O Cemitério Comunitário de Raul Soares que antes era administrado pela Paróquia de São Sebastião, teve a sua direção modificada e agora é conduzido por uma associação comunitária. Após essa mudança, tendo à frente dos trabalhos a voluntária D. Eneida Brandão e a colaboração da comunidade com doações, passou por reformas e hoje está em condições de funcionamento normais.
Alegando a necessidade de recursos, essa associação estipulou que todos os detentores de túmulos deveriam contribuir com uma taxa anual, atualmente no valor de R$ 50,00, que seria destinado para manutenção desses túmulos.
Considerando que as famílias que possuem túmulos já pagaram por isso e que ainda continuam responsáveis pela manutenção dos mesmos, alguns estão questionando essa cobrança e até considerando exorbitante e indevida essa taxa, levando-se em conta que a associação já cobra uma taxa para a realização dos enterros. Nem todos que possuem túmulos herdados de seus antepassados têm condições financeiras para arcarem com mais essa despesa.
Assim sendo, e atendendo aos reclames da população, resolvemos postar uma enquete para saber dos internautas se acham correta ou não a cobrança dessa taxa.
Participe e dê a sua opinião nos comentários.
Ao meu ver a prefeitura tem o dever de arcar com estas manutenções por respeito aos cidadãos Raul Soarenses.Esta taxa anual muitos podem pagar e as que não podem?
ResponderExcluiragora, a associação comunitária está de parabens, pois tomou uma atitude diante de uma situação que merece um zelo especial, até me veio uma idéia que seria deixar a administração do município de Raul Soares nas mão destas pessoas corajosas e que querem o bem da sociedade.
Pascoal depois você dá uma palinha aí pra nós desta situação.
CAS
BH
Sou a favor de cobrar, é tao bom chegar ao cemiterio ver tudo bem cuidado, os tumulos todos enumerados, chegar na secretaria tudo documentado um atendimento muito atencioso, si nas igrejas que vamos buscar o reino do céus pagamos o dizímo, esse sim perto dessa taxa e um absurdo, porque nao pagar a taxa de conservaçao do cemiterio, onde será o local de descanso eterno de nossos restos mortais.
ResponderExcluirAté concordo que a associação precise de recursos para continuar mantendo o cemitério limpo, etc., mas não concordo que seja o proprietário do túmulo que tenha que arcar com essa despesa. Afinal, já pagamos impostos demais e a prefeitura é que deveria ser a responsável por essa manutenção ou, então, a Igreja Católica, que saiu fora dessa mas continua recebendo o seu dízimo dos fiéis.
ResponderExcluirPaga-se pelo VELÓRIO (na capela);
ResponderExcluirPaga-se pelo ENTERRO;
Paga-se pelo TÚMULO;
Paga-se pela MANUTENÇÃO.
Onde vamos chegar com isso!?
Do jeito que está pobre não poderá nem ser sepultado daqui há algum tempo!
Será que os IPTU's, ISS e outros tantos impostos que pagamos não são suficientes para a prefeitura manter nem a conservação do cemitério!!???
A organização da sociedade é fundamental para enfrentar problemas que a afetam diretamente, e o caso do cemitério é uma preocupação de todos, o que permite que todos participem e prestem sua colaboração e apoio a iniciativas que estão dando certo, como o caso da associação que assumiu o ônus de cuidar do lugar de descanso eterno.
ResponderExcluirDevemos lembrar que a associação somente funcionará se todos exercerem seu papel de cidadão, e se esforçarem para dar sua contribuição, pois os dirigentes da associação, se for sem fins lucrativos, certamente não recebem nenhuma remuneração pelo serviço que estão desempenhando para que o cemitério esteja sempre em condições de cumprir sua função social e religiosa.
Não vejo nada demais em se pagar uma quantia irrisória anual, que será empregada na manutenção, melhoria e conservação de um patrimônio do povo, o que também não elimina de todo a responsabilidade do poder público, que poderá ser um parceiro para intervenções mais onerosas ou que contribua também com recursos se assim a lei permitir, para facilitar o trabalho da associação, mas não devemos esquecer que todos cidadãos também tem responsabilidade com a melhoria da qualidade nos serviços prestados.
