quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Carne continua sendo entregue sem o cumprimento de normas de higiene


No dia 23 de janeiro deste ano, denunciamos aqui no blog que enquanto funcionários do matadouro municipal faziam a entrega de uma banda de um boi no açougue do sr. Romero, localizado na rua Pe. Chiquinho nº 240, tanto o dono do açougue quanto os fregueses que estavam presentes, notaram um mal cheiro que exalava do animal que, ao que tudo indicava, já estava em decomposição.

Este episódio rendeu mais duas postagens: uma contendo a explicação do Supermercado Entre Rios, o qual havia recebido a outra banda da rês contaminada e, a outra, explicações do Médico Veterinário Péricles Torres, responsável pela fiscalização do matadouro municipal, sobre o ocorrido.

Para quem não reside em Raul Soares e ainda tem alguma dúvida sobre o meio de transporte utilizado pela administração do matadouro municipal para a distribuição da carne aos açougues e supermercados, estão aí as fotos, tiradas hoje de manhã, que dizem tudo. Este baú circula pelas ruas com a porta traseira aberta e um funcionário sentado, expondo a carne a ainda mais contaminação.

Além do matadouro não possuir uma câmara frigorífica adequada e exigida pela legislação, a entrega da carne é feita de forma irregular, em um baú sem refrigeração, acoplado a um trator agrícola, mais parecendo com um caminhao de lixo, como bem disse um leitor em um dos comentários.

Apesar das denúncias e dos reclames dos leitores sobre vários episódios que cercaram esse fato, os funcionários do matadouro continuam trabalhando do mesmo modo, como se nada houvesse acontecido, deixando transparecer que nenhuma providência ainda foi tomada para solucionar ou, pelo menos, amenizar esses procedimentos que culminaram com a denúncia, o que entendemos como um descumprimento da legislação sobre o assunto e um desrespeito para com o consumidor.

Será que podemos confiar nas instituições como guardiãs no sentido de realmente proteger o cidadão? Muita gente já está duvidando disso e chegando a pensar que infelizmente estamos mesmo é sós e desprotegidos, entregues à sorte, numa terra de ninguém. 

27 comentários:

  1. Onde que está o serviço da Vigilância Sanitária Municipal? Será que existe? Ou será que esse transporte está adequado dentro das normas preconizadas pela VISA. Tenho certeja que na folha de pagamento da Prefeitura existem esses profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Onde esta o ministerio publico? alguem já fez algum comunicado a eles?

    ResponderExcluir
  3. só uma questão me intriga porque os comerciantes compram a carne desse matadouro? será que não dá para mudar de fornecedor? onde está a lei do livre comercio? nao teria outros fornedores nas cidades circunvizinhas? se os vereadores que são eleitos para defender o povo se manifestar alguma providencia será tomada.

    ResponderExcluir
  4. Que vergona para Raul Soares!!Não consumo carne daqui, prefiro comprar dos municipios vizinhos...um caminhão sem nenhuma higiene, carne transportada de qualquer forma;;;

    ResponderExcluir
  5. Este é apenas um dos problemas encontrados em nossa cidade, ou seja, é um descaso total em quase tudo para nós, raul-soarenses.
    O que a população tem que saber é que qualquer um de nós é legitimado a fazer uma denuncia ao Ministério Público ao invés de ficar rendendo artigos. Pois somente uma investigação dos órgãos competentes é que vão trazer a mudança tão esperada em todas as questões pendentes, o que não se deve fazer é assitir tudo calado, pois o poder de fato é do povo.

    ResponderExcluir
  6. a pessoa que vai comprar carne nos municipios vizinhos conhece o matadouro de sao pedro.

    ResponderExcluir
  7. A Tarza vai funcionar , ou ficou só no blá blá blá.

    ResponderExcluir
  8. Encontrei a solução:
    Virei vegetariano. No meu prato fico sonhando com um bife acebolado. Já estou recusando comer carne nos churrascos dos amigos.

    ResponderExcluir
  9. É MELHOR VIRAR VEGETARIANO. MELHOR MESMO É PARAR DE CONSUMUIR CARNE, POIS SE NAO FIZERMOS ISSO NAO IRAO TOMAR AS ATITUDES CABIVEIS. DIGA NAO AO CONSUMO DE CARNE EIS UMA BOA CAMPANHA

    ResponderExcluir
  10. Esse problema foi combatido durante outras épocas? Pq pelo que me lembro esse meio de transporte já funciona há decadas e nunca vi tanta denúncia como hj em dia, tomara que tenha uma solução adequada e dentro a lei, pq uma coisa é defender os direitos e a saúde dos cidadãos e outra é fazer politica com esses direitos, Deus queira que a maioria que aqui estejam pensem unicamente no bem comunidade.

    ResponderExcluir
  11. Olha aí os argumentos do outro???Do anônimo das l3:07-Meu filho,se no passado fizeram errado o que não podemos é deixá-los continuar a fazer,estamos em pleno séculoXXI e você com este tipo de papo ainda???Agora nós temos direitos CONSTITUIDOS e podemos reclamá-los!!!
    Não é possível que você seja a favor que esta porqueira continue para sempre,né???

