Mostrando postagens com marcador academia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador academia. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de setembro de 2013

Pilates na estenose lombar

clip_image002

Quem sente dores muito fortes na região lombar deve ficar atento a uma doença óssea chamada estenose. Geralmente ela traz sintomas como alteração de sensibilidade, perda de força nas pernas e prolongamento das dores para as nádegas e pernas. A fisioterapeuta Rafaela Galvão* explicou pra gente um pouco mais sobre esse problema e deu a dica: o Pilates pode ajudar no tratamento. Olha só:
 
O QUE É ESTENOSE?
 
É o estreitamento do canal vertebral, que provoca pressão na medula espinhal. A estenose pode acontecer na região lombar e na cervical. As causas podem ser congênitas (o indivíduo já nasce com estreitamento do canal) ou adquiridas. Entre as causas adquiridas podemos citar o desgaste progressivo da coluna ou consequência de trauma, infecção ou cirurgia.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas da estenose lombar são dores nas costas, nádegas e pernas (dor ciática), mas pode ocorrer também sensação de peso, fadiga, formigamento e câimbras nas pernas, dificuldade para andar e incontinência urinária. Tais sintomas podem acontecer apenas em um lado, mas geralmente são bilaterais.

COMO O PILATES PODE AJUDAR? 

Muitos indivíduos com estenose lombar têm limitação funcional devido à diminuição de força muscular e flexibilidade, provocada pela dor. A posição de flexão se torna mais confortável. O fortalecimento da musculatura abdominal, extensores de tronco e dos membros inferiores é de suma importância, bem como o alongamento do íliopsoas, piriforme, supraespinhal e diafragma (este através da respiração).

Prof. Jeferson Sathler

sábado, 31 de agosto de 2013

Jequeri terá Academia de Saúde

Academia da SaúdeJequeri (MG) - Com recursos na ordem dos R$ 179.700, está sendo construída na cidade mineira de Jequeri, a 1ª Academia da Saúde do Município. A verba é proveniente do Ministério da Saúde. A construção está sendo feita no bairro João Bosco Calais e tem prazo previsto de entrega para 120 dias. A Academia contará com diversos profissionais ligados à área da saúde, dentre os principais: fisioterapeutas e educadores físicos.

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

Com informações do Ministério da Saúde.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tem que malhar, vamos lá!

Cinco dicas para não desistir da academia

marlene02

Você se olha no espelho e não gosta do que vê. Corre para se matricular na academia mais próxima da sua casa. No primeiro mês, faz todas as aulas e mantém o pique. No segundo vai cada vez menos e, a partir do terceiro mês, o suplício começa a dar sinais e você consegue ir uma vez por semana e olhe lá. Bom, mas se quer mesmo perder as gordurinhas indesejáveis e dar um upgrade no visual e na saúde, dedicação é fundamental. O personal trainer Sandro Rosa de Albuquerque dá cinco dicas para não desistir da academia.

Saiba quais benefícios a atividade física vai lhe trazer: “A atividade física pode trazer, para qualquer praticante, inúmeros benefícios para a sua saúde, além de autoestima e qualidade de vida. Antes de se atingir um objetivo estético, o praticante consegue obter inúmeras melhoras no que diz respeito à saúde: ele fica mais forte, resistente, condicionado, rígido, firme, equilibrado e bem disposto. Ou seja, mais saudável e com mais qualidade de vida. Sabendo disso, o praticante passa a ampliar a sua visão para o exercício, já que é indispensável na vida de qualquer pessoa.”

marlene01Escolha a atividade que mais gosta: praticar exercícios é como namorar: “Quando nos relacionamos com alguém que não gostamos muito a relação pode até ser boa. Porém, quando comparamos a um relacionamento com alguém que amamos ou que estamos apaixonados, a relação é muito melhor. O mesmo é com a atividade física. Temos que praticar o exercício que mais nos dá prazer. Assim, teremos um estímulo pessoal e uma possibilidade de resultado muito mais abrangente”.

Procure um ambiente saudável: “Como profissional da área e apaixonado pelo que faço, sempre indico que, além de estrutura física da academia, o aluno procure analisar o ambiente. Existem academias em que o local não é muito agradável, contribuindo com a desistência. Procure sempre um ambiente descontraído, com pessoas agradáveis. Isso pode ajudar muito.”

marlene03Trace metas e objetivos: “Os objetivos só são alcançados através de uma rotina de treinos, onde se deve treinar com a intensidade, o tempo e a quantidade de vezes apropriadas. Quando se percebem as mudanças, nossa mente percebe como se estivesse sendo abastecido o tanque da motivação. Os resultados animam e dão força para sempre seguir em frente”.

Procure estímulos: “Procure, de preferência, uma boa companhia para ir malhar. Pessoas sozinhas podem andar mais rápido, mas não conseguem ir tão longe. Manter uma rotina de malhação nos dias atuais é uma missão muito difícil, principalmente para quem está iniciando. Temos muito pouco tempo para nos cuidar porque trabalhamos e estudamos demais. Uma boa companhia pode nos motivar naqueles dias em que desistiríamos se estivéssemos sozinhos”.