Lembro a todos, que a tendência é natural de atividades desta natureza é sua privatização, o que já acontece em muitas cidades, principalmente as de maior porte.
Não custa nada colaborar para se ter um local digno e bem cuidado para sepultar nossos entes queridos, mas a associação deverá analisar também os que não tem como contribuir com a taxa de manutenção, basta para isto suar o princípio da capacidade contributiva de cada um, pois sabemos também que há pessoas que podem colaborar de outras formas, que não seja necessariamente o pagamento da taxa.
De todo exposto, parabenizo a direção da associação, que se constitui em uma meio para manter limpo, conservado, bem cuidado e com a manutenção em dia do cemitério, graças ao trabalho desenvolvido pela entidade.
Sabemos que o governo municipal, já provou que não tem competencia para gerenciar os bens do povo, portanto nêste momento continua necessário o apoio da comunidade pagando as devidas contribuições, só vota contra a cobrança, quem não tem parentes e eternos amigos em nossa Casa do Futuro.
ResponderExcluirOnésimo.
Mas Pascoal, por trás dos panos é o padre o presidente geral da associação,eu tenho certeza do que estou dizendo,por favor procure ler o estatuto que você verá.
ResponderExcluirManutenção "entre aspas" né,porque se o túmulo aparece estragado(quebrado)a gente é que tem que mandar consertar e pagar por isto também...
ResponderExcluirSe tiver uma prestação de contas do dinheiro que entra com os funerais,eu aposto que dá para manter o cemitério muito bem e ainda sobra...
ResponderExcluirEu concordo em pagar sim, pois o cemitério era uma perdição de miséria e hoje a qualquer momento q vou lá está bem organizado e limpo, pelo q me foi passado estas taxas são para a manutenção do Campo santo e não dos túmulos em si, também para a novas construções como que já está havendo e pessoas sem ônus de estar enterrando seu ente querido. Quem deveria realmente fazer alguma coisa é a Prefeitura mas como dalí não sai é nada.... (fica aí a se pensar) um abraço...
ResponderExcluiré justo pagar a taxa como se paga um condomínio de moradia (de vivos). O que eu acho é que tem de acabar com a taxa de sepultamento que segundo dizem é acima de 150,00, família carente não tem como pagar, um sepultamento fica na ordem de 1.200,00.
ResponderExcluirA população Brasileira é muito comoda. Nós sempre cobramos das autoridades tudo o que nós dará beneficios, mas ninguém se preocupa em saber como isto está sendo feito. Cobrar é muito facil, mas fazer é algo que leva trabalho e resposbilidades.
ResponderExcluirHoje se formos ao nosso cemiterio encontraremos um lugar limpo e organizado e isto só começou a ocorrer após a cobrança da tarifa de manutenção. Se queremos algo bom para o nosso conforto devemos pagar por isto e não esperar apenas que o governo raulsorense tome iniativa.
Concordo sim com a cobrança desta tarifa, mas concordo também que devemos ter uma ajuda de custo da prefeitura.
E se eles não podem fazer nem isto, então que repensemos em nossos votos.
O cemitério melhorou e apesar de todos sentirem no bolso isto, ninguem encherga que esta cobrança trará conforto a nos mesmos. Afinal, a unica certeza que temos nesta vida é que vamos morrer.
Então porquê não pagar por uma capela velorio organizada, por um cemiterio limpo.
Repensemos nossos valores.
A prefeitura tem sim seus deveres mas nós civis de Raul Soares também temos!
CIDADA RAULSOARENSE.
Pascoal,
ResponderExcluirDe que adianta emitir opinião sobre o assunto se vc faz uma censura prévia ???
Não ofendí ninguem com meu comentário. Considero estar em consonância com a matéria procurando demonstrar como a avaliação de juízo é infantil e superficial.
Falei alguma mentira???? A opinião só é valida se for para jogar a responsabilidade na prefeitura???? E a responsabilidade da população, não conta????? Deixa o meu comentário sair e vamos ver a reação das pessoas.
