terça-feira, 2 de março de 2010

Professor da UFMG explica o mistério da pedra que "explode” em Chalé


A comunidade do Córrego da Areia Branca, zona rural de Chalé, deste o dia 17 de fevereiro vem presenciando a “explosão” de uma pedra, conforme noticiamos em postagem de 22/02/2009. Muitos moradores ficaram com medo, alguns chegaram a falar até em final dos tempos.

A notícia ganhou repercussão, sendo veiculada nos principais jornais de Minas Gerais. E também chamou a atenção dos curiosos, segundo os habitantes do lugar, “cerca de 1.500 pessoas vieram presenciar o fenômeno”.

A redação do Diário de Manhuaçu entrou com contato com o professor associado do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Maurício Noce. O Diário enviou algumas fotografias e o professor emitiu o seguinte parecer: “Suas fotos mostram, com muita clareza, um fenômeno natural. A rocha exposta na superfície, como nestes paredões da região, sofre um processo chamado intemperismo, que resulta da reação química entre os minerais constituintes da rocha e a água da chuva. Isto provoca um desplacamento da porção mais superficial, como se a rocha estivesse soltando a "casca". Quando uma parte se solta ela pode levar várias outras, como parece ser o caso das fotos”.

O Professor Noce disse que os moradores não precisam ficar com medo, mas fez um alerta. “As pessoas não precisam se preocupar, a não ser que resolvam escalar a pedra, quando então sempre há o risco de alguma parte se soltar”.

Fonte: Diário de Manhuaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.