Por José Geraldo Leal
O resultado da enquete sobre as vagas na Câmara Municipal de Raul Soares na próxima legislatura deve ser examinada e analisada com isenção e atenção por todos os segmentos sociais e políticos do município.
A ampla vantagem do “item 7 vagas” atesta que a população está a favor de economia nos gastos públicos municipais.
Demonstra, ainda, o seu desagrado ao desempenho legislativo dos nobres edis.
Com efeito, a Câmara Municipal composta em sua maioria por vereadores experientes e devidamente assessorados por profissionais competentes, tem “cochilado” em alguns momentos de forma inconcebível.
Cito três exemplos:
I - A falta de atualização da Lei Orgânica do Município (LOM).
II - A aprovação da Lei Municipal nº 1996/2005, que trata de nova nomenclatura para os cargos do primeiro escalão da administração municipal referidos na LOM.
A LOM não pode ser alterada por uma lei ordinária.
A LOM, no âmbito municipal, equivale à Constituição Federal e á Constituição Estadual.
Deve ser alterada através de emenda cumprindo os ritos da Lei Maior do Município.
III - A Lei nº 2023/2006, também aprovada pelos senhores vereadores foi o resultado de um outro lamentável descuido.
Feriado civil só existe por ocasião do centenário da emancipação do município. No caso de Raul Soares, em 7 de setembro de 2023.
É público e notório que a emancipação do município ocorreu em 7 de setembro de 1923 através da Lei nº 843, sancionada pelo Presidente do Estado de Minas Gerais Dr. Raul Soares de Moura.
O Poder Político, através de eventuais maiorias, não pode alterar fatos da historia de um município.
O Povo tem que merecer o respeito daqueles que os elegem.
"Com efeito, a Câmara Municipal composta em sua maioria por vereadores experientes e devidamente assessorados por profissionais competentes, tem “cochilado” em alguns momentos de forma inconcebível."
ResponderExcluirAceito sua tentativa de amenizar seu comentário, mas isso aí em cima é uma baita duma mentira. Até concordo que os vereadores, em sua maioria, sejam velhos de casa, experientes não! Agora, devidamente assessorados? Por quais profissionais competentes? Se fossem profissionais fariam o trabalho deles e apenas isso, cuidar dos assuntos do Município e não um assistencialismozinho de meia pataca. Se fossem competentes não deixariam passar essas e tantas outras abominações que vemos na Câmara. 7 qualificados valem mais do 70 sem qualificações adequadas.
Mas onde está o povo que sabe votar? Neste blog, principalmente na parte dos comentários, frequentam sempre a mesma turma, que se espremer bem todo mundo sabe, no fundo, quem são. Será que essa turma é capaz, sozinha, de mudar alguma coisa? Será que essa turma é capaz de se unir em prol de alguma coisa? E mais importante, essa turma é capaz de FAZER alguma coisa? Ou somos no fundo um bando de "blá-blá-blases"?
Eu mesmo respondo. Como é que vamos unir pessoas que se dizem de bem, mas que tem medo até de assinar o que escreve? Impossível.
Sozinho ninguém é capaz de fazer muita coisa, muito menos algo grande.
E, na minha opinião, ninguém daqui quer de fato por a mão na massa, pois nem o nome nós querem por em público, que dirá uma ação que reflita nossa intenção, que reflita nossa opinião!
Recolher-nos-emos à nossa insignificância pragmática, pois somos apenas pessoas de filosofias vãs, não saímos para executar, mas somos mestres em criticar a execução do outro. Não ensinamos nada a ninguém, mas cobramos a coisa certa e pronta, em tempo recorde, do outro.
Tem um fato que talvez venha passando desapercebido por muitos aqui, para os outros, os outros somos nós. E quando cobramos de alguém devemos antes pensar se estamos de fato fazendo alguma coisa. Eu estou muito longe fisicamente dessa cidade que mora no meu coração, mas em breve, quando me aposentar, pretendo me dedicar a alguma coisa de fato para melhorar nossa cidade.
Não interessa o número de vereadores ou mesmo o de secretários do prefeito. O que me interessa é o serviço prestado, se for para melhorar meus parabéns, se não minha indignação. E estou indignado, não vejo nada de efetivo sendo feito, todo mundo cobra que o outro deveria cobrar, mas ninguém cobra nada de fato.
