Por Nélio Azevedo
Ver aquele vídeo do idiota de Santa Catarina ou das hostilidades sofridas por negros nos campos da Itália e Espanha, falar da xenofobia de europeus e do racismo nos EUA é chover no molhado, isso até cansa a gente.
Quando penso que eu sofri alguns tipos de constrangimentos na minha infância e adolescência porque eu não morava na Rua Camilo de Moura, por não ser louro dos olhos azuis e não ter pai rico me faz pensar no preconceito que esbarra nos nossos ombros no dia-a-dia.
Quando me lembro dos meus amigos que não podiam frequentar o Marajoara, dos que não iriam nunca estudar no Benedito Valadares ou no Regina Pacis; dos meus amigos que jamais seriam convidados para uma festa de aniversário nas casas mais ricas de Raul Soares e nem iriam poder nadar nas águas azuis da piscina da AER, eu fico pensando no porque dessa separação tão odiosa e cruel que já sentenciava as pessoas com os rótulos que ela teria que carregar pelo resto de suas vidas como um emblema; como se fosse aquela estrela amarela costurada nas roupas dos judeus nos guetos poloneses.
Quantas vezes ouvi pessoas se referindo aos moradores da Rua Bom Jesus como se fossem cidadãos de segunda classe; também os da Tarza, os da Rua Santana e os da Vila Barbosa, eram apelidos pejorativos que os arianos raul-soarenses usavam para designar quem era quem nesse pequeno lugar onde a mediocridade nos tornava tão parecidos, onde não havia melhores nem piores, apenas uma ilusão de ser branco ou preto, de ser rico ou pobre, de poder e de não poder.
Todas essas coisas me pareciam absurdas e, às vezes eu tinha que concordar com elas para ser aceito numa sociedade injusta e, mesmo quando concordava eu era preterido em várias ocasiões. Estas coisas não passaram despercebidas, até hoje eu tento entender os sentimentos e comportamentos que orientavam as pessoas ao bater a porta ou janela na minha cara quando eu tentava assistir aos programas de televisão na casa de “amigos”, quando este aparelho era uma raridade. Penso no sadismo de ver uma pessoa da casa desligar a TV no último bloco de uma série que perseguíamos durante semanas e, que não se repetiria e ficávamos a não ver navios nem astronaves, sequer podíamos permanecer próximo às casas.
Hoje vemos que essas coisas mudaram, pouco, mas, mudaram. Será que essas mudanças foram tão grandes ao ponto de abafar os desmandos e os preconceitos tão enraizados na nossa cultura? Penso que não mudaram tanto assim, vejo com um olhar crítico a pobreza sendo distribuída para muitos e a riqueza concentrada nas mãos de tão poucos. Essa mesma riqueza que gera poder e segrega ao lado da pobreza que discrimina e marginaliza.
Essa riqueza e essa pobreza que mantêm as coisas como sempre foram, que não permite que muitos tenham ascensão social, que não se eduquem e que faz com os filhos repitam o insucesso dos pais, eternizando a injustiça que tanto conhecemos. Até quando isso vai durar?
Até quando as pessoas irão achar isso normal? Até quando os negros, terão somente o 19 de novembro ou o 13 de maio para comemorar? Até quando?
o sol brilha para todos... e as fezes fedem independente do que comemos!
ResponderExcluirESTE COMENTÁRIO FOI DE UMA MOÇA CHAMADA JULIETA ACHEI MUITO INTERESSANTE A SUA VISÃO.
ResponderExcluirVEJAM O QUE ELA DISSE COMENTANDO O ASSUNTO DO JOGADOR KAKÁ AO DEFENDER O FIM DO RACISMO.