Eu aposto que eles não fazem menos de 30 sepultamentos por mes,aí é só fazer as contas,né........
ResponderExcluirPrezado anônimo das 12:59, é só se identificar que eu publico o que você quiser.
ResponderExcluirNa verdade Pascoal,quem lida com o dinheiro dos outros e é honesto,PRESTA CONTAS,de maneira clara,para que todos os interessados possam entender sem dificuldades...Muitas pessoas infelizmente estão partindo para uma inversão de valores,tentando tapear desconversando,como se as pessoas fossem burras...Mercenários,infelizmente é isto o que eles são!!!!!
ResponderExcluirNão sei a que se destina a taxa exatamente, mas caso seja para manutenção do cemitério no que diz respeito a pequenos consertos, limpeza, pintura, serviço de escritório, etc, por que não iniciar um projeto de voluntariado entre os membros da sociedade?
ResponderExcluirJá é prática antiga nos países da Europa e Estados Unidos o trabalho voluntário nos cemitérios. Os jovens vão em grupos fazer a limpeza, pintura e outros pequenos consertos, plantam flores, cortam a grama e recolhem o lixo. Todos com alegria e prazer de poder cooperar.
Sei que a idéia de voluntariado ainda precisa ser melhor desenvolvida entre o nosso povo, mas quanto mais cedo começarmos será melhor, e acreditem: os jovens querem ser úteis! Muita energia que se não for usada para o bem, será roubada pelo Mal.
Alguns vão falar que é utopia, mas "Que é utopia se não o fruto da percepção de dimensões secretas da realidade, um afloramento de energias contidas que antecipa a ampliação do horizonte de possibilidades abertas ao homem?" (Celso Furtado)
Muita coisa criativa e útil pode acompanhar esse projeto dos voluntários do cemitério: camisetas, bottons, bonés, canetas, adesivos para os carros etc, que doados por empresários locais, seriam vendidos e fundos arrecadados para outras despesas com o cemitério.
Eu sinto muito, que devido à distância, minha única cooperação será a financeira. Gostaria de poder atuar de maneira mais presente para que esse local, onde repousam os restos mortais dos meus antepassados queridos e tão amados, seja um ambiente aprazível e que, pelo menos, demonstre respeito para com os que fizeram a história da nossa vida, a história de Raul Soares. Não quero cobrar dos políticos essa tarefa, esse é meu privilégio.
Nações Unidas: “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança: ”voluntário é o ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.”
boas aos comentaristas do pol
ResponderExcluirmais uma vez vem balangadores de beiço a falar coisas sem propósito,devemos olhar um pouco pro passado e ver como o cemitério estava,depredado,cheio de mato entre outras coisas.
a associação fez uma melhoria considerável,e a respeito das taxas ,tem que haver sim e elas são usadas também para fazer gavetas pras pessoas que não tem condições de pagar pelo féretro
qualqer dúvida procure a associação e será ou serão bem atendidos pra qualquer esclarecimento e não fiquem escondendo atras de anonimato coloque nome ,não fique só nas pedras venha ajudar
inté
jl viramundo filho de ex presidente da associação hoje falecido direto da capital das gerais
Tião Pio
ResponderExcluirPascoal...façamos uma conta simples e rápida, se são R$50,00(cinquenta Reais)ao ano então: 50 dividido por 12 meses = R$4,1666 ao mes, ora, penso que a grande maioria pode separar sim R$4,17 (Quatro Reais e Dezessete Centavos) por mes e pagar a tal taxa.
Por outro lado sei que tem também muitas pessoas que nem isso podem pagar, ai sim, entra aquele ditado"várias cabeças pensam mais que uma", tenho certeza que tantas pessoas dando suas opniões, acharemos uma boa saida para os que não podem pagar.
Eu sou a favor.
Um grande abraço a todos.
Realmente, o trabalho realizado pela associação é excelente, tanto que, hoje, o cemitério de Raul Soares está muito mais limpo e conservado do que antes.
ResponderExcluirEntretanto, tudo isso custa dinheiro.