Com informações do Bolsa de Mulher – Portal Terra

Fotos da queridíssima raul-soarense Marlene Alves

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Custo X Beneficio do Pilates

clip_image001Muitas pessoas acabam adiando a decisão de fazer aula de Pilates ou mesmo desistindo quando se deparam com os preços. O Pilates traz, benefícios incomparáveis à saúde, mas por que será que essas aulas são mais caras que as de ginástica comum?

O valor cobrado pelas aulas de Pilates está associado ao alto nível da formação dos profissionais, ao custo de investimento inicial equipamentos e ao pequeno número de alunos por aula.Dependendo da região do país, a mensalidade cobrada para duas aulas por semana, pode variar de R$100,00 até R$550,00. Um fator importante que deve ser levado em conta é o atendimento personalizado característico do método.

As aulas de Pilates podem ser feitas individualmente ou quando não são individuais, são dadas para 2 ou 3 pessoas, no máximo onde o instrutor avalia e traça a conduta adequada às necessidades de cada individuo. Ao contrário das aulas de ginásticas em academia, que chegam a somar 20 ou mais pessoas numa mesma sala. O Pilates é baseado na atenção e consciência corporal. O olhar do professor deve estar sempre atento a cada movimento do aluno, como um personal trainer.

É importante ressaltar que o custo vale pelo tamanho do benefício. O Pilates conquistou o mundo pelo rápido resultado apresentado com uma rotina de treino. Resultados estes que previnem e tratam problemas de saúde como dores na coluna, ansiedade e tensões musculares decorrentes do stress. Sendo assim, se pensarmos que um mês inteiro de aulas de Pilates pode custar quase o mesmo do que uma sessão apenas de fisioterapia ou psicoterapia, fica até barato.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Exame de Graduação Kung Fu em Raul Soares

boaaaNeste domingo, 29, foi realizado no Ginásio Poliesportivo de Raul Soares o Exame de Graduação da Escola (academia) YWT Amor e Gratidão, onde mais uma passo foi dado para o crescimento, não somente marcial mas também espiritual e psicológico de cada aluno da Academia.

O próximo passo da Escola é por em pratica, no mês de agosto, os projetos de Tai chi Chuan nas praças, com foco no bem estar da saúde da população; começar uma oficina na APAE, como foi realizada no CERP, e realizar o 1º Evento de Artes Marciais Mistas em Raul Soares, já em andamento, onde os valores arrecadados serão revertidos para a construção da sede da associação YWT AMOR e GRATIDÃO, e manter os projetos citados acima e os próximos que ainda estão apenas no papel.

Mais informações no site  www.ywt.com.br
Blog: yimwingchun.blogspot.com.br
Cel: (33) 9100-3138
Mestre : José Carlos ( Zeca)

Pascoal Online, com informações do Mestre José Carlos

domingo, 20 de novembro de 2011

Mestre de Artes Marciais funda academia em Raul Soares

mestre_carlosMestre Carlos ou José Carlos (Ka lou se) conhecido como Zeca, após anos de intercâmbio de técnicas, físico, psicológico e espiritual na nobre arte do Wing Chun Kung Fu (arte criada por uma mulher e praticada pelos mestre IP MAN e Bruce Lee), conseguiu finalizar os níveis das artes e a formação de Mestre Nível Sênior pelas mãos do saudoso mestre (Tarcísio) Wong Sun.

Abriu sua escola em fevereiro de 2010 na academia do Sensei Claudio Avelino (kbk) e hoje está no Ginásio de Esportes de Raul Soares e com instrutores em treinamento nas cidades de Raul soares, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Abre Campo, Goiabal e Ponte Nova.

Mantendo contato com Grão-Mestre Rayllamm, um dos Maiores mestre do Mundo formado em diversas artes marciais e presidente do I.A.M.C.E - Instituto internacional de Artes Marciais e Esportes, com sede no Japão, nesta última quinta-feira, 17, Mestre Carlos foi aceito como Filiado e Representante Internacional do I.A.M.C.E na região.

alunos_mestre_carlosJá pensando no futuro, Mestre Carlos está incluindo nas modalidades da escola de Artes Marciais, Além do Kung Fu Wing Chun, MMA e Defesa Pessoal Avançada e o Tai Chi Chuanque. Além da academia, ministrará aulas pela Prefeitura de São Pedro dos Ferros para o grupo da terceira idade.

Segundo Mestre Carlos, sua meta é fundar um instituto para ajudar e servir a sociedade como pedem as Tradições da Sociedade Wing Chun, colaborando na Associação de Bairro da Vila Barbosa, onde é presidente, tentando sempre estar presente. Utilizará este instituto como meio de refinação espiritual, independentemente de Religião, mas com boas obras de caridade e, assim, guiando no sentido real da artes seus alunos, porque, além de os transformar em Faixas Pretas, o objetivo maior é fazer deles Homens e Mulheres de Bem, formados na arte da vida, lembrando sempre que o único Mestre verdadeiro é Jesus.

