terça-feira, 26 de julho de 2011

Stela Barbosa consegue apoio de deputada para reforma da Igreja Matriz de São Pedro dos Ferros

Na manhã da última quinta-feira (21), os assessores da deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) juntamente com a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Pedro dos Ferros, Stela Mares Barbosa, se reuniram com o diretor presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Fernando Viana Cabral, em Belo Horizonte, para discutir a reforma da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em São Pedro dos Ferros.

A reunião foi uma solicitação feita à deputada Luzia Ferreira por ocasião de uma visita à cidade de São Pedro dos Ferros, em março deste ano. Reforçando seu comprometimento com a cidade, Luzia se propôs a intermediar o encontro da prefeitura com os órgãos competentes do Estado.

Para Luzia Ferreira o tempo não pode destruir as raízes históricas de um povo. “A igreja está localizada no coração de São Pedro dos Ferros e merece ser um ponto de referência de memória e valores para os cidadãos. Este é o primeiro passo para sua restauração e resgate da autoestima da cidade”, relata.

Símbolos de São Pedro dos Ferros, a igreja está localizada na área central da cidade. Em 2001 foi tombada pelo patrimônio histórico do município, mas nenhuma providência foi tomada para garantir a conservação e preservação do local. Devido à ação do tempo a matriz possui inúmeros problemas, essencialmente em sua estrutura e necessita de reparos emergenciais.

Durante a reunião o diretor presidente do Iepha, Fernando Viana Cabral, destacou o compromisso de valorizar e preservar o patrimônio cultural de Minas Gerais. Após receber o relatório com informações sobre a atual situação da igreja, foram discutidas ações para nortear o processo de restauração da matriz e agendado para o dia 29 de agosto, uma visita dos técnicos responsáveis para levantar dados para o projeto de restauração. 

Agora o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural deverá captar recursos financeiros para dar início as obras de restauração da Igreja.

Fonte: Regional Raul Soares

20 comentários:

  1. Parabéns ao incansável e nobre amigo Reginaldo Moura e também a minha amiga Stela Mares Barbosa, por está belissíma atitude em prol de nossa querida Igreja Sagrado Coração de Jesus, aproveitando o ensejo, parabenizar também a deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) e todos do seu gabinete, pelo empenho e colaboração a estes dois ferrenses, que abraçam a esta causa para reformar o ícone da religiosidade ferrense.

    ResponderExcluir
  2. essa administração do prefeito de sao pedro dos ferros e seus funcionarios, pelo amor de Deus ne .... reforma de igreja, ahhh!! tanta coisa pra olhar.... O Hospital.... PSF... salario dos servidores... gente .... tenho pena de voces...

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhh GENTE ACORDA PARA DE ARRUMAR IGREJA, ONDE TA O RESTO DO ASFALTO DO DESVIO, JA TEM ANOS QEU AQUILO TA NA TERRA POERADA....NUM GUENTO....

    ResponderExcluir
  4. Isso é a maior piada do ano!!! Patrimônio cultural de uma cidade que não cresce??? A administração de São Pedro dos Ferros tem que se empenhar em buscar apoio para a área de saúde e educação e não ficar tentando aparecer nas pesquisas políticas, com projetos como esse. Talvez o próximo passo da administração de São Pedro dos Ferros seja: pintura dos postes de energia, troca de paralelepípedos por outros piores,plantio de novas mudas no jardim da igreja... e por aí vai.

    ResponderExcluir
  5. Reforma da Igreja Hora essa peça o Vaticano para mandar o dinheiro afinal ajudaram ha muito do nosso ouro na basilica de São Pedro em Roma. Melhor paça ao Bispo a final o dissimo é para isso!!!! Acorda gente olha a situação da saude educação investimentos que trgam retorno para os empresarios e comerciantes da cidade, fiscaleze as licitações a farmacia popular que até hoje não esta funcionando.
    Brincadeira esse Brasil o qual diz que é um Estado laico mas gasta dinheiro público na reforma de um templo religioso na qual deveria ser responsabilidade de seus lideres providenciarem tais reformas usando o dinheiro do dizimo afinal onde ele está?

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que em nossa cidade, líderes políticos se reunam para se preocupar com algo que se diz de interesse da cidade quando esta a vespera das eleições.Nossa cidade pede socorro não é só na aréa de saúde e educação.Mas principalmente na aréa de desenvolvimento sustentável para que possamos dar aos nossos jovens que a cada dia mais esta caindo no mundo das drogas e da criminalidade por falta de incentivo e objetivo.A vocês futuros candidatos,o que São Pedro dos Ferros precisa é de pessoas que estejam realmente preocupadas com seu crescimento e desenvolvimento não de oportunistas que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  7. PASCOAL,ISSO ME CAUSA UMA INDIGNAÇÃO TÃO GRANDE,NÃO PELA REFORMA DA IGREJA,MAS PELA SAÚDE DA CIDADE,PELO FERRENSE AUSENTE E O CARNAVAL,PELO ESPORTE QUE MORREU,NA MINHA EPOCA DISPUTAVAMOS OLIMPIADAS EM RAUL,GIMI,TORNEIOS O ANO INTEIRO,HOJE SO VEJO Á MULECADA NOS BUTECOS OU NAS DROGAS,ÉSSA AÍ TOMOU CONTA DOS JOVENS FERRENSES,ISTO TUDO CULPA DE UMA ADMINISTRAÇÃO AUSENTE,COM MINISTROS DESPREPARADOS,FAZ UMA PESQUISA,REGEIÇÃO DE 99,99% O 0,1% TA MAMANDO NA TETA MUNICIPAL;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;


    GEORGE FIALHO(BH)

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me mais deixar a Igreja cair no chão não vai melhorar a saude e a educação.A parte da saúde é totalmente diferente.Cabe a prefeitura buscar atras dos orgão relacionados a saude para melhora-la, a Igreja é um Patrimonioda cidade e merece a reforma.Quanto a padir dinheiro ao Orgão da Igreja,claro que não.O predio da Igreja é de uma imponecia grandiosa, e sendO ela tomabada cabe apenas aos orgãos do IPHA a restauração

    ResponderExcluir
  9. Enquanto se preocupam com a reforma da igreja, a população de São Pedro dos Ferros continua analfabeta. Visto os escritos dos comentários. Total falta de ortografia e gramática. Agora que o Estado é laico e que tem outras coisas pra se fazer, isso é verdade. Outra coisa que já sabemos é a origem e o destino deste dinheiro. Origem: emendas de parlamentares. Destino: campanhas políticas das próximas eleições.

