segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Justiça libera mesas e cadeiras nas calçadas em Raul Soares

A cidade de Raul Soares finalmente pode comemorar e respirar aliviada, após permanecer  um bom tempo hibernada, sem que seus habitantes pudessem usufruir de um lazer já consagrado na vida do raul-soarense: tomar a sua cervejinha ao ar livre ou jogar conversa fora, sentado em cadeiras nas calçadas, principalmente num verão escaldante, como este que estamos atravessando. Há ainda de se considerar que o comércio de bar local, após a retirada das mesas, ficou às mínguas, já que a maioria dos frequentadores migraram para outras cidades, onde havia condições deste lazer sem tanto impedimento.

A Juíza Daniele Rodrigues Marota Teixeira, em decisão do dia 10 de dezembro de 2010 em favor de um Mandado de Segurança impetrado contra o Prefeito Municipal de Raul Soares, autorizou a utilização das vias públicas com mesas e cadeiras, no espaço correspondente à testada do estabelecimento requerente, nos termos do art. 170, incisos I e II, do Código de Posturas do Município (sem as modificações introduzidas pela Lei 2099/2009), determinando ao Prefeito a expedição da respectiva autorização.

De acordo com a decisão da Juíza a autorização para utilização das vias públicas (calçadas) para a colocação de mesas e cadeiras, terá de ser em consonância com o artigo 170 da Lei 2.020/2006, (anteriormente à Lei Municipal 2099/2009 que encontra-se com sua eficácia suspensa), e refere-se apenas à parte do passeio correspondente à testada do estabelecimento para a qual forem licenciados, e que seja deixada livre para o trânsito de pedestre, uma faixa de passeio de largura suficiente a não prejudicar o trânsito de pedestre.

Assim prevê o artigo 170, da Lei 2020/2006:

"Art. 170 - A ocupação de vias com mesas e cadeiras ou outros objetos, só será permitida quando forem satisfeitos os seguintes requisitos:

I - Ocupar apenas a parte do passeio, correspondente à testada do estabelecimento para a qual foram licenciadas;

II - Deixar livre para o trânsito público, uma faixa de passeio de largura suficiente a não prejudicar o trânsito de pedestre".

(De acordo com a norma da ABNT esse espaço para o pedestre corresponde a 1 metro, pois deverá comportar também cadeiras de rodas).


Esperamos que, após esta sábia decisão da juíza, que inegavelmente irá beneficiar parte do comércio e agradar a uma boa parcela da população, a alegria volte a reinar nas noites raul-soarenses, para que a cidade volte, quem sabe, a ostentar o nome de alegre, festeira e de povo acolhedor.

33 comentários:

  1. Publica aí Pascoal...
    Tudo bem as cadeiras voltaram, não tenho nada com isso, só até favoravel delas, desde que não perturbe os pedestres. Agora o que vai fechar os bares da cidade vai ser a saúde pública, bares com um só banheiro, banheiro esse que é um verdadeiro chiqueiro. Cozinha de bares e restaurantes na maior sugeira e outras coisas mais. O povo de Raul Soares merece mais higiene. ok!!!! Publica aí....

    ResponderExcluir
  2. O comércio está paralisado. Nas lojas, nem parece que estamos tão próximos do Natal...
    Oba! Que notícia excelente! Vou planejar tomar uma cervejinha bem gelada sentada numa cadeira na calçada.

    ResponderExcluir
  3. HÔ BELEZA GENTE,EU JÁ TAVA CANSADA DE TOMAR EM PE AQUI EM RAUL (LANCHE)!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pascoalito
    Que delícia essa 9idade!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ramiro Grossi,Célio Nesce,Juiza,Pascoal e todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para que esta atitude coerente,benéfica e justa fosse tomada!!! "LIBERDADE,LIBERDADE,ABRA AS ASAS SOBRE NÓS,PARA QUE O SOM DA LIBERDADE POSSA SER A NOSSA VOZ..."

