quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Previsto leilão de veículos apreendidos


CARATINGA – Carros, motos, caminhões e sucatas. O pátio da Fervel, depósito autorizado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), está lotado, pois desde 2005 os leilões não ocorrem. De acordo com o proprietário Amadeu Alexandre Gomes, 2.800 veículos estão no local, alguns recolhidos há mais de dez anos.

Amadeu diz que o leilão deve acontecer em abril e poderão se repetir a cada noventa dias, conforme prevê a legislação. A organização caberá ao próprio depósito. Qualquer pessoa poderá participar do leilão, e o público poderá visitar e conhecer os veículos e sucata a serem leiloados três dias antes do dia marcado por edital que deverá circular na ocasião.

Os preços variam, entre R$ 200 a sucata e veículos em melhor estado de conservação a 15 mil reais. Os proprietários de veículos que poderão ser leiloados receberão notificação sobre o procedimento que será estendido também às financeiras, no caso de alienação. Esta notificação obrigatória vale para donos de veículos e financeiras de qualquer parte país. Os veículos que estiverem no pátio há 90 dias ou mais entrarão no leilão de abril.

Há exceções na preparação da lista dos veículos passíveis de leilão: aqueles que tiverem qualquer impedimento judicial, a princípio, não serão leiloados, porém poderão ser vendidos, desde que haja liberação de um juiz.


INFORMAÇÕES SOBRE LEILÕES DE VEÍCULOS

- Os carros apreendidos pelo Detran poderão ser leiloados caso não haja nenhuma reclamação do proprietário no prazo de 90 dias.

- Os carros só poderão ser leiloados se não tiverem passagem pela polícia ou pelo poder judiciário; isso quer dizer que os veículos apreendidos e alvo de roubo ou furto ou qualquer outro problema que envolva a necessidade de autorização judicial não poderão ir a leilão.

- Os valores dos carros arrecadados poderão serão utilizados para quitar dividas como multa, impostos, despesas ou qualquer tipo gastos.

- O arrematante do leilão pode pagar até 30% do valor do lance, lembrando que 5% serão para serviços do leiloeiro, sendo que o valor deve ser pago em até cinco dias úteis. E o novo proprietário pode retirar o carro em até 10 dias úteis, sob risco de perder o valor dado por sinal; o veículo nessa condição volta a ser considerado apreendido e sujeito a novo leilão.

- Os veículos podem ser documentados após o leilão, desde que esteja em condições cabíveis para circulação. Para participar do leilão, os leiloeiros têm prazo de 15 dias para se cadastrarem junto ao órgão executivo de trânsito.

- O veículo considerado recuperável poderá voltar a circular, desde que o arrematante tome todas as providências necessárias, no prazo e forma exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997), para colocá-lo novamente em circulação.

- O veículo considerado sucata, ou seja, irrecuperável ou definitivamente desmontado não poderá voltar a circular.

Fonte: Portal Diário de Caratinga

Um comentário:

  1. tem q haver com mais frequencia, para evitar a desvalorisação dos veiculos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.