Por Nélio Azevedo
Quando o Dunga foi escolhido para ser o técnico da seleção eu achei que tinha sido uma péssima escolha por vários motivos, entretanto, acho que o mais forte tenha sido a falta de experiência como técnico e por ter sido um jogador extremamente limitado.
Sempre foi um jogador de garra, e, garra e força física não é nossa praia; a nossa praia sempre foi o talento; talento que é uma tradição no nosso futebol. A ginga, a malícia, o drible, estas sempre foram nossas armas. Esse negócio de futebol-força é coisa de Minelli, Scolari e outros técnicos oriundos do sul do país, terra do Arnold Dunga.
O Brasil tem jogadores para se formar mais de uma seleção com possibilidades de ganhar uma copa do mundo, mas o medo de tomar gol que o técnico sempre teve era tanto que se pudesse ele teria convocado 11 volantes, todos bombados.
Infelizmente o talento do futebol brasileiro ficou numa mala que se extraviou e foi parar lá pelas bandas do Rio da Prata, onde, ao que parece, encontraram e fizeram bom uso e, agora estão na linha de frente dos candidatos a Campeão da Copa de 2010; talvez essa tenha sido a Copa mais fácil de se ganhar pelo seu baixo nível técnico.
Essa crença em que o talento ainda resiste nos craques que estão enriquecidos e descansados nos campos da Europa não se comprova no campo, para eles tanto faz ganhar ou perder, é só mais uma copa e, no final do mês o super salário vai estar depositado em sua conta do mesmo jeito.
Uma seleção que cujo técnico abre mão de um Ronaldinho Gaúcho, de um Ganso, de um Neymar, de um Tardelli e leva para a África um jogador recém saído de uma contusão, como foi o apagado e descontrolado Kaká, que leva um Felipe Inconstante Melo; uma seleção que toma gol de uma Coréia do Norte e não consegue fazer mais do que dois gols num time que não teria condições de disputar nem série C do Campeonato Brasileiro, com toda certeza, não merecia ganhar a Copa do Mundo. O Ronaldinho Gaúcho com as duas pernas amarradas é melhor do que os Grafite e Batista, que nada fizeram, é um jogador criativo e nos últimos jogos antes da convocação estava matando à pau e, não levar os meninos do Santos por não ter experiência me soa como uma desculpa esfarrapada; Pelé tinha 17 anos quando foi para a Copa de 58. Tudo bem que, Pelé era o Pelé, mas e se um desses excluídos for um novo fenômeno, não vai ter nem chance de aparecer.
O fato de ter em sua trajetória pela seleção um saldo positivo em número de vitórias, em conquista da desimportante Copa das Nações não o consagram, todos seus méritos são apagados por sua arrogância, teimosia e implicância com os jornalistas que porventura lhe tenham feito algum tipo de crítica.
Nesse dia 2 de julho, Dunga e seus anões fizeram meu filho e todos os filhos dessa grande nação do futebol chorar, chorar de tristeza e de vergonha por apresentar uma seleção tão medíocre, tão limitada onde a criatividade não apareceu nem na hora de explicar os fracassos.
Tchau, Dunga! Tchau, Ricardo Teixeira! Tchau, futebol-força!
Que em 2014 seja a Copa do Talento.
Em parte concordo com a materia,mas convenhamos como ja disse felipão, futebol antigamente era ihgual a amarrar cachorro com linguiça. Nesta copa realmente estavamos carente de criatividade, marca registrada do futebol brasileiro, mas nossos consagrados craques, Ronaldos e adriano, ja não queriam nada com a dureza... ja consagrados, será q se sujeitariam a obedecer ordens, ou iria ficar no oba oba de 2006.
ResponderExcluirFutebol hoje envolve milhões de dolares, o q dizer do Ganso ter operado o joelho uma seman depois do inicio da copa? por q ele não parou e operou antes? nen se ouvia no noticiario esportivo q ele tinha q operar. E o Pele é imcoparavel, mas a Copa de 58 não foi sua primeira convocação, ele ja tinha sido convocado em 5 ou 6 oportuniidades, el ja tinha sido testado.
