sexta-feira, 6 de junho de 2008

Prefeito passa por cima da lei e transfere PSF da Vila Parente para o centro

Está sendo inaugurada hoje uma Unidade Básica de Saúde “Sotero Silveira de Souza” (foto), no centro, cujo atendimento deveria ser para os moradores do centro da cidade. Entretanto, o objetivo está sendo desvirtuado, pois o novo prédio será utilizado para abrigar um PSF já existente, em outra área geográfica.

A legislação da saúde define que a Unidade Básica de Saúde deve ser localizada o mais próximo da área a ser atendida. Será que os administradores municipais têm conhecimento da legislação e se preocupam com o bem estar da população?

Esta situação irá causar grandes transtornos, pois a comunidade atendida pelo (UBS) PSF Vila Parente é composta em sua maioria de idosos, que a partir de agora terão que se deslocar até o centro da cidade para atendimento. E ainda, a população do centro não será atendida nesta Unidade. Será que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde vão disponibilizar veículos para o transporte da população até a nova (UBS) sede no centro da cidade?

Conforme já esclarecemos na postagem “Reunião para aprovação de contas do Conselho Municipal de Saúde foi tumultuada”, ficou decidido na reunião da Conferência Municipal de Saúde realizada no dia 6 de outubro de 2007, conforme ata assinada por 251 conferencistas, que sobre as propostas do PSF, foi a de manter a sede do PSF Vila Parente na rua de Ubá e criar um PSF no centro da cidade.

O que realmente está ocorrendo é que o prefeito municipal Vicente Barboza não está respeitando a legislação e nem a ata do Conselho Municipal de Saúde.

Será que quem governa não tem mais a obrigação de respeitar as leis?

Até quando vamos ter que agüentar isso?

Texto: colaboração de Maria das Graças de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.