Por Nélio Azevedo
Ou seria o contrário? Não sei, o que eu sei é que o preconceito é uma forma de pensar e de agir que se sustenta em argumentos vagabundos e insuficientes.
Há poucos dias vi uma notícia da apreensão de farto material de propaganda nazista, no Sul do país. Novidade nenhuma, já que a população dos três estados do sul têm uma forte presença de estrangeiros na formação da população, principalmente de italianos, alemães e outros povos arianos, vindos da Europa onde não passavam de ralé, discriminados e postos à margem pelos mais ricos. Essas pessoas foram recebidas em nosso país miscigenado com toda alegria e gentileza, foram oferecidas à eles terras férteis e oportunidades que muitos habitantes nativos nunca tiveram.
Agora vem essa gente destilar seus preconceitos e intolerância contra os nativos, contra negros e no caso daquela estudante de direito de São Paulo que publicou frases e comentários racistas e preconceituosos, contra os nordestinos. Os comentários do pai dela são de uma pessoa sensata e íntegra, mas a filha dele foi de uma infelicidade que pode acabar em prisão. Logo ela que é estudante de direito, não sabe o que é o direito básico da igualdade.
Para completar esse show de horrores, numa faculdade no interior de São Paulo um grupo de alunos levou a cabo uma ideia absurda de trote, “o rodeio de gordinhas”, onde os calouros teriam que montar as meninas mais robustas e tentar permanecer por mais tempo possível sobre as vítimas. Aonde chegamos? O quê será que vem por a? Tá difícil educar filhos num mundo onde a gentileza deixou de existir e a violência é o portão de entrada.
Infelizmente nós vivemos em um país onde uma elite branca e rica desenvolveu uma aversão ao pobre e aos diferentes, diferentes no caso seriam os que ele não vê como semelhantes. Negros, pobres, mulheres, nordestinos e homossexuais.
Esse comportamento ficou tão comum que durante séculos não era nem questionado, até que leis viessem proteger essa grande maioria da população de marginalizados aos moldes das castas da Índia. Essa nódoa que a nossa sociedade carrega desde os tempos da escravidão ainda está impregnada no tecido social e aparece escancarada ou despistada, mas, suas vítimas são sempre as mesmas.
Talvez, a construção de um país mais justo faça desaparecer esse comportamento odioso e possamos viver em harmonia e paz, onde o diferente é só uma outra versão de nós mesmos.
O que dizer, então, desta imagem: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2010/11/blog-dilma-bestas.jpg. Isso também é manifestação de preconceito, mas não vejo ninguém comentar.
ResponderExcluirEu concordo plenamente com você, Nélio.Eu,por exemplo venho de ascendentes, Portuguêses,Indios,Negros,Italianos e portanto sou
ResponderExcluiruma BRASILEIRA AUTÊNTICA graças à Deus,tenho o maior orgulho de ser BRASILEIRA e mais orgulho ainda de nossa raça ser misturada e tão bonita como é.Lá no sul, parece, que eles se acham um país europeu ao qual o Brasil está pegando o boi em abrigá-los....Mas se esquecem que se seus avós e pais não tivessem vindo para cá,fugindo da miséria e da guerra,agora não teríamos certos filhos ingratos,metidos e cheios de discriminações por aqui.....
Concordo sim, Nélio, com sua abordadem. Entretanto precisamos ficar atentos para náo nos posicionarmos da mesma forma dos preconceituosos. Temos que discutir mais o assunto, trazê-lo para dentro de casa e orientar nossos filhos. Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirHei "vivenda do Bem te Vi" o ideal é que a gente não se esqueça que o quê temos de mais bonito é a nossa mistura de raças,o que nos facilita conviver bem com as pessoas por amor,carinho e respeito e não por causa de status,cores,posições políticas ou credos.PORQUE SOMOS BRASILEIROS,COM MUITO ORGULHO,COM MUITO AMOOOOOOOOR!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS NÉLIO,PELOS SAFANÕES,É ISTO AÍ,SE A TURMA NÃO ACORDA,QUANDO ASSUSTA,DAQUI A POUCO ESTÃO PEGANDO À UNHA OU SE MATANDO POR CAUSA DE UNS DÉBIOS MENTAIS DA GRANDE MÍDIA QUE ACABAM ACIRRANDO ISTO.
As maiores regiões do Brasil são Norte e Nordeste.
ResponderExcluirEstas regiões já foram muito discriminadas antes pelos governos passados,mas no momento é de grande desenvolvimento...O atraso ficou para trás,o progresso chegou fazendo justiça ao nosso povo!
As discriminações foram exatamente porque fomos fatores importantes para decidir as eleições e tem gente que ainda não se conforma com isto.....