    ResponderExcluir
  10. O COMENTARIO INOPORTUNO,SEM BASE,SEM LOGICA ALGUMA COM O ASSUNTO,DEVE SER MUITO BEM SUCEDIDA E FORMATA Á DONA OU DONO DO COMENTARIO DA 12;41,INUTIL SEU COMENTARIO,PODE REINVINDICAR UMA CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA;;;;;;;;;;;;

    ResponderExcluir
  11. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus faz parte da historia ferrense,nos seus momentos de glória,incendeava a fé em nosso coraçoes,vendo-a hoje em ruinas é simplismente doloroso para nós ferrenses principalmente católicos.Concerteza a saúde de nossa cidade pode ser comparada com a Igreja pois está quase caindo no chão,mais cabe a cada orgão fazer sua função,a verba que o IPHA mandar não pode ser usada na saúde pois foi liberada para outro proposito.Cabe as autoridades correr atrás dos secretario da saude de nosso estado e pais.

    ResponderExcluir
  12. ESSA IGREJA FOI CONSTRUIDA APARTIR DO SUOR DO POVO FERRENSE,QUE COM FÉ A ERGUEU E A EXIBIA ORGULHOSA,POR ISSO NÃO PODEMOS DEIXA-LA ABANDONA-LA,.

    ResponderExcluir
  13. Vocês que estão indo contra a restauração da Igreja simplismente não deve conhecer a real situação em que ela encontra,eu pude entrar dentro dela e ao mesmo tempo tive um sentimento de tristeza,dor e medo pois na situação em que ela esta vc a vendo por dentro simplismente você tem a impressão de que ela vai cair a qualquer momento.Restaurar a nossa bela e pequenina Igreja é mais de que importante é necessario.

    ResponderExcluir
  14. QUE BOM QUE AS AUTORIDADES ESTÃO TOMANDO PROVIDENCIAS PARA A RESTAURAÇÃO DA NOSSA "IGREJA VELHA" JÁ QUE JA TEM ALGUNS ANOS QUE ELA SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE PLENO ABANDONO............
    >>>O POVO ESPERA ESTA RESTAURAÇÃO A ANOS<<<<<<<

    ResponderExcluir
  15. Moro em São Pedro e não posso deixar dar meu apoio a esta iniciativa da administração, quando algo está errado tem que ser cobrado mas se for para o bem da cidade não devemos vestir camisa de religião ou fincar o pé como oposição temos sim de ter um só objetivo o bem da nossa terra, chega de trabalhar desunido isto só tem levado atraso para nossa terra e os próximos vereadores que parem de ser situação e oposição sejam pró-São Pedro. Parabéns Stela, Reginaldo e todos que empenharam neste objetivo

    ResponderExcluir
  16. FICO FELIZ EM VER QUE ESTÃO FAZENDO ALGO PARA PRESERVAR UMA DAS BELEZAS DE NOSSA CIDADE,SO ME ENTRISTECE É DEMORAR TANTO,POIS A ANOS A IGREJA PRESISA SER RESTAURADA E SO EM 29 DE AGOSTO ELA VAI RECEBER OS TECNICOS PARA SABE LÁ QUANDO COMEÇAR AS OBRAS.PRESCISAMOS DE MAIS AGILIDADE.MAIS MESMO ASSIM VAMOS AGUARDAR ANCIOSOS PARA VER A IGREJA BELA COMO NOS SEUS VELHOS TEMPOS.

    ResponderExcluir
  17. SO UMA PESSOA TOTALMENTE IGNORANTE SERIA CAPAZ DE SE OPOR A REFORMA DA IGREJA. MAS... FAZER O QUE NE? CADA UM TEM SEU MOTIVO? E QUAL SERA O VERDADEIRO MOTIVO DESSES ANONIMOS OFENDIDOS?

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo 19:30 concordo com suas palavras,é de tamanha ignorancia aquele que é contra a reforma da Igreja,além de se tratar de uma obra de Deus, a Igreja é além um patrimônio da cidade ela recorda a historia da terra ferrense,pois nossa cidade cresceu apartir da fundação desta Igreja. REFORMAR A IGREJA É SUPER IMPORTANTE

    ResponderExcluir
  19. caro anonimo das 12:58 de 26/07, vc deveria estudar historia antes de falar asneiras.Quem carregou o ouro do Brasil foi a Coroa Portuguesa alem do que a Basilica de Sao Pedro no Vaticano foi construida antes do ciclo do ouro. Quanto a igrejinha estao de parabens devemos preservar a nossa historia,pois la foi batizado meu avo e la tambem ele se casou a mais de cem anos.

    ResponderExcluir
  20. Caro 13:03,foi boa sua observação sob o vaticano,com certesa é falta de inteligencia do cidadão afirmar que o vaticano foi construido cm ouro brasileiro.Quanto a Igreja é claro que devemos reforma-la para preservar a cultura da cidade

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.