"
"Eu sou negra, ou melhor, preta e amo a minha cor, e tenho muito orgulho de ninguem conseguir me pisar por ter a cor que tenho. Tambem nunca dou motivos para isso. Se alguem me chama de preta, qual e o problema? sou preta mesmo! E se tivesse que escolher uma cor para a minha pele, certamente escolheria a pele escura porque amo essa cor. Agora encher a cabeca de nhenhes porque alguem foi chamado de preto, eu acho um absurdo, alias ignorancia. Eu e outros tantos mocambicanos amamos a cor preta. Nada contra a pele branca, mas se tivesse escolher, eu ficaria mesmo com a pele escuro e na falta de dela, talvez morena. Li uma vez num blog em que um jovem brasileiro dizia que nunca, na sua vida, poderia se envolver com uma mulher negra. Eu nao vi nenhum problema nisso, e preferencia dele. Ninguem e obrigado a gostar de quem nao gosta. O jovem nao insultou a ninguem, apenas disse o que queria na vida dele mas pelos comentarios, algumas pessoas acharam aquilo como se fosse racismo. Negrada, parem de se sentir vitima porque alguem vos chamou de negros como se o ser negro fosse efemero. Negrada, a nossa pele e excelente, por isso mesmo que em todas as situacoes ela nao varia (nervosos, com medo ) ela é negra.
Faço das palavras delas as minhas....
CAS
BH/MG
Eu acho que é preciso tomar todos os cuidados sim,porque certas pessoas não têm limitites para tentar humilhar os outros e inclusive uma das "mais novas" modalidade nas escola onde a moçada está praticando o "Bullingy",é lógico que eles já fazem isto a muito tempo,mas agora,com uma camapanha e atenção especial do Serginho no programa ALTAS HORAS,estas formas de comportamento estão sendo denunciadas e os adolescentes estão vendo que o negócio pode dar polícia,justiça e MULTA para os pais.Eles simple smente,atacam,botam apelidos e humilham os jovens como se pudecem fazer isto,se tivessem o direito de fazer tal coisa E AGORA FIQUEM SABENDO,QUEM FOR ATACADO NÃO DEIXE DE CONTAR A UM ADULTO DE CONFIANÇA E O PAI E O ADOSLESCENTE INFRATOR
ResponderExcluirSERÃO CONDUZIDOS À PRESENÇA DO JUÍZ E TERÃO QUE PAGAR PENA.....
meu comentario nao reflete a todos, mas sou de raul, criado em um regime financeiro "apertado", mas o que hoje vejo: os ricos do passado, sao os pobres do presente!!!
ResponderExcluirPRECISAMOS SIM NÉLIO,FALAR MUITO NO ASSUNTO,DENUNCIAR,DEBATER,CONVERSAR,PORQUE O PROBLEMA EXISTE E SE TAPARMOS O SOL COM A PENEIRA,AÍ VAI MUITO MAIS LONGE,AO PASSO QUE SE TREPUDIARMOS,ESTAS PESSOAS PASSARÃO A TER VERGONHA DO QUE ESTÃO FAZENDO E QUERENDO OU NÃO TERÃO QUE RESPEITAR OS OUTROS.
ResponderExcluirEU CONHEÇO ATÉ HISTÓRIA DE PADRE DESTRATANDO UM HOMOSEXUAL NA IGREJA PORQUE ESTE RESPEITOSAMENTE IA À MISSA TODOS OS DOMINGOS E COMUNGAVA...SERÁ QUE CRISTO APROVARIA TAL ATITUDE DESTE PADRE????
EU FIQUEI EM CHOQUE QUANDO SOUBE......
Caros amigos,
ResponderExcluirO racismo e o preconceito existem sim e ainda devem existir por mais algumas gerações, infelizmente!
Vejo com tristeza que algumas pessoas tratam mal alguém só por ela ser diferente. Existe nessas pessoas a arrogância de achar que somente o seu modo de ser e de agir é o correto.
Sou HOMOSSEXUAL e sinto, mesmo que silenciosamente, o preconceito que ainda existe em nossa Raul Soares. As pessoas mudam o modo de tratar uma pessoa quando descobre a sua sexualidade. Tratam-na como se fosse portadora de uma doença infecto-contagiosa ou um assassino prestes a escolher a sua vítima. É preciso que haja RESPEITO.
Todavia, é de extrema importância, que o homossexual, assim como o negro e outras vítimas de preconceito e racismo, tenham atitudes em seu dia-a-dia, não de esconder a sua realidade, mas de mostrar à sociedade que somos pessoas com qualidades e defeitos como qualquer outra e que podemos agir de forma natural e respeitosa.
Grande beijo no coração de cada um de vocês!