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que deicisão ótima. A população raulsoarense precisava disso. Ainda bem que temos pessoas sensatas ainda na nossa querida Raul Soares...

    ResponderExcluir
  7. o "papagaio do pirata" de estar uma ARARA!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Oba!!! que ótimo assim poço voltar a sair com minha familia aos finais de semana. Até quem fim,,,,

    C.A.S.

    ResponderExcluir
  9. Um boa notícia em tempos de comércio em crise, sem contar que é inimaginável uma cidade, em que até o cidadão está a favor da medida, e o gestor público vai na contra mão. Entendemos que um dos fomentadores e facilitadores de emprego e renda é o administrador público, in casu, o Prefeito Municipal.
    Parabéns ao povo raulsoarense por esta vitória e extendo o cumprimentos ao poder judiciário pelo exemplo de adequação da norma as exigências culturais e sociais da cidade, pois é no espaço público que há a construção da cidadania e o respeito ao próximo, isto é dizer o direito conforme o que compreendemos de justiça.
    Justiça que age em nome do interesse público

    ResponderExcluir
  10. ATENÇÃO!!!!!!!!!! NÃO SÃO TODOS OS BARES QUE VÃO COLOCAR AS CADEIRAS NA RUA....É SÓ QUEM GANHOU A LIMINAR...PRESTA ATENÇÃO GENTE....HEI!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Que dia vai vigorar esse decreto?
    Eu quero beber,cai e levantar,beber cai e levantar e o Vicente vai ter que aguentar.
    Da pra fazer música.
    JTA

    ResponderExcluir
  12. José Carlos dos santos13 de dezembro de 2010 às 23:03

    CORTA ESSA "ZÊBÊDEÊU" TODOS TEMOS OS MESMOS DIREITOS!!!!
    VIVEMOS EM UM PAÍS LIVRE E SE A JUÍZA DECRETOU E O POVO ESTÁ SATISFEITO,NÃO VENHA COM "MARACUTÁIA"NÃO,SAI FORA,SEUS DITADORES FORA DA LEI.A HORA DE VOCÊS AINDA VAI CHEGAR E AÍ SIM PODEREMOS SOLTAR FOGUETES DE ALEGRIA POR REAVER OUTRA VEZ NOSSA CIDADANIA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Maravilha!!! Que noticia boa!

    ResponderExcluir
  14. que coisa boa... que presentão de natal nós ganhamos, parabéns povão, nós merecemos.....

    ResponderExcluir
  15. É BOM NÃO RIREM MUITO, POIS NEM TODOS OS PASSEIOS DA CIDADE TEM MAIS DE DOIS METROS DE LARGURA, OU SEJA, UM METRO PROS PEDESTRES E MAIS UM METRO PRAS MESAS (QUE NÃO OCUPAM APENAS UM METRO CADA UMA). NÃO SOU A FAVOR E NEM CONTRA, APENAS SOU REALISTA. ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO. JÁ JÁ ESTÃO CASSANDO A LIMINAR, POIS PODEM ATÉ OS COMERCIANTES CUMPRIREM A RISCA, MAS TEM SEMPRE UNS CLIENTES QUE NÃO OBEDECEM A DECISÃO JUDICIAL. COLOCAM AS MESAS, POR CONTA PRÓPRIA NAS RUAS E NOS LOCAIS DESTINADOS AOS PEDESTRES, ISTO DEPOIS DE TOMAREM MUITAS. OS COMERCIANTES TERÃO DE SE PREOCUPAR MAIS COM OS CLIENTES IRRESPONSÁVEIS DO QUE COM OS PRÓPRIOS COMÉRCIOS. PODEM ESCREVER, NÃO DEMORAM MUITO A CASSAREM AS LIMINARES POR CAUSA DOS CLIENTES IRRESPONSÁVEIS QUE NÃO VÃO CUMPRIR.

