Hoje à tarde, resolvi ir até à lotérica para fazer um o jogo da Megasena. Entrei naquela fila e fiquei ali, na minha, esperando a minha vez.
Quando estava quase chegando o meu momento de ser atendido, tive a infeliz surpresa de ver um cidadão, tido como uma dessas pessoas que se dizem "esclarecidas", furar descaradamente a fila e, o que é pior, ser prontamente atendido pela caixa da loja, sem nenhuma ressalva. O referida pessoa não tem sessenta anos e, portando, sem direito ao atendimento privilegiado previsto em lei para idosos.
Poderia até ter dito alguma coisa, mas, como os demais da fila pareciam conformados com aquela situação, preferi conter a minha indignação. Afinal, pensei, de que iria adiantar eu dizer para ele que aquela atitude não condizia com uma pessoa de seu nível? Está claro que se ele agiu daquela forma é porque estava se lixando para os demais e não seria o meu cometário que iria alterar alguma coisa.
Já era para eu ter me acostumado com esse tipo de situação nesses locais, pois casos como este acontecem todos os dias. Quanto estivermos em uma fila, seja em Bancos, Correios ou qualquer outra repartição pública, basta apenas observar que metidos à espertos aparecem aos montes, se achando os tais por conseguirem passar os outros para trás. É a lei de Gérson, aquela que instiga o brasileiro a levar vantagem em tudo.
Parece que este país está mesmo perdendo a noção do que seja cortesia, amabilidade, educação. São palavras que parecem não significar nada para uma significativa parcela da sociedade que, infelizmente, não está nem aí para seu semelhante, e o que importa mesmo é que as suas prioridades sejam satisfeitas em primeiro lugar.
O mundo contemporâneo está perdendo os valores morais e tudo de bom que foi construído até hoje e, do jeito que está caminhando, sem noção eu nem arrisco um palpite até onde poderemos chegar, se chegar, sãos e salvos. Tudo indica que, apesar do progresso tecnológico, em termos de relacionamento estamos voltando à idade da pedra, onde cada um é que faz a sua lei e vence quem for mais forte.
É uma constação muito triste e o resultado disso tudo, só quem sobreviver, verá.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
O jeitinho brasileiro que está pegando mal
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Pascoal, voce não foi o primeiro e nem será o último a passar por esta situação nesta referida casa lotérica, pois também passei por esse constrangimento, mas na minha opinião a falta de organização é da própria lotérica q/não impoe normas e regras dentro do estabelecimento...
ResponderExcluiramoooo o seu blog!!!!! parabéns!!!!!
paschoal e so vc ir la no correio que vc vai ver o que e discaso com o cidadao,agora e aquele velho ditado o mundo e dos mais esperto
ResponderExcluirBom dia caro amigo Paschoal, e não é só dessa forma que a gente é passado para tráz nas filas, como bem você já disse é o famoso jeitinho brasileiro de querer levar sempre vantagens, pois tenho visto chegar uma pessoa e em vez de ficar lá no fim da fila pede para um amigo que está bem ná frente para fazer o jogo ou o pagamento para ele não ter que ficar na fila que tem dias que está kilometricas, e assim vamos sendo passado para traz feitos bobos e direção dos estabelecimentos, loterias, bancos e correios não fazem absolutamente nada.
ResponderExcluirInfelizmente a vida inteira que viví em Raul Soares tem dessas coisas. Já trabalhei aí com atendimento numa repartição pública e tinha um determinado indivíduo que vinha de São Pedro e queria me obrigar a atendê-lo, sendo que tinha pessoas que vinham da roça. Nunca dei confiança, e o que acontecia: meu chefe o atendia. É um absurdoooooooooooooooooooooooooo.
ResponderExcluirO que o Brasil tem de melhor é o brasileiro...
ResponderExcluirO bom brasileiro, que você quer dizer, não é? Aquele que sabe respeitar o seu semelhante. Por que de metidos a espertalhões nós já estamos fartos!