E o pior é quando aparece uns "babaca" igual aquele reporter de Santa Catarina,fazendo um comentário infeliz atrás do outro,porque aí pode sim desencadear uma guerrinha entre ricos e pobres que pode acabar em muita "merda",igual já está começando a acontecer por Rio e SP......Precisamos na verdade é sentir amor e respeito pelas pessoas e coisas dos outros e não querer diminuí-las ou destruí-las...PAZ E AMOR GALERA, ESTE SIM É UM DESAFIO DIFÍCIL PARA CADA UM DE NÓS E QUE DEVEMOS LUTAR,ÀS VEZES,CONTRA NÓS MESMOS PARA CONSEGUÍ-LO!!!!
ResponderExcluirNão tenho nada contra negros ou homos.Desde que fiquem no seu devido lugar.
ResponderExcluirDepois de ler um comentário desses, do anônimo das 16:42, é que a gente vê como é difícil fazer essas pessoas entenderem que somos todos iguais, sem nenhuma distinção, porque somos construídos de células, átomos, e nem sabemos do que mais surgimos. O pouco que sabemos sobre nós mesmos deveria nos colocar numa situação de eterno agradecimento por partilhar dessa criação tão extraordinária, um verdadeiro milagre por estarmos vivos.
ResponderExcluirMas, infelizmente, o homem atual tão arrogante e se achando um deus aqui neste mundo, com a visão ofuscada pela ganância e extremo egoísmo, não consegue enxergar a verdadeira beleza a um palmo do seu nariz.
Deveríamos ser gratos por partilharmos o mundo com tanta coisa bela, inclusive nossos semelhantes. O que seria deste mundo se não fossem outros seres iguais a nós para repartirmos as nossas tristezas, alegrias e outros prazeres deste mundo?
Sejamos um pouco mais humildes. Repensemos a vida. De que adianta achar que somos o melhor de todos se não tivermos ninguém para que possamos mostrar isso? Pense nisso.
Ziscein
Acho legal definír as pessoas na côr vermelha, porque todos nós somos vermelho no sangue, apesar do meu ser azul e branco, mas tudo bem, todos nós somos iguais conforme já foi comentado nos anos 80 por Milton Nascimento, "o sangue é vermelho".
ResponderExcluirOnésimo
Você anônimo das l6:42,precisa tomar muita porrada da sua própria vida ainda,para descobrir que não é melhor que ninguém e se você se esforçar,não será também pior.Poderá andar de cabeça erguida sem se achar melhor nem pior que os outros.RESPEITANDO PARA SER RESPEITADO e aprendendo para que sua passagem aqui neste planeta não venha a ser em vão!!!Eu tô me cuidando para melhorar e um dia se Deus quiser eu chego lá.....
ResponderExcluirEU NÃO TROCO MEU NEGÃO ARRETADO NEM POR CEM BRANCOS!!!!!!!!
ResponderExcluirQueira Deus que o anônimo das 16:42 ou um(a) filho(a) dele não se torne um DOENTE, com câncer no sangue, por exemplo, e venha a precisar de um negro ou um homo SADIO para lhe salvar a vida.
ResponderExcluircoitado deste anonimo das 16:42 voce precisa de ajuda... voce precisa que algo de bom e de bem aconteca em sua vasia vida para que possa entender que "o sol brilha para todos" e a sua merda fede como a de todos... gente, nao vamos jogar pedra neste infeliz, pois com esta mentalidade ele precisa MESMO de ajuda...
ResponderExcluirTá bom, agora eu sou obrigado a ficar junto com homos? A para gente, não gosto desse povo não. São muito fresco e fica querendo garrar a gente que é homem. E ai, se eu não gosto sou preconceituoso? Vá arrumar um gay então pra vc ficar se coçando.
ResponderExcluirNas palavras vcs são ótimos, quero ver ai na prática. Vcs são tão hipócritas, que em Raul Soares mesmo, acontecem várias coisas. Se realmente vcs não tem nenhum tipo de preconceito, teriam que aceitar não só homossexuais ou negros, mas tb maconheiros, andarilhos, mendigos e por ai vai. Não vem que não tem! Tem muita gente aqui que tá falando da boca pra fora. Tanto falam, mas aposto que nunca fizeram nada em pró da educação,do esclarecimento das pessoas. Aliás, em Raul Soares, o que mais tem é gente falando mal da vida alheia, apontando erros e defeitos das pessoas. Não deixa de ser uma difamação, seguida por um certo preconceito.