Escrever nesse blog, é prazeroso por falar para conterrâneos meus, mas sei que isso não vai mudar nada. E não posso ir pessoalmente ao prefeito ou à Camara para cobrar deles alguma ação. Fica, então, registrado minha indignação, primeiro comigo, e com os demais que como eu, falam muito e não fazem nada, depois com os poderosos que tão se lascando pra gente.
paschoal votei 7 porque vc nao pos a questao nenhum porque na minha opiniao vereadores igual os de raul soares melhor nao ter menhum um abraco a todos e que na proxima eleicoes sabemos votar pra mudar raul soares pra melhor
ResponderExcluirÉ triste, um cargo de tamanha importância ser reduzido ao completo descrédito popular e falta de respeito. Onde é que essa cidade vai parar?!
ResponderExcluirqueria ver se fosse um trabalho voluntario se teria tantos candidatos interessdos.....
ResponderExcluircaro anonimodas 18:29 como e que vc quer que a populacao respeita esses vereadores se eles nao se dao o respeito com o povo de raul soares,eles tem que se da o respeito pra ser respeitado,eles nao estao mem ai pra nos eles so quer seu salario no fim do mes,a unica coiza que eles sabe fazer e da titulo de cidadao homorario
ResponderExcluirAo anônimo das 21:44, tá difícil escrever aí heim irmão!? Ou você está se escondendo tanto que precisa escrever "coiZa, hoMorario, eles so quer".
ResponderExcluirMas você está certo, os nossos vereadores, estão tirando o brilho de uma função que era para ser nobre e levada com orgulho e respeito. O que eu disse no meu comentário das 18:29, foi exatamente isso, nossos vereadores estão acabando com o respeito que o cargo deles deveria ter.
Pascoal, é difícil assim ser entendido no seu blog?!
Hei anônimo do dia l3/10 - O das 9:47 - Você meteu o pau nos anônimos,mas também não assinou seu comentário,ou seja,falou,falou e não disse nada.......
ResponderExcluirÉ mister Pascoal,aqueles conhecidos nossos,andam querendo meter a ripa no seu blog e nos anônimos achando que assim tiram a credibilidade do que dizemos,mas eles se esquecem da coerência e os leitores da internet não são "qualquer leitor" e sabem muito bem separar tapeação e embromação,do que é verdade e para não perder a viagem ABAIXO A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE PARA OS POLÍTICOS LADRÕES!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAnônimo das 11:19, eu disse muita coisa, só que sou igual a você, ou seja, só falo, não mostro a cara, até porque não moro em Raul. Mas pode ter certeza que o dia que for pra aí vou me apresentar, e certamente você vai saber quem sou eu, mas como eu não sei quem é você, não vamos nos conhecer, o que é uma pena. Ou não!
ResponderExcluirMas pode falar a verdade, você está dizendo que eu não disse nada, porque ficou com preguiça de ler o meu comentario!
Anônimo do dia 13/10 as 9:47
Ao anônimo das 12:20, pelo português que o povo daqui anda apresentado, concordo com você que os leitores da internet não são "qualquer leitor" ele é "quaisquer leitores" que entende de tudo e dá palpite em tudo, mas mata a língua pátria a cada comentário.
ResponderExcluirAo Pascoal só elogios e meus parabéns, o blog continua sendo "top" de linha, tanto em conteúdo com apresentação, realmente impecável.
U qui infrakesse é os cumentário e o pitakos da genti qui intendi di tudo mas é cem inducação!
Pascoal, a câmara já teve até 15 vereadore, e agora está com 9, e vão ser 11 ano que vem. Eu penso que o número não importa tanto, o que falta mesmo é qualidade. E não acho que só o povo seja o culpado não. Os candidatos que nos são apresentados são fracos, politiqueiros e sem preparação devida. Penso ainda que esta câmara de agora está sendo uma das que mais atuou nos últimos 12 anos, e desafio alguém a me desmentir citando outra que foi mais ativa que esta. Isso quer dizer que ela seja ótima? Longe disso, é falha e peca em muita coisas. Mas acho que o problema é mais de falta de preparação do que de descaso.
ResponderExcluirEu não concordo que é "mais falta de preparo"não.Acho que é falta de vontade mesmo de enfrentar o rojão,a corrupção e as mordomias que nestes casos o "comodismo" proporciona!
ResponderExcluirAo anômnimo de 15 de outubro de 2011 - 11:09h.
ResponderExcluirSeria útil aos nossos vereadores acessar o blog José Geraldo Leal - Fragmentos da História de Raul Soares, (matéria publicada em 2008, especialmente para os candidatos a vereador).
Antes de tudo, eu penso que cada distrito deveria ter um representante na câmara.( voto distrital seria o ideal)O vereador estaria em contato com o povo, vivenciando seus problemas e procurando resolvê-los com a participação da comunidade.Dois ou três vereadores representaria a cidade e os demais seus distritos.Ficaria mais transparente as ações de cada um.Quanto ao numero de vereadores no entanto não importa.Importa sim é que eles representem bem o povo que os elegeu.
ResponderExcluir