ResponderExcluir"O Direito não socorre quem dorme". Cochilou? O cachimbo cai... O fiscal do seu direito é, em primeiro lugar, o próprio cidadão. Recentemente solicitei a presença da Polícia Militar na referida Casa Lotérica por inconformismo de não haver ali a -fila única-; prontamente fui atendido pela PM e ato contínuo pelo Sr. Luis Caldas, que concordou e assumiu o compromisso de estabelece-la. E assim foi feito, melhorando em muito o atendimento. Portanto se eu estiver lá e alguém bancar o esperto chamo pra ele a PM e faço valer meu Direito. Jogo na Mega-Sena todas as quartas e sábado.
ResponderExcluirAtenciosamente;
ANTONIO LEAL DUTRA.
Boa tarde a todos.Bom queria fazer 2 colocações,isso é claro se nosso nobre amigo Pascoal postar meu tópico né. Primeiro é que o referido cliente já havia estado na fila e ao chegar a sua vez de ser atendido percebeu que havia deixado uma conta para trás e foi buscar a mesma em sua residência,motivo pelo qual ele passou na frente das pessoas que estavam na fila pois a minha funcionária já estava com as suas contas em mãos e não seria justo que o cliente enfrentasse a fila novamente não é? Pois bem, sendo assim acho que fica esclarecido o mau entendido né. Segundo respondendo ao anônimo das 21:35 , acho que o mesmo também está um pouco mau informado .Temos aqui o nosso caixa preferencial que é onde são atendidos os clientes com preferência de atendimento; somente quando o mesmo está fechado é que se faz o atendimento nos outros caixas.Agora quanto à falta de educação das pessoas que não têm prioridade e utilizam o caixa preferencial, não tem como nossos atendentes ficarem perguntando a todos que estão ali se ele têm mais de 60 anos , se estão grávidas ou se se são deficientes físicos, isto vai da educação e da consciência de cada um . Espero ter esclarecido as situações descritas e peço um pouco mais de compreenção do nosso amigo blogueiro e de seus seguidores pois estamos sempre buscando formas de melhor atender a todos.Obrigado!
ResponderExcluirLuciano Victorino Santos, proprietário da Luiziana Loterias.
É claro que o comentario foi ironico neh amigo das 13:40 ....Eu me referi ao brasileiro malaco que gosta sempre de levar vantagem em cima do proximo.
ResponderExcluirpascoal desculpe mais vc agiu errado ao não questionar o individuo ou o pessoal da loterica . se nós ao presenciar o erro não fazer nada estaremos sendo cumplices do mesmo. ontem aqui em são paulo eu presenciei um caso parecido com o seu estava na fila esperando um determinado onibus ai chegou um "espertinho" e ficou na frente de uma jovem qdo o coletivo chegou a jovem olhou nos do individuo e mandou ele se tocar e pegar a fila como os demais. entramos no onibus e aquele "espertinho" acabou não entrando pq alguem o retrucou.
ResponderExcluirPascoal, o povo de Raul Soares é muito sem educação, isto é de berço, quando não somos educados na origem, é isto que dá.
ResponderExcluirFoi uma falta de respeito por parte do agente da casa lotérica, visto que existe até a filmagem, eu também já passei por este constrangimento na casa lotérica, e da próxima vêz vou esbravejar e pedír respeito em primeiro lugar, mas na verdade uma casa lotérica em Raul Soares é pouco, temos que solicitar mais uma urgente e informar o mal atendimento para a corregedoria da Caixa Econômica Federal.
Caro Luciano,
ResponderExcluirClaro que terei o maior prazer em postar o seu comentário. Afinal este blog é democrático e você não está agredindo ninguém e, sim, prestando um esclarecimento que realmente se fez necessário.
No meu ponto de vista, o funcionário que atendeu aquela pessoa deveria ter esclarecido para os demais que aquele cliente estava retornando para regularizar uma pendência. Eu, por exemplo, nem imaginava o que havia ocorrido, e resolvi fazer um post a respeito, pois este não foi o primeiro. Já presenciei vários outros casos, até mais desrespeitosos que este de ontem.
Entendo que quando o elemento fura a fila propositalmente em flagrante desrespeito aos demais, o funcionário deveria recusar o atendimento, orientando-o para entrar na fila como os outros, para que possa ser atendido. É uma maneira de evitar que quem age corretamente seja penalizado por pessoas que não têm a mínima noção de civilidade.
