sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SAAE de Raul Soares faz controle da qualidade da água

saae090910 Com relação à matéria "Água de Manhuaçu: UFMG vai fazer estudos por causa do aumento dos casos de câncer", publicada no dia 4 deste mês, alguns leitores sugeriram que o SAAE de Raul Soares também deveria enviar para exame na UFMG a água que é distribuída para a população raul-soarense.

Como o tema é de interesse geral, levamos o assunto ao conhecimento da Diretora do SAAE, Tânia Maria Duarte, e esta, gentilmente, prestou os seguintes esclarecimentos:

O SAAE DE RAUL SOARES FAZ CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA

A população raulsoarense e visitantes de nossa cidade têm razão em cobrar esclarecimentos sobre a qualidade da água que é colocada à disposição dos usuários, mas todos podem ficar tranqüilos, pois a qualidade da água de Raul Soares é monitorada, observada a frequência exigida pelo Ministério da Saúde (Portaria 518/2004) em laboratórios credenciados, para verificar presença de cianotoxinas, cianobactérias, presença de substâncias que possam  representar riscos à saúde como  agrotóxicos, elementos radioativos e  outros que possam interferir no padrão  de potabilidade da água tratada.

A apreensão das pessoas sobre a possibilidade de ter na água tratada de Raul Soares elementos cancerígenos advindos de uso excessivo de agrotóxicos não procede, pois monitoramos há mais de vinte anos, e nas análises realizadas nunca se encontrou elementos desta natureza. Mensalmente enviamos para a Vigilância Sanitária Municipal e para a Vigilância Regional de Ponte Nova os resultados das análises realizadas, e garantimos que nossa água está dentro dos padrões aceitáveis de Potabilidade exigida pelo Ministério da Saúde.

Esses resultados são anualmente repassados  nas revistas do SAAE que são distribuídas aos usuários e estão disponibilizados no escritório do SAAE para consulta.

                Tânia Maria Duarte.
                Diretora do SAAE

Veja aqui o relatório de análise da água do SAAE, de 2008

5 comentários:

  1. assim como o saee faz seu controle da agua, nao esta na hora dele nos mostrar uma analise de um laboratorio mais eficiente tipo ufmg assim nos ficariamos mais confiante na nossa agua porque so este laboratorio deles ai nao esta com nada isso e so pra ingles ver obrigado pela oportunidade paschoal

    ResponderExcluir
  2. Para o anônimo das 20:46:
    Não há motivo para desconfiança.
    A análise que verifica a qualidade da água para consumo, cujo resultado de 2008 está em um link da postagem, é feita, como disse a Diretora do SAAE, "em laboratórios credenciados" e não por técnicos da própria autarquia.
    Quanto a isso não há o que se preocupar. O SAAE de Raul Soares tem sido referência não só para outros de Minas Gerais, mas também para os demais de todo o país.
    Prova disso foi a eleição da Diretora Tânia Maria Duarte para Presidente Regional da ASSAMAE em Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  3. A Diretora Tânia Duarte é uma profissional séria e dedicada e por isto concordo com o Pascoal no que ele disse!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer ao anônimo do dia 10 de setembro 20:46: O laboratório do SAAE de Raul Soares possui pessoal treinado e equipamentos modernos e suficientes para atender as análises de rotina que são exigidas pela portaria nº518/2004 do Ministério da Saúde. As demais análises: mensais, trimestrais e semestrais, exigidas pela portaria, há muitos anos, são realizadas em laboratórios credenciados.
    Angela M. Fialho de S. Basso- responsável pela Estação de Tratamento de Água - SAAE - Raul Soares

    ResponderExcluir
  5. Não é para assustar ninguém não, mas a COPASA já está fazendo levantamentos diversos, inclusive grau de satisfação dos moradores de Raul Soares para com o SAAE, para encampamento deste. Interessante que eu não moro em Raul Soares, mas sou raulsoarense, vou aí 2 a 3 vezes ao ano e fui questionado por pessoal a nível de gerência da COPASA, que me pediram confidencialidade e só porisso não me identificarei. Como pessoas de Raul Soares a quem perguntei não tem nada a reclamar do SAAE, acho que de devem que se prevenir e unir para que tal transferência não se concretize, já que a água da COPASA é pelo menos 3 vezes mais cara que a do SAAE.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.