Apesar de não ter sido campeaõ do mundo, aprovei a maneira de trabalhar da comissão tecnica, q barrou a PODEROSA rede Globo e seus reporteres, q sempre tinha acesso com exclusividad, a seleção é brasileira era de todos não de só uma emissora de tv.
Classifico a derrota como um desastre,, pois depois de um primeiro tempo impecavel, contamos com uma falha do maior goleiro do mundo, q acontece com os melhores tbm, e uma descontrole emocional, geral ,não so do melo.
Parabens a Seleção Brasileira, pelo trabalho dedicação e vamos sim com neymar ganso, Tardeli e ARANHA, rumo ao Hexa em 2014.
Guto Matheus.
Não acho que o Júlio Cesar falhou,acho que o zagueiro brasileiro no "trombadão" o tirou completamente do foco da bola.E quanto ao Dunga,agora só nos resta torcer para que acabe a "ERA BURRA" do futebol brasileiro,porque craques é o que não falta por aqui na "terra brasilis"...
ResponderExcluirADOREI A TRAULITADA QUE A ALEMANHA DEU NOS "HERMANOS"!!!!!!!!!!
DUNGA BURRO !
ResponderExcluirfutebol e isso mesno um tem que ganhar nao tem jeito dos 32 ou 33 paises ser campeao o brasil esta d parabens e 5 vezes campeao ta ruim agora que foi muito bom a argentina levar aquela coleada a foi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirOlha um técnico que leva para a seleção brasileira, o rancor de um chapéu que o Ronaldinho gaucho lhe aplicou na época em que ele jogava pelo Inter, ainda deixando de convocar Ronaldo Gaucho, Pato, Neymar e Ganso, cujo clamor popular gritava e pedia. Alem de muitos outros jogadores, no meu entender não merece um minimo de credito, creio que esta na hora de uma mudança profunda a partir da presidencia da CBF, estamos cansado da manipulação do futebol brasileiro. acho que basta.
ResponderExcluirO Dunga queria ser "Mestre", mas entre os anões ele está mais para "Zangado"!
ResponderExcluirACHO QUE O DUNGA FEZ UMA SELEÇÃO DE ACORDO COM A CAPACIDADE DELE.........
ResponderExcluirPra ser sincera,não acho que o Dunga foi um mal técnico,ele fez o possível pra ganhar,não sei vcs lembram mas a copa de 2006 Ronaldinho Gaúcho jogou e perdemos,não criticando o seu talento ate pq ele é muito talentoso,mas não acho que faria tanta diferença,e o Dunga sempre jogou e entende de futebol,agora quem somos nós que nem sabemos se quer o que é um jogo de seleções para criticar?quando o Brasil tava ganhando todo mundo aplaudia o Dunga,agora que perdemos colocam a culpa nele?fala sério,melhor que saber ganhar é ser humilde e saber perder,ele fez o possível e os jogadores também,queria ver se os críticos tivessem lá o que fariam,não ia ser 2 a 1 e sim um placar vergonhoso.DUNGA PARABÉNS,VC É UM ÓTIMO TECNICO,E DESEJO MUITO SUCESSO!
ResponderExcluirAGORA EU VI!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirO Dunga não sabe ganhar,
ResponderExcluirele sabe perder!!!!!!!!!!!!
Essa anonima de 18:18 do dia 07-07, devia procurar um tanque com roupa suja pra lavar pq de futebol ela não entende nada.
ResponderExcluirEnquanto este Ricardo Teixeira não sair da CBF,vai continuar esta bandalheira e incompetência.Queria ver se o presidente da CBF fosse um Zico,um Júnior ,um Sócrates etc. se estaríamos passando por micos assim.......
ResponderExcluir