segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Vereador Joaquim Fragoso brilha na tribuna

A última reunião da Câmara Municipal no ano de 2007, realizada hoje, foi talvez uma das melhores do ano. Vários projetos foram aprovados. Mas o que mais chamou a atenção foi o Projeto de Lei 24/2007, de autoria do Executivo, que trata das devoluções das parcelas recebidas da população pelo calçamento de ruas. Ele foi aprovado com a emenda proposta pela Vereadora e Presidenta da Câmara Fernanda Cristyne Rocha de Souza Lima, que altera o modo de como serão essas devoluções. Pelo projeto original, as devoluções deveriam ser descontadas quando do pagamento do IPTU pelo contribuinte. Pela emenda, essas devoluções deverão ser pagas em espécie, beneficiando, assim, quem até se sacrificou para quitar essa taxa. Os vereadores Elis Rocha de Souza (Lelé), Joaquim Mariano de Souza (Joaquim Fragoso), Célio David Nesce e Roberto Pires da Silva votaram a favor. Votaram contra os vereadores José Flávio Monteiro de Castro, Eimard Rodrigues Ribeiro e Joaquim Martins Gomes (Quinca Donana). O vereador Romeu Barbosa (Rui do Jipe) não compareceu.
O veterano vereador, com onze legislaturas, Joaquim Mariano de Souza, brilhou na tribuna ao defender a aprovação da emenda. Disse que, além de inconstitucional, essa proposta do executivo era enganosa, pois, além de não beneficiar, penalizava ainda mais o cidadão. Citou o caso de um contribuinte de São Vicente da Estrela que está com 80 anos de idade e pagou R$ 1.300,00 para que a sua rua fosse calçada. Pelo projeto original, se fosse descontar todo ano o valor de seu IPTU que é de R$ 30,00, ele levaria 43 anos para receber o seu crédito com a prefeitura e, até lá, já estaria com 123 anos. Ressaltou que os vereadores são eleitos para defender o povo e não para apoiar o prefeito, como muitos ali o fazem, mesmo sabendo que, às vezes, ele não está agindo corretamente.
O fato é que, mesmo concordando com as sábias palavras do vereador Joaquim Fragoso, os vereadores oposicionistas preferiram votar contra a emenda. Na verdade, votaram contra aqueles que os elegeram, e, como sempre, a favor de seus próprios interesses políticos e pessoais. Parabéns ao vereador Joaquim Fragoso pela aula de política que nos ofereceu neste momento tão oportuno. Não é à toa que ele conseguiu ser o vereador com maior número de mandatos no Brasil.
Devido ao recesso, a Câmara voltará a se reunir só em fevereiro de 2008.
Na foto ao lado, o vereador Joaquim Mariano de Souza (Joaquim Fragoso), discursando na tribuna da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.