Nesse ponto, a cobrança dessa taxa de manutenção é fundamental para que o cemitério permaneça bem cuidado.
Robson
As contas estão abertas para toda comunidade Raulsoarense é só subir no Cemitério e pedir para tal verificação, já q estamos pondo em discussão tal taxa, vamos saber para onde está indo o tão grande valor ANUAL.
ResponderExcluirEu pago e vejo como uma taxa de condomínio.
ResponderExcluirAo segundo anônimo das 18:46:
ResponderExcluirSe você está se manifestando em nome da Associação, esclareço que o Blog está à disposição para publicação da prestação de contas da entidade.
Grande Pascoal,acho que eles não têm porque não aceitarem sua idéia! Fazerem a prestação de contas aqui seria muito mais transparente e como "quem não deve,não teme..."
ResponderExcluirO Tião Pio fez a conta, são r$ 4,17 por mês, isto é o preço de uma cerveja, ora quem não tem condições de bancar um túmulo por um preço deste, tem as gavetas para carentes, as pessoas que fica questionando, geralmente são pessoas que não participam de nada na sociedade, quando solicitados para um trabalho voluntário arrajam mil e uma desculpas, querem prestação de contas participem, façam parte da diretoria, tem várias entidades na cidade precisando do trabalho voluntario, Apae, Apromai, Asilo, Nucleo do Cancer, Pastorais, São Vicente de Paula, etc Parabéns a Associação, trabalho nota 10
ResponderExcluiracho um absurdo essa taxa,quem tem que cuidadar do ceminterio e a igreja o padre so quer construir tenho um dumolo la e nao pago e eles que mexe la pra eles ver,vou no ministerio publico na mesna hora, ja ate me informei a taxa e contra lei,pode-se pedir uma contribuicao, ajuda quem quer obrigado pelo espaco paschoal
ResponderExcluirporque que eles nao mostra a prestacao de contas como as outras intidade ja fizerao aqui no seu blog
ResponderExcluirHei anômio das 21:38 Se a gente contribui com as entidades,a gente tem direito à prestação de contas,ora bolas!!!E muitas vezes quem não gosta de aparecer contribui muito mais que os aparecidos,que adoram fazer sacrifício com os joelhos dos outros!!!!!
ResponderExcluirEu não concordo pois o valor que paguei pela gaveta de um parente foi de 1.800,00. Então se devemos pagar mensalidade a compra da gaveta deveria sair mais barato. Pagar a mensalidade não é o problema, o problema é a mensalidade e a compra altissima.
ResponderExcluirCaro amigo Paschoal já é por diversas vezes que vejo pessoas reclamando da censura agora anônimo das 12:59,acabei de ver o "Estadão" e não acredito que mesmo se identificando as pessoas colocarão o nome verdadeiro, favor conferir os nomes colocados no "Estadão", sei que tem o problema do processo mas também existe "liberdade de expressão, democracia, sigilo da fonte e etc". Não resido em Raul Soares, aonde moro existe a taxa de manutenção que é paga anualmente de 112,00 reais.
ResponderExcluirEsclareço que aqui o cemitério tem diversos funcionários e um serviço de primeira qualidade, não sei como esta o trabalho aí, pergunto se é possível fazer uma reportagem com fotos das melhorias que foram desenvolvidas.
Teve um comentário aqui que faz a comparação do cemintério de Raul Soares (serviços) com os de outros países. Só que esqueceram de dizer que recebemos em reais e o pessoal da França e Itália em euros com renda per capita lá no alto, coloquem o pé no chão por favor.
Caro anônimo das 00:13, com relação à identificação do comentarista, é o e-mail pessoal do leitor que vai identificá-lo e, se mesmo assim não der, o documento de identidade. Não posso ir nessa conversa de liberdade de expressão, porque na hora do "vamos ver", eu fico sozinho de frente para o Juiz para responder pelo erro de todos.