    ResponderExcluir
  16. Parabens ao Advogado que ajuizou o Mandado de Segurança contra o ato do Prefeito, parabens ao empresario q teve coragem de processar, Posta ai pascoal o nome desses que mudaram a história de Raul Soares!!!!!! PARABENS A TODOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A decisão no mandado de segurança tem efeito para todos os comerciantes, e não somente para quem deu entrada.
    Assim todos podemos comemorar esta decisão, como uma medida de exercício da cidadania.
    Toda escolha, assim como voto tem consequencias, assim é fundamental que além de votar, o cidadão também exerça seu direito de fiscalizar as ações dos poderes, executivo, legislativo de judiciário, pois é por eles que fortalecemos a democracia.
    Na próxima eleição, vote em quem tem um projeto para governar e um programa para melhorar e fortalecer a economia, a política e o desenvolvimento do municipio, e não em discursos vazios e sem nenhuma proposta de governo.
    todos os raulsoarense devem fiscalizar, acompanhar, e cobrar dos poderes públicos o cumprimento de suas obrigações

    ResponderExcluir
  18. na proxima eleiçao nois vai votá em quem der ajuda para nois tipo carro pra nois viajá sesta bazika e pagá nois pra balangá bandeirinha na praca e despois e so guenta nois. e viva o povo no poder kkk

    ResponderExcluir
  19. FUNCIONARIO MUNICIPAL.

    Parabens a todos nos cidadaos por essa conquista.
    Pois a partir do momento em que unirmos nossas forças e nao aceitarmos as barbaridades quem veem ocorrendo em nossa, nao vai ter para os ditadores imorais que estao no poder. Ditadura em pleno sec 21 nao pode existir....
    valeu pascoal...obrigado por esse espaço tao democratico!!

    ResponderExcluir
  20. Nada disto acontecia antes quando tudo era liberado, mas foi duas pamonhas terem brigados pelo espaço no jardim, coisa que eu acho irregular mesmo!mas certas hora da noite no passeio não transita tanta gente para gerar esta confusão! Acho o que falta mesmo é união entre a gente!Parabéns a justiça de nossa cidade e principalmente ao advogado ganhador desta causa, que para muitos davam como perdida!

    ResponderExcluir
  21. eu acho até que depois das 22horas deveriam liberar geral,igual era antes,porque neste horário só fica na rua quem gosta mesmo da noite...

    ResponderExcluir
  22. Fiquem com todos os pés atrás. O espaço obtido com a decisão judicial só cabe uma mesa e fica exatamente na entrada do estabelecimento agraciado. Portanto, "ganhou e não levou". Essa foi a verdadeira "VITÓRIA DE PIRRO". Acham que o Prefeito Leal vai recorrer? Nunca. Quem ri por último ri melhor, ele deve estar comemorando a decisão.

    ResponderExcluir
  23. Ei anônimo das 22:05
    Leal a quem?
    Só se for "leal" ao Prefeito.

    ResponderExcluir
  24. Para recuperar o que Raul Soares perdeu é preciso muito mais do que retorno das mesas e cadeiras nas calçadas!!!

    ResponderExcluir
  25. A cidade estava morta,nossos jovens sem lugares p sentar e fazer um lanche descente.Parabéns a todos os envolvidos,só assim podemos tentar ajudar os jovens q estão indo para as drogas sem terem o q fazer na cidade.Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  26. O blog está equivocado, a liberação por enquanto foi somente para a Empresa DANELON GRILO & CIA LTDA, que entrou com pedido junto ao ministério público, está bem claro no processo, onde não diz que está liberado para toda a cidade, porém os comercios restantes poderão ser autuados e tb está bem claro que a empres tem que ter autorização da Prefeitura não quer dizer que já podem colocar cadeiras no passeio, o processo apenas foi mandato expedir uma autorização da prefeitura e não colocar as cadeiras na rua sem autorização, porém até o presente momento, consultei o Setor da Prefeitura respons~´avel e a empresa Danelon Grillo & Cia Ltda, não requereu nehuma liçenca para colocação de mesa na calçada. Porém se está colocando está irregular, e o fiscal da Prefeitura já está de olho, porém há um equivoco

    ResponderExcluir
  27. Ficou muito bom mesmo, no hamburgão foi liberado uma mesa, kkkkkkkkkkkk.

