terça-feira, 19 de abril de 2011

Surto de conjuntivite aumenta em Raul Soares

Alguns esclarecimentos para evitar o contágio

imageComo a população de Raul Soares está sendo acometida por um surto de conjuntivite e até o momento não se viu nenhum movimento por parte dos órgãos públicos de saúde para esclarecer as pessoas de como evitar a proliferação da doença, postamos, abaixo, alguns esclarecimentos ou regras básicas que ajudarão a diminuir esse contágio.

A conjuntivite é uma doença que não é transmitida pelo ar, e sim pelo contato com as pessoas infectadas ou por objetos contaminados. Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las nos olhos contribui para prevenir a infecção.

Outra medida eficaz é separar objetos de uso pessoal do paciente com conjuntivite, como toalhas de banho e de rosto, sabonetes, produtos de maquiagem, lápis e canetas.

Os médicos e demais profissionais de saúde que mantêm contato direto com pacientes também precisam de atenção redobrada, lavando as mãos e desinfetando os equipamentos após o atendimento ou consulta.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Essa inflamação pode ter diversas origens, como a infecção por micro-organismos como vírus, fungos e bactérias, alergias, traumas e irritações provocadas pela poluição ou por produtos como o cloro das piscinas. Quando provocada por micro-organismos, é transmitida de uma pessoa a outra. Alguns sintomas são coceira, irritação e sensação de desconforto nos olhos. 

Leia e propague essas informações. Assim, você também estará ajudando a combater essa doença.

5 comentários:

  1. Se os órgãos públicos não prestam as devidas informações à população, tomamos para nós a obrigação de orientar ao máximo as pessoas no sentido de no mínimo tentar evitar tal doença ou se não for possível pelo menos minizar o sofrimento causado por ela. Neste sentido a Rádio Uai tem cumprido com o seu papel de orientar e informar aos cidadãos em todos os sentidos. Agora com o auxílio da divulgação pelo blog levaremos mais informações à população.

    Conforme orientação do blog estarei divulgando a mensagem através do http://cominiuai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pascoal, mais uma vez meus parabéns pela postagem. Esse mau tem assolado nossa população nesses últimos dias e nehuma manifestação pelo poder público foi feito até agora, idosos e crianças são os mais prejudicados. Depois eles reclamam das críticas, o problema é que eles manifestam só depois da catastrofe.

    ResponderExcluir
  3. Pascoal, o hospital não está atendendo no plantão os casos de conjuntivite, o pessoal tem que ir aos PSF. Só que, principalmente em alguns distritos, o PSF não tem médico,o PAM não atende sem encaminhamento do PSF. Complicou tudo... O que fazer?

    ResponderExcluir
  4. Pascoal, ficamos tristes ao ver a indiferença dos leitores deste blog em relação a um assunto tão sério como este surto de conjuntivite. É por essas e outras que as autoridades de saude locais não estão nem aí. O povo esquece que isto pode deixar sequelas nos atingidos, inclusive isto é valido também para aqueles que se julgam imunes.

    ResponderExcluir
  5. Cabe também a quem já pegou a conjuntivite,ter consciência e não sair por aí contaminando as pessoas,né!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.