terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tributo ao Jardim Velho

No segundo dia de demolição do piso do Jardim Velho, quando vi que aquilo era para valer mesmo, tomei uma sentimental decisão. Fui no meio dos entulhos e retirei um ladrilho daqueles para guardar de lembrança. Afinal de contas, foi ali que passei a minha infância e juventude. Onde vivi as grandes emoções de minha vida, tanto boas quanto ruins. Aquele chão que estava sendo arrancado presenciou tudo isso e eu não poderia deixar por menos. Vou mandar emoldurar esse ladrilho e guardar como lembrança para o resto de minha vida. É o mínimo que posso fazer por esse pedaço de chão que já presenciou tanta coisa bonita. Para completar a minha homenagem, fiz uns versos, que abaixo publico. Não é nenhuma obra poética, mas é o que consegui fazer nesse momento de emoção.

Ladrilho

Pedaço de cimento, de areia e cal
Se estendendo como manto pelo chão,
Criando trilhas para todos passear.
Um céu de sonhos, mil flashes de ilusão.

Em criança, brinquei tanto, bem ou mal,
Neste encanto que hoje eu lembro com emoção
De um grande amor que até me fez chorar.
Foi ali que entreguei meu coração.

Hoje, ao ver meu chão sendo destruído
Pego um pequeno ladrilho de lembrança
E guardo com esse meu triste lamento.

Foi meu sonho, meu amor comprometido,
Tudo que eu ajuntei desde criança
Que hoje eu guardo neste naco de cimento.

Um comentário:

  1. Pascoal.
    Agora a noite, fui ver a decoração de natal daqui de Ouro Branco. O jardim da praça estava todo iluminado, o coreto estava lindo, com imagens do presépio, numa cena verdadeiramente encantadora. Parei, fiquei admirando aquilo tudo, como se estivesse sonhando e me transportei para o meu passado. Das pessoas que também extasiadas. como eu, ali presentes, crianças, idosos casais de namorados tudo me fazia lembrar daí, com grande nostalgia seguida de uma grande tristeza,aolembrar que logo no natal, o nosso querido jardim velho virou canteiro de obras, onde entulhos tomaram o lugar de uma linda decoração de natal. Como voce, também neste coreto "brinquei bem ou mal"mas brinquei muito.Mais tarde, das voltas e voltas e meias, entorno do jardim, também entreguei meu coração entre um flerte e outro, também, me apaixonei, com muita emoção,pura emoção.
    Hoje,daqui vivo apreensivo com o que está por acontecer. Acredito na
    sensibilidade das pessoas que estão
    modificando e revitalizando o nosso jardim. Espero que não agridam ou destruam esse nosso pedaço que presenciou tanto romantismo, coisas da nossa infanto/adolescência, perpetuadas em nossa memória.
    Para você, quem admiro bastante, aceite os meus votos de um natal cheio paz e saúde junto aos seus.E para o ano que se aproxima, que o Menino Deus que renascerá daqui a pouco, ilumine a sua trajetória lhe trazendo também muita prosperidade e esperança.

    Nélio Machado - Ouro Branco-MG

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.