    ResponderExcluir
  12. ETÁ POVO DIFICIL...QUANDO TAVA FECHAO PEDIA PRA ABRI, AGORA QUER Q FECHA........

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez, um aviso aos leitores que enviaram comentários que não foram liberados, e estão cobrando a sua postagem:
    Alguns comentários estão sendo moderados porque não estão de acordo com o tópico acima, ou seja "não serão permitidos os que contenham ofensas pessoais ou que não estejam em consonância com a matéria". Tenho aberto exceção para um ou outro, mas não posso liberar todos.
    Alguns insinuam que estou do lado A ou B.
    Não é isso. Critiquem, mas evitem acusar apontando nomes, porque liberdade de expressão também tem limites.
    Quem acusa tem que provar o que está dizendo e, no caso do anônimo, fica mais difícil essa comprovação. A menos que o caso seja entregue à Polícia Federal, a qual tem meios de chegar à máquina onde a ofensa foi originada e descobrir o autor.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 17:59: para abrir e funcionar desse jeito, melhor continuar fechado mesmo.
    Tenho mais confiança nesses bois abatidos no mato do que esses que vêm do matadouro.

    ResponderExcluir
  15. Bem que a prefeitura poderia colocar esse caminhão baú para recolher o lixo...

    ResponderExcluir
  16. Outra opção é que, em alguns supermercados,na ala de produtos congelados,se vendem alguns tipos de carne,inclusive de boi e de porco.Não é muito mais caro e são carnes de frigoríficos fiscalizados e com carimbo.
    Infelizmente,optei por abrir mão de carnes frescas e passei para a congelada,porque comer carne originada deste matadouro é brincar de roleta russa!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem, concordo que poderia haver uma câmara frigorífica para garantir o armazenamento e distribuição das carnes na nossa cidade... mas vocês que ainda moram em raul, agradeçam por poderem comer carne fresca... As carnes congeladas das cidades grandes, quem vem dos grandes frigoríficos, viajam por dias, ficam guardadas por mais dias, são distribuidas por mais dias, ficam armazenadas no comercio por mais dias...... não tem gosto de nada comparadas às carnes compradas nas cidades de interior como raul soares, em que entre o abatimento e a mesa as vezes não demora um dia....

    concordo com um anônimo que disse... aí em raul a carne do boi abatido no mato é a melhor e mais confiável que podemos encontrar!

    ResponderExcluir
  18. A carne está fresquinha e todos os tipos de bactéria também!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Consumir a carne da forma que esta cidade consome é "canibalismo", consome-se carne cadavérica, isso não é aprovado pela legislação, a carne para ser consumida pecisa antes passar pelo processo de resfriamento!

    ResponderExcluir
  20. Hei anônimo das 11:24 - Esta gente não respeita legislação não,ou melhor,só respeitam quando é para ferrar as pessoas.Assim como fizeram na novela das mesas,IPTU e outras pendengas que se resolveria muito bem com conversas,negociações e respeito mútuo.....

    ResponderExcluir
  21. Nem mesmo camara frigorifica,nem caminhao podem resolver o problema criado,vcs amigos raulsoarenses prestaram atencao onde o Dr Pericles relatou que estavam as lesoes na carcaca,vou relembra-los,no pulmao e na costela.Quem pode afirmar que essa lesao nao e uma lesao de tuberculose. Onde esta a fiscalizacao dr Pericles........

    ResponderExcluir
  22. Este trator puxando este baú aí precisavam cair na INTERNET em rede nacional,tenho certeza que ia dar o maior IBOP e com certeza as atenções se voltariam para a cidade de Raul Soares e "seu desgoverno"!

    ResponderExcluir
  23. Como diz o Boris, ISTO É UMA VERGONHA.
    Nem acredito que estou vivendo nêste tempo agora.
    Diga que tudo é mentira, pegadinha, prefiro perder 5 sentidos e morrer se isto fôr verdade.
    Rubens Astolfo Mascarenhas - Michigan - USA.
    SOS SOS SOS SOS SOS SOS SOS SOS SOS SOS SOS; ISTO É TERROR, CATÁSTROFE, CALAMIDADE GERAL.

    ResponderExcluir
  24. Estou com inveja de Bicuiba,lá antes de matar o boi ou porco,eles desfilam pela Rua com toda saúde,e todos falam,amanhã cê tá na panela .

    ResponderExcluir
  25. Pois é Rubens,enquanto você está aí escandalizado no PRIMEIRO MUNDO,nós estamos aqui,parece que no se não for o fim do mundo,muito próximos do fim de Raul Soares.
    Aí vão perguntar pra você,morreram de quê???
    Você poderia responder,de ignorância!!!
    Tudo bundão,tão vendo a tragédia anunciada e deixando os abutres deitarem e rolarem!!!

    ResponderExcluir
  26. Hô "Rubens fala pra mãe"...que a coisa aqui tá muito pior do que vocês imaginam!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Sua mãe já está sabendo filho, fique tranquilo que não voltaremos tão cedo, voce virá depois do carnaval, e nunca mais voltará para esta terrinha sem ordeiros.
    Rubens Mascarenhas - Michigan - USA

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.