O MAIS INTERESSANTE DESTA POSTAGEM QUE EU JORGE APARECIDO FREIRE NEGRO JA PASSEI POR QUASE TODO O DESCRITO E PARA FALAR A VERDADE SEMPRE PROCUREI ENCARAR A VIDA DE FORMA POSITIVA TRANSPONDO BARREIRAS E CONQUISTANDO SONHOS, NÃO QUERO AFIRMAR AQUI QUE SOU PERFEITO, MÁS O SOL NASCE PARA TODOS E UMA COISA EU CARREGO COMIGO DENTRO DO MEU PEITO "FÉ EM DEUS ".QUERIA QUE TODAS AS PESSOAS QUE POSTARAM COMENTARIOS SE IDENTIFICASSEM PARA QUE ASSIM PESSOAS COMO O ANONIMO DAS 16:42 SE SINTAM NÃO EXCLUIDO ,PORQUE SE O EXCLUISEMOS ESTARIAMOS SENDO RACISTA, MAS COM VONTADE ENORME DE FALAR COM DEUS EM SEU INTIMO E REVER SEUS CONCEITOS
ResponderExcluirPreocupa-se muito com a "evolução???" material, mas em espírito ainda permanecemos muito atrasados. E esse paradoxo ainda vai nos perseguir por muito tempo. Mas a verdadeira evolução é lenta e gradual. Eu creio que em algum ponto, no futuro, esse atraso será erradicado.
ResponderExcluirNelio, li a sua materia e todos os comentários, que discorreram sobre racismo.Eu me identifico como uma das pessoas que viveram naquela época. Eu era loiro mas não tinha olhos azuis,assistia televisão na casa de vizinhos,não frequentava o Mará, nem a piscina e estudei no Cel João Domingos.Com esforço e dedicação estudei meus filhos, sou aposentado, moro em Guarapari e digo com orgulho nasci e fui criado na RUA BOM JESUS.
ResponderExcluirNEURENI
Hô,Jorge Aparecido Freire,cê larga de ser curioso sô,precisa vir com esta conversa mole toda,só pra tentar fazer os anônimos aqui se revelarem???
ResponderExcluirSó Mister Pascoal e olhe lá!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Hô anônimo das 7:55,ninguém está mandando você ficar se esfregando em ninguém.Nós estamos falando de respeito e lembrando que ninguém tem o direito de sair por aí atacando os outros por causa de algumas difirenças.As pessoas têm direitos e deveres iguais aos seus,nem mais,nem menos.É tão complicado assim para entender?????????
ResponderExcluirPASCOAL,VEJO MUITOS PAPAZES(HOMENS FEITOS),MECHENDO COM DEFICIÊNTES MENTAIS NA RUAS SÓ PELO PRAZER EM VE-LOS BRAVOS E TAMBÉM PARA FAZER GRACINHAS PARA OS OUTROS.ISTO TAMBÉM ALÉM DE FALTA DE RESPEITO,É FALTA DE CARIDADE E DE AMOR AO PRÓXIMO!!!!
ResponderExcluirAnônimo do 12:20 =, não é fácil de entender não. O negócio é que na verdade a pessoa diz que não é racista mais na verdade é. Quando vc passa perto de um e nem fala nada, apenas pensa, que aquele fulando é isso ou aquilo, sem o conhecer, já é um racismo. O Mundo nunca vai ser esse mar de rosas e que vcs querem não. Agora, engraçado, que quando é negro vem todo esse papo de racismo. E com os brancos, que são chamados de leite azedo, albinos e de muito mais, isso tb é racismo, mas nem por isso quem é branco sai dando chilique por ai. Ta precisando desse povo fazer igual a moça, se não me engano do segundo comentário, ter mais orgulho da própria raça e parar de dar uma de coitadinho.Quem não se abala com essas coisas, mostra ser uma pessoa de personalidade forte, diferente de alguns que adoram vir com esse papinho de coitadinho. Quer mais discriminação do que o Governo colocar cotas pra negro em universidades? Pra quê isso se somos todos iguais? Isso pra mim é que é discriminação.Afinal, com uma medida dessa parece estar assinando um decreto de que negros são menos inteligentes que brancos, quando na verdade isso não tem nada a ver. Quem quer consegue, independente de raça, cor , religião e outras coisas mais... E no mais, amigão, se for olhar a questão sanguínea, verás que em um país igual Brasil, não existe branco ou negro e sim mestiços, pois aqui neste lindo país pode-se ter um negro de olhos claros e cabelo liso, e um branco de cabelo enrolado e olhos mais escuros. Então chega de bla bla bla....