Esteja à vontade. O blog está à sua disposição para mais esclarecimentos.
A verdade é que uma lotérica só está sendo muito pouco para a demanda,toda vez que vou lá tenho que enfrentar filas demoradas.....
ResponderExcluirLUCIANO EU JÁ TINHA TE AVISADO DOS FURAS FILAS NA LOTERIA, PORÉM VOCE RIU DO ALERTA, AGORA TÁ AÍ ACONTECENDO E DIZENDO QUE VÃO RECLAMAR COM A CORREGEDORIA DA CEF, FIQUE VEIACO E DESEJO SUCESSO NA MELHORIA DO ATENDIMENTO DA CASA LOTÉRICA, SE POSSIVEL COM SENHAS OU OUTRA FORMA DE ORGANIZAÇÃO.
ResponderExcluirSEU AMIGO MARCO BROW
Essa lotérica está monopolizando o direito do cidadão em Raul Soares. Quase não existe outros postos de atendimento na cidade para receber contas de água e luz. Já que pegaram agora é dar conta de atenderem bem a todos sem demora. Outro dia fiquei lá por mais de 1 hora na fila. Vou chamar um advogado quando acontecer isso e processar essa lotérica. Vão ver só. Me aguardem !!!!!!!!!!
ResponderExcluirCadê o PROCON tão anunciado? Será mais uma promessa/CANIL?
ResponderExcluirOs problemas com atendimento na casa lotérica poderiam ser solucionados se fossem adotados os procedimentos implementados pela Caixa Federal e Banco do Brasil, onde o cliente ao chegar à agência retira uma senha e, sentado, aguarda a sua vez. Desse modo, não há como privilegiar esses espertalhões furadores de fila que, na maioria das vezes, se aproveitam da boa fé e comportamento civilizado dos demais que sempre lamentam e evitam tomar medidas mais drásticas.
ResponderExcluirEsta sugestão é válida também para os Correios que, hoje em dia, também é considerado um dos piores atendimentos públicos de Raul Soares.
Ziscein
Nossa loteria é mais desorganizada que loteria de jogo de bicho, devido a presença do bicho homem, que é preguiçoso para planejar/executar/checar e atuar caso fôr necessário, com agilidade.
ResponderExcluirTendo em vista o excesso de atendimentos e a inadequação dos recursos para este empreendimento, nós usuários queremos, reformulação e estruturação da casa lotérica urgente, e avaliação para abertura de mais agências lotéricas no município.
ONG
O problema é quando a pessoa só quer saber de faturar e de não investir nada para melhorar o atendimento e a segurança.Eu já fiquei na fila lá algumas vezes e agora já desanimei de jogar.......
ResponderExcluirE outra detalhe interessante: como aumentou e muito as funções da loteria seria mais do que justo que aumentasse também o espaço, e o interessante entre outras coisas, que a galeria aonde funciona a lotérica pertence a família - cabe a familia encontrar na própria galeria um espaço maior para atender melhor... Mais simples é impossível.
ResponderExcluirEu e a torcida do flemengo concondamos plenamente: "Os problemas com atendimento na casa lotérica poderiam ser solucionados se fossem adotados os procedimentos implementados pela Caixa Federal e Banco do Brasil, onde o cliente ao chegar à agência retira uma senha e, sentado, aguarda a sua vez. Desse modo, não há como privilegiar esses espertalhões furadores de fila que, na maioria das vezes, se aproveitam da boa fé e o comportamento civilizado dos demais que sempre lamentam e evitam tomar medidas mais drásticas.
Esta sugestão é válida também para os Correios que, hoje em dia, também é considerado um dos piores atendimentos públicos de Raul Soares, por falta de mais funcionários na impresa que por sua vez aumentou e muito os serviços".
Enquanto o Procon não começa funcionar o mais rápido - vamos usando o blog do Pascoal para oferecermos as nossas sugestões. Parabéns Pascoal mais uma vez, na melhor das intenções.
Ass. Julinho da Adelaide.