Ponte Nova - A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência a Saúde/SCIRAS e do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica/NUHVE, Vanessa Granato e a enfermeira do serviço de Oncologia do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, Leide Aparecida Damásio Pereira participaram, no dia 27 de abril, no Hospital Santa Casa de Juiz de Fora, do Seminário que faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde/PGRSS, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
O treinamento teve os seguintes objetivos: promover a conscientização dos profissionais sobre Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e com isso diminuir os riscos de impactos ambientais e de disseminação de doenças; controlar os riscos de acidentes com a segregação, acondicionamento, manejo e disposição adequados dos RSS, além de estimular 4R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar).
Ao final do encontro, as colaboradoras e demais participantes saíram mais fortalecidos e preparados para o trabalho com o gerenciamento correto dos Resíduos de Serviços de Saúde/RSS. O PGRSS é importante, pois define o conjunto de atividades técnicas e administrativas aplicáveis ao manuseio, à minimização da geração, a segregação na origem, à coleta, ao acondicionamento, ao transporte, ao armazenamento, ao tratamento, ao controle, ao registro e à disposição final dos resíduos. Nos PGRSS devem-se, ainda, levar em conta todos os recursos físicos e materiais necessários ao bom gerenciamento e a capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.
No Brasil, devido à falta de uma política que discipline a questão dos resíduos sólidos no país, órgãos como a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) têm assumido o papel de orientar, definir regras e regular a conduta dos diferentes agentes que geram resíduos de serviços de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.