ResponderExcluirGente, acho que certas discursões são ridículas. A taxa de R$ 50,00, por ano é justa e as vezes até menor do que deveria cobrar, pois, a gente só sabe falar, mas será que estas pessoas já foram alguma vez no cemitério antes da era Dona Eneida(diga-se de passagem , uma senhora de todo respeito e consideração)e já foram hoje pra ver tudo que foi feito? A taxa para quem ainda não sabe, é para construção de galerias para as pessoas que não tem condição de comprar tumulos e gavetas, somado a isso tem a limpeza do cemitério, material, manutenção de funcionários, etc. quanto a prestação de contas ou seja balancete, estão todos certos, sugiro que como o cemitério pertence a paróquia, que seja apresentado no infomativo mensal ou no quadro existente na entrada da igreja. Se alguem tem parentes ou amigos enterrados em outros cemitérios, principalmente do interior faça uma alta análise e verifique se há comparação. pois eu sou exemplo vivo disso. Há tambem problemas isolados, que devemos tentar resolvê-los com cautela, muita coisa pode ser resolvida. Quanto a Prefeitura,ela contribui com um pouco, mas ser mais para suprir as necessidades das pessoas sem condições financeiras. Quaisquer dúvidas é só procurar a direção , que estão a disposição para prestar todas as informações, pois são pessoas de bem e íntegras.
ResponderExcluirÉ muito simples,se o funeral é tão caro e morre gente praticamente todos os dias e às vezes,várias pessoas em um mesmo dia,então está óbvio que o dinheiro recebido pelos funerais cobre tranquilamente a manutenção do cemitério,é só fazer as contas.......
ResponderExcluirExiste um comércio anterior a morte, poderíamos fazer um acôrdo com as funerárias para ajudar na manutenção do Cemitério, com as Farmácias, com as Clínicas, e todo o comércio que um dia teve lucro com o falecido.
ResponderExcluirPense nisto!
se a nossa cidade Raul Soares, tivesse bons administradores????? Talvez não precisávamos desta inquete. Dona Eneida... quero parabeniza-la.... Se não fosse a senhora não teríamos um cemitério tão limpo e bem cuidado.Quando cheguei a Raul Soares entrar no cemitério era inviavel.. muito mato muito sujo. hoje esta muito bom graças a dona Eneida Lilian e sua equipe... Devemos ajudar sim anualmente acho que não pesa o povo tambem precisa ajudar!
ResponderExcluirEste valor cobrado pelos funerais é imoral.Deveria se cobrar somente o excencial
ResponderExcluirpara as despesas,isto é abusar das pessoas em
um momento tão difcil e sem opções.Total falta de
caridade!!!!!
Essa taxa é justa e não pesa em bolso algum, é um valor mto pequeno, ´so que a meu ver a prefeitura tinha q arcar com as despesas de pessoas carentes sim, pois quem não tem tumulo e nem gavetas tem que pagar um valor de R$250,00 pra fazer um sepultamento, e não é pagamento dividido não! É a vista mesmo. Agora se a prefeitura e a igreja não querem saber de nada, ja estamos acostumados com isso. O ideal é irmos no escritorio e procurar saber das prestações de contas e ver o q ta sendo feito, porque na verdade pagamos manutenção sim, só que se acontecer qualquer coisa em nosso tumulo ou gaveta temos que bancar do nosso bolso. então: pagar manutenção é correto. agora resta saber se temos manutenção mesmo.
ResponderExcluirNÃO TEMOS(me desculpe a maíuscula Pascoal)eles não dão manutenção aos túmulos,estão nos engambelando e o que é pior,com chantagem emocional.ABUSO DA BOA FÉ..............
ResponderExcluirBoa noite meu probleminha é outro pagamos uma taxa pra fazer a parte de cima do tumulo ai estava escrito tamanho padrão não pode ter mais de 60 cm de altura pesquise o tamanho padão.
ResponderExcluirNão concordo, tenho um familiar no ossario onde é cobrado uma taxa anual de 155.00 e tem reajuste anual, imagine quanto eles não arrecadam daquele quadradinho de cada um e que manutenção tem ali, fui lá e tirei uma foto do estado que estava todo manchado de tinta branca na qual o pintor não teve a capacidade de cobrir a placa pra não sujar, desse jeito eu mesma faço a manutenção.
ResponderExcluir