quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CBHP reúne-se para decidir sobre mecanismos e valores sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na região

imageO Comitê de Bacia Hidrográfica do Piranga - CBHP reuniu-se nesta terça-feira (08), no auditório da AMAPI – Associação Mineira dos Municípios do Vale do Piranga, em Ponte Nova, para discutir propostas sobre os valores da cobrança pelo uso dos recursos hídricos dentro da Bacia do Rio Doce. 

Na parte da manhã a CTIL – Câmara Técnica Institucional e Legal do CBH PIRANGA, analisou as sugestões sobre os mecanismos de cobrança apresentadas pelo Setor das Indústrias  e pelo Setor de Saneamento, bem como a minuta do Edital para Agência de Cobrança, que foram encaminhadas para a plenária.

Após a apresentação das propostas do setor das Indústrias pelo representante do setor das indústrias, Luís Cláudio Figueiredo, Presidente da CTIL, e das propostas do setor de saneamento, representado por Tânia Maria Duarte, secretária da CTIL e representante das concessionárias de saneamento, a matéria foi colocada em votação e a  plenária concordou  no encaminhamento das duas propostas para o GTAI – CBHDOCE para harmonização das discussões e elaboração de minutas de deliberações com valores e editais para a deliberação  até março.

A analista ambiental e geógrafa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Lílian Márcio Domingues, fez a entrega nesta data para a Diretoria do CBH PIRANGA dos volumes do exemplar PIRH DOCE, Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do rio Doce, contendo a gestão e  informações técnicas, qualidade da água, programas de revitalização em toda a Bacia.

A Bacia do Rio Doce tem área de 83.500 km2. De todo seu território, 86% estão em Minas Gerais e 14% no Espírito Santo. A população de 3,5 milhões de habitantes distribui-se em mais de 230 municípios nos dois estados.

Fonte: Tânia Maria Duarte / Diretora do SAAE

Um comentário:

  1. Horrível isto de cobrar pelo uso da agua primeiro começam com uma taxa pequena e depois vão subindo e se tentarem abrir o leque cobrar pelo uso do ar, paissagem e etc.
    Imaginem este pessoal o que estão fazendo com o dinheiro, aplicando em que, aonde esta depositado,quem controla e fiscaliza, prestam conta de quanto em quanto tempo. Em quais obras estão sendo usados. Contra inundações fazem algumas obras, constroem pontes, fazem a limpeza dos rios através de estações de tratamento de agua, o quanto ja foi construido e o quanto foi arrecadado. Aonde encontro estes dados me informem POR FAVOR, as pessoas que gerem este dinheiro são nomeadas por quem e qual orgão fica controlando. OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.