A vitória de Dilma Rousseff no segundo turno da eleição presidencial neste domingo teve grande repercussão na imprensa internacional. Sites de jornais e TVs destacam o ineditismo de uma mulher no poder em Brasília e o peso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vitória da candidata petista.
A manchete do site do jornal francês "Le Figaro", por exemplo, exaltou o resultado da eleição presidencial brasileira: "Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil". Segundo o jornal, a vitória da herdeira de Lula mostra que os brasileiros emitiram a mensagem de que desejam continuidade do governo do atual presidente, que deixa o poder com 82% de aprovação.
Mas o "Le Figaro" ressalta que as eleições também marcaram uma polarização clara entre os mais pobres e os mais ricos. "Basta entrar em um restaurante frequentado pela classe média para perceber esse fenômeno: aqueles que estão sentados votam no Serra, e os que estão de pé e fazendo o serviço votam Dilma", diz André Singer, cientista político da Universidade de São Paulo ouvido pelo jornal francês.
O "Figaro" também destaca que a divisão entre eleitores de Dilma e Serra é geográfica, sendo ao norte vermelho (a cor do Partido dos Trabalhadores) e ao sul azul (cor do PSDB). O fato coincidiria, segundo o jornal, com a predominância do Bolsa Família, programa de transferência de renda.
Fonte: O Globo
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