ResponderExcluirOu anônimo das 14:20,você não quer ler mais comentários a este respeito,não leia,mas sem esta de bater o martelo,né.Afinal este assunto precisa sim ser muito discutido,porque tem muita gente que desconversa,exatamente para as coisas continuarem iguais são.E tem mais,"estas coisas" já estão virando lei sabia???Daqui a bem pouco tempo não vai adiantar vir com argumentos chulos não,abusou dos outros,JUSTIÇA em cima!!!!!!
ResponderExcluirSÃO TÃO INTELIGENTES E ATÉ MAIS QUE MUITOS BRANCOS,AMARELOS ETC. SÓ QUE NÃO CONSEGUIAM ENTRAR NAS UNIVERSIDADE POR PURA DISCRIMINAÇÃO CAMUFLADA DE OUTRAS COISAS E QUEM ESTÁ COM RAIVA POR ELES TEREM DIREITO,IGUAL FICAM COM RAIVA DE OUTROS BENEFÍCIOS A OUTRAS PESSOAS,MAS GENTE COMO ESTE AÍ APOSTO QUE JÁ FOI MUITO BENEFICIADO NA VIDA,SÓ QUE ESQUECEU,É SÓ VENHA A NÓS E AO VOSSO REINO,NADA!!!!
ResponderExcluirFui beneficiado nada amigos anônimos. Estudei em Federal porque passei e passei em 2. Me formei,porque corri atrás e estudei. Ao outro anônimo ai, eu sei que isso é lei a muito tempo. Agora, se as leis funcionassem mesmo, como estão escrita não estávamos aqui debatendo. Quando eu falo de negros na Universidade, falo com base em muitos amigos negros que tenho, que são bens de vida e tem a opinião de que essa história de coitadinho é conversa pra boi dormir. Negro que é negro de verdade honra sua cor. Se um cara chamar o outro de preto ou qualquer outro xingamento, o cidadão em evidência, será que não tem inteligência o suficiente para sair por cima de uma situação dessa? Será que pra tudo dependemos da lei?Lei essa que funciona em partes, e até hj só vi condenação ou coisa do tipo, onde ocorrem situações de racismo em público, escancarado. Quando na verdade racismo não ocorre apenas nestas situações de uma pessoa xingar a outra. É pensamento pequeno, muito pequeno pensar dessa forma. E acredito veemente, que quando os próprios negros parem de ter racismo contra si próprio as coisas vão melhorar radicalmente no Brasil. Talvez muitos de vcs não tenham tido a oportunidade de viajar para outros países, mas vou citar um exemplo simples: Vá aos Estados Unidos e faça uma brincadeira racista com um negro pra vc ver. Vai levar um esculacho deste negro, que vc nunca viu igual. Sabe porque? Porque eles não se olham piores que os brancos. Eles tem orgulho de ser negro, da cultura negra.
ResponderExcluirTUDO BEM ANÔNIMO DAS 18:02,EU TAMBÉM ADORARIA VER VOCÊ CONVERSANDO FIADO COM O VALINO POR EXEMPLO,MAS O NEGÓCIO É QUE VOCÊS SABEM MUITO BEM COM QUEM MECHEM,AGORA QUE ISTO TEM QUE TER PUNIÇÃO,HÁ ISTO TEM!!!!!!!NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM E VOCÊ SABE DISSO,APOSTO QUE SABE.......
ResponderExcluir