sábado, 4 de setembro de 2010

Água de Manhuaçu: UFMG vai fazer estudos por causa do aumento dos casos de câncer

manhuacu040910 Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira, 03, no Jornal O Tempo, a qualidade da água utilizada pela população de Manhuaçu será avaliada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A investigação irá esclarecer se a água que abastece o município está contaminada com agrotóxicos que podem provocar a incidência maior de casos de câncer.

De acordo com a pesquisadora e especialista em engenharia sanitarista Alexandra Saraiva serão coletados dados sobre a forma de tratamento da água - que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu - e as condições da bacia hidrográfica do rio Doce, muito importante para a agricultura do café da região.

"A escolha do município ocorreu devido ao aumento significativo de casos de câncer na região. A suspeita do aumento da doença veio dos próprios moradores. Eles solicitaram a ajuda", explicou.

Segundo a Coordenadora do Programa de Vigilância do Câncer da Secretária Estadual de Saúde, Berenice Navarro Antoniazzi, mais do que detectar o aparecimento de casos de câncer em Manhuaçu, o estudo poderá definir as condições de consumo da água.

"Antes mesmo de diagnosticar neuplasias, a população pode ser afetada por doenças graves que podem culminar em sérios problemas de saúde. É importante avaliar o sistema de tratamento da água e formas para minimizar o surgimento de doenças, além da agressão ao meio ambiente pelos agrotóxicos", analisou Berenice.

A avaliação da água é a segunda etapa da pesquisa e deve ser iniciada até o final deste ano. Na primeira etapa do trabalho, os especialistas realizaram uma coleta de dados com os moradores e a Secretaria de Estado de Saúde. Os tipos de agrotóxicos usados pelos agricultores de café também foram investigados.

Fonte: Portal Caparaó

6 comentários:

  1. Lá a companhia de água e saneamento é SAAE. Quem sabe podemos verificar aqui em Raul Soares?

    ResponderExcluir
  2. Aqui seria uma boa.acho que nossa água causa sim vários problemas.

    ResponderExcluir
  3. o secretario da saude de raul soares podia fazer o mesno pedir pra fazer uma amalise na nossa agua porque qui tem muito caso de cancer e problema renal,porque essas empresa de agua e luz so olha o lado deles, ajuda ai ne marquinhos secretario

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a análise poderia ser realizada com a água dos raulsoarenses também.

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente , aqui em Raul Soares esta aumentanto um horror a doença do cancer- seria uma boa para agente tirar esta dúvida - olha ai Marquinhos, coopera - peça para fazar esta analise aqui também - abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de dizer que aqui em Manhuaçu, a Companhia responsável pelo tratamento de água e esgoto também é o SAAE. Com relação ao problema da água contaminada,na minha opinião trata-se do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de café do município. Veja bem não sou contra o uso destes produtos, mais que os mesmos sejam aplicados de forma correta atendendo as recomendações técnicas.O problema maior é que as pessoas que fazem uso destes pesticidas não fazem durante a aplicação o uso do EPI-Equipamento de proteção individual, que é obrigatório podendo ser passível de multas para o proprietário que for pego nesta situação. Tenho informações que de cada 10 pessoas que dão entrada no hospital do Câncer de Muriae, oito destes são da região de Manhuaçu.Temos que intensificar os esforços para estagnar este problema em todo País.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.