Ponte Nova - Investir na capacitação e no crescimento dos colaboradores são algumas das inúmeras ações que o Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD desenvolve, baseadas na Missão desta Casa: Oferecer soluções em saúde à população da Macrorregião com qualidade, tecnologia, humanização e valorização dos colaboradores. Em virtude disso, os enfermeiros Rafael Luiz Mol Guimarães, Luana Arantes Miranda Gonzaga, Etiene Reis Vieira e Rosimere Barbosa Benício, conquistaram aprovação no curso de Suporte Avançado da Vida em Cardiologia/ACLS, em Belo Horizonte, oferecido pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva de Minas Gerais/SOMITI, colocando-os em posição de destaque em Ponte Nova, já que são os únicos profissionais da cidade que possuem este curso.
O ACLS é um curso de imersão teórico-prático dirigido ao atendimento das emergências cardiológicas, incluindo as diversas modalidades de parada cardiorrespiratória, arritmias letais, tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio e suas complicações, e do ataque cerebral, com informações e habilidades técnicas necessárias para a ressuscitação cardiopulmonares adulto. A parte prática utiliza manequins dotados de simuladores das mais variadas arritmias, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão.
Muito bom, o Hospital São Sebastião devia fazer o mesmo porque aqui os enfermeiros assistem uma parada cardiaca sem fazer nada. Eu ja presenciei, inclusive perguntei se eles não usavam sequer um ambu e massagem, eles simplesmente respoderam que era só o medico. E o medico só chegou no quarto 25 minutos depois, só pra falar que a paciente tinha falecido, isso eu ja sabia, na hora que ela teve a parada cardiorespiratoria eu verifiquei a asencia de batimetos cardiacos em mais de um ponto e pedi para chamar o pessoal da enfermagem para eles não fazerem absolutamente nada. Eu sei bem mais do que eles, pena que não tinha acesso aos equipamentos. Inclusive agora comprei um cilindro de oxigenio portátil completo, com válvula, umidificador e cânula nasal, se algum dia precisar desse hospital, que Deus me livre, para algum familiar, deixo dentro do carro, qualquer coisa eu corro e apanho, para ao menos tentar fazer alguma coisa.
ResponderExcluirEspero que o hospital tome alguma providencia aqui para ensinar primeiros socorros ao pessoal da enfermagem.
Ah me esqueci de dizer era paciente particular, no quarto 12, imagina se fosse do SUS?