terça-feira, 21 de setembro de 2010

Produtores visitam fábrica de suco em Visconde do Rio Branco

pontenova210910 Um grupo de 50 pessoas, entre produtores rurais de Ponte Nova e região, técnicos, dirigentes de entidades e secretários municipais do setor agropecuário participaram na última sexta-feira (17), de uma visita à uma indústria de polpa de fruta e sucos, localizada em Visconde do Rio Branco (Agrofruti).

O objetivo foi o de conhecer a planta industrial da empresa e seus métodos de trabalho.  Os proprietários da fábrica querem comprar frutas dos produtores do Vale do Piranga e firmar convênio de parceria para a produção de mudas e assistência técnica. Essa foi a terceira rodada de conversas, visando a parceria. A primeira aconteceu durante a Expovale 2010, a segunda foi também em Ponte Nova, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, em 19/08 e agora o encontro se deu na indústria.

O grupo foi recebido pelos sócios da empresa e seus principais técnicos. Eles falaram da capacidade da indústria e do importante potencial de produção de polpas e sucos, visando inclusive o mercado internacional. Os produtores tiveram a oportunidade de  encontrar com o governador de Minas, Antônio Anastásia, que naquela tarde visitou a fábrica e falou do interesse do governo mineiro em apoiar o setor de frutas, principalmente as iniciativas localizadas na Zona da Mata.

Uma próxima rodada de negociações acontecerá em Ponte Nova entre os dias 5 e 10 de outubro, quando técnicos da Agrofruti explicarão como os produtores devem proceder para vender sua próxima safra de “manga ubá” para a indústria e acertar os preços da caixa da fruta. Deverá ser estabelecido, ainda, o papel de cada parceiro na produção de mudas de fruteiras, assistência técnica, armazenamento, transporte e capacidade de produção.

A Prefeitura de Ponte Nova, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, já se prontificou inicialmente, com base na legislação, ceder espaço para a instalação do depósito e seleção de frutas “peckhouse” e o seu transporte até Visconde do Rio Branco. Cabe agora, nas próximas reuniões, os demais parceiros definirem seus papéis num futuro programa de produção de frutas.

Participam das negociações o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Coplacan, Emater/MG, Epamig e Amapi.

Fonte: Unidade Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.