    E em passeios que não sobram mais de um metro de passeio, continua na mesma, kkkkkkkkkk

    E tem que ter autorização da prefeitura, vão colocando mesa adoidado pra vcs verem o q vai acontecer.

    A liberação é somente para o hamburgão, está bem claro no processo, turma de vacilão.

    ResponderExcluir
  28. Não há equívoco algum. O Blog apenas achou por bem omitir o nome da empresa que entrou com o processo. Quanto à colocação das mesas e cadeiras na calçada, os comerciantes sempre estiveram cientes de que só poderão fazê-lo com a autorização do executivo municipal.

    ResponderExcluir
  29. Sabemos, disso mas a liberação é somente para esta empresa e não para todos os comerciantes, está bem claro no processo

    ResponderExcluir
  30. PARABÉNS MERITÍSSIMA, A SUA DESIÇÃO É DE UMA PESSOA ESTUDADA,ESCARECIDA,EU NÃO NASCI AQUI EM RAUL SOARES, MAS, ME CONSIDERO UM GRANDE RAULSOARENSE, MORRO AQUI A MAIS DE 30 ANOS,RAUL SOARES É UMA CIDADE MUITO QUENTE, NADA MELHOR QUE TOMAR UMA CREVEJA E DEGUSTAR UM BOM TIRA-GOSTO AO AR LIVRE. OBRIGADA MERITÍSSIMA, OBRIGADO POR TUDO MESMO.Ó JÁ IA ME ESQUECENDO AGORA O COMERCIO DE RAUL SOARES COM CERTEZA IRÁ MELHORAR EM TODOS OS RAMOS.QUERO TAMBÉM DEIXAR UM APELO,EM NOME DA POPULAÇÃO RAULSOARENSE, NOSSA CIDADE ESTA MUITO SUJA.SENHORA AUTORIDADES POLITICAS FAVOR TOMAREM AS PROVIDENCIAS CABIVÉIS. OBRIGAGO MERITÍSSIMA PELAS MESAS E CADEIRAS.

    ResponderExcluir
  31. Todo mundo tem direitos e deveres, espero que esta decisão não venha contra o direito de "ir e vir" das pessoas(isto também está escrito em algum lugar, dentro da lei); A calçada foi feita para pedestres transitarem livremente sem risco de acidentes;todos nós sabemos que infelizmente algumas pessoas não sabem beber, aí pode começar a bagunça.Não sou contra a decisão, temos também a obrigação de policiar que tudo seja feito da melhor forma possível sem ferir o direito do transito livre do pedestre sobre a calçada e principalmente atuarmos para que não ocorra acidentes ou seja atropelamento de pessoas;caso ocorra quem terá razão? Nestes dias(finais de semana) podem ter certeza, vou deixar o carro em casa para não correr o risco de atropelar ninguém, seja bêbado ou não.

    ResponderExcluir
  32. Acho estranho, esquisito, até bizarro como que em frente Eron - Cooperativa - Hamburgão os pedestres (os jovens da balada) ficam no meio da rua, juntam grupinhos em pé na rua e quando um carro passa eles ainda fecham a cara!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, Merítíssima! Parabéns, povo de Raul Soares! Precisamos, agora, que o nosso dignissímo Prefeito se preocupe com nossos adolescentes e jovens, que, por não terem o que fazer nas nossas noites de verão, vão em busca de drogas. De que vale todo o trabalho do Tenente Sanglard ao combate às drogas, se não pode contar com a Prefeitura Municipal para melhorar a cultura e o lazer de nossos habitantes?
    Estamos ligados, Pascoal!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.