construção tem recursos da prefeitura, mas que o projeto e o mérito são da secretaria de saúde que se vê numa situação muito delicada com o grande número de animais de pequeno e de grande portes soltos nas ruas da cidade.
Funcionamento do canil
A reportagem do TL ouviu o médico veterinário Ricardo Marone Miranda, responsável pelo canil, para esclarecer como será seu funcionamento. Conforme o médico, assim que chegar ao local o animal passará pelo setor de triagem para identificação. A partir daí, quando for recolhido pelo proprietário ou adotado por alguém, este animal terá um responsável a quem serão imputadas as responsabilidades afins. Quanto à permanência, o animal poderá ficar no canil por um período de até 5 dias, período em que receberá todo o tratamento necessário como vacinação, alimentação, controle de doenças, etc. Após este período, não sendo resgatado pelo proprietário, o animal passará para o processo de adoção que também tem um tempo determinado. Caso não haja o resgate e nem a adoção, a única alternativa é a eutanásia, uma vez que em determinado momento a capacidade do canil não será mais suficiente, dado ao grande número de animais. A eutanásia também é adotada nos casos de animais doentes e sem possibilidade de recuperação, informa Ricardo Miranda que alerta que animais com doenças infecto-contagiosas colocam em risco a saúde pública. Ainda conforme o médico veterinário, embora haja muitos questionamentos, a eutanásia é legal, portanto, permitida. Outra medida que será adotada no canil será a castração dos animais de ambos os sexos. A partir da entrada no local, todos serão liberados para o proprietário ou para adoção devidamente castrados para evitar um constante aumento.
Apoio das ongs
O médico veterinário Ricardo Miranda assegura que Manhuaçu ficará bem servido com o novo canil. Para ele, em pouquíssimo tempo, as ruas estarão livres de animais e estes recebendo o tratamento adequado. Miranda faz um pedido especial às organizações não governamentais protetoras dos animais para que trabalhem em harmonia com a administração do novo canil. Ninguém quer uma “uma matança de animais” sem critérios, no entanto, o dever do município é zelar pela saúde da população e precisa contar com as ONGs no apoio à implantação de um modelo de adoção de animais eficaz. Que todos participem, convoca Miranda.
Taxas - multas - penalizações
Para o resgate no canil de Manhuaçu, o proprietário arcará com as despesas pertinentes com a estadia do animal no local. “O município terá muitos custos e para manter o funcionamento do canil dentro dos padrões estabelecidos pela legislação necessita de realizar estas cobranças de diárias e multas, afinal são veículos para recolhimento, vigilância, profissionais capacitados, alimentação, vacinas, etc.”, informa o médico Ricardo Miranda. O secretário de saúde, Dr. Luiz Prata, afirma que outro procedimento legal será identificar e penalizar possíveis vândalos que venham a depredar o canil no intuito de soltar os animais. No canil haverá comunicação direta com a polícia.
Fonte: Portal Manhuaçu.com
O de Raul Soares também será inaugurado no fim do ano,nós só não sabemos de que ano,né......
ResponderExcluirPascoal, a Secretaria Municipal de Saude de Manhuaçu bem que poderia vir a Raul Soares para ensinar como se faz um centro de controle de zoonozes (canil) dentro de uma realidade, porque aqui parece que estamos com projetos megalomaníacos e bem fora das determinações legais de saude publica.
ResponderExcluiro povo de Manhuaçú está de parabens. os raul-soarenses deveriam aprender com eles como escolher representantes que estejam engajados na luta pelos direitos dos cidadãos.
ResponderExcluirPor que será que o canil de Raul Soares nunca sai do papel? simples!CACHORRO NÃO VOTA........
ResponderExcluir