"Por mais longa que seja a caminhada, ela sempre começa com o primeiro passo."

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grupo raul-soarense participa de maratona no Rio de Janeiro

corredores_maratona
Grupo de corredores de Raul Soares foi até a cidade do Rio de Janeiro para concretizar o sonho de participar de uma maratona na Cidade Maravilhosa. Veja a história, contada pelo corredor e professor Neudimar Moreira de Miranda.

 

Correr e superar obstáculos... Nossos objetivos.

“Depois de correr, o que corredor mais gosta de fazer é contar histórias. Sobre os melhores tempos, as piores lesões, o passe mais baixo, a montanha mais alta, a prova em que tudo deu certo, o treino em que deu tudo errado.... E isso tudo sem sair do universo das corridas.” (Zé Lúcio Cardim – Revista O2 n.102, out/2011)
Realmente é isso o que acontece conosco. Comentar sobre a corrida, rever o que deu errado para corrigir, destacar o deu certo para melhorar. Sei que é chato, às vezes, para as pessoas que não compartilham conosco este esporte, mas são nossos familiares, amigos, alunos, frequentadores da academia... todos, pessoas com as quais convivemos e que sempre nos escutam comentar sobre nossas corridas, sobre a superação, dia a dia, de nossos obstáculos, dores, cansaços, alegrias... e por que não dizer: VITÓRIAS!!!

Agora estou aqui para escrever sobre nossa última corrida.

Participamos de mais uma. Agora especial. Especial por ser no Rio de Janeiro. Sonho que partiu de uma brincadeira após um treino. Treino árduo. Preparativos detalhados. Concretização...

O Circuito das Estações Adidas são quatro corridas anuais que acontecem nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Curitiba e Salvador. O percurso pode ser de 5 e 10 km. A cada etapa os participantes recebem uma medalha que, ao final, forma uma mandala – um lindo troféu.

Após participarmos de várias etapas em Belo Horizonte desde o ano passado, sonhamos em correr no Rio de Janeiro uma delas. A corrida da Etapa da Primavera aconteceu no dia 09 de outubro, com largada às 8h, no Aterro do Flamengo. Nela havia mais de 12 mil pessoas inscritas. Foi maravilhoso correr em meio a tantas pessoas. Sabíamos que éramos somente mais um anônimo no meio daquela multidão, mas a emoção de cada um é indescritível, diria até, indizível. Uma forte emoção que certamente povoará nossas lembranças por muitos e muitos anos.
A equipe de Raul Soares, sob as orientações dos professores Eduardo e Ledsandra era composta pelos corredores: Neudimar, Renata, Carlos,Damores, Luciana, João Marcos, Camila, Vagner, Mariana, Fernanda e Nelson. Alguns desses raul-soarenses moram em outras cidades, mas possuem grande vínculo conosco.

Correr é uma arte, um esporte, uma emoção. Ajuda a aumentar a autoestima, o humor, a melhorar a saúde e, ainda, a modelar o corpo. São vários os motivos para correr. Não importa qual seja. O que importa é que correr nos mantém, a cada dia, mais unidos, com mais força para superar nossos obstáculos e, até mesmo, a compartilhar bons momentos e, por que não, alguns problemas que nos afligem no cotidiano.

Continuamos treinando, já temos outras provas previstas e com presença confirmada. Queremos aumentar nossa equipe. Busque também um objetivo para sua vida e entre em nosso time de corredores. Afinal: “Correr cansa, mas sofá mata”.

Sejam bem-vindos ao nosso time!!!
Prof. Neudimar Moreira de Miranda – corredor.
Academia Studio Fitness.
Coordenação Esportiva: Eduardo e Ledsandra.

domingo, 21 de agosto de 2011

Super Novidade no Studio Fitness Academia

FRENTE CORRIGIDA

O que é Spinning

A modalidade Spinning é uma aula voltada para o ciclismo, realizada em grupo e praticada com a ajuda de uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade,  permitindo o praticante a ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento. Ao praticar a modalidade você obtêm um alto gasto calórico favorecendo o processo de emagrecimento, fortalece a musculatura dos membros inferiores e melhora o VO2 máx (melhora o condicionamento cardiorrespiratório).

As aulas têm duração em média de 45 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo como: planos, descidas, subidas e variações de terreno. Essa aula é realizada ao som de músicas selecionadas e apropriadas para a modalidade, fazendo com que a aula se torne mais animada e motivada para o praticante.

Recomendações ao Iniciante:

- Procure chegar sempre antes do início da aula, para que você possa ter bastante tempo para conhecer seu instrutor e aprender algumas técnicas necessárias para o ajustamento de sua bicicleta.
- Leve uma toalha para absorver seu excesso de suor;
- Use bermudas apropriadas para ciclismo (almofadados) ou roupas leves;
- Leve uma garrafa com água para sua melhor hidratação na aula;
- Pedale sempre no limite do seu corpo, muitas vezes você pode iniciar a aula com uma turma que já esta fazendo há muito tempo, por isso siga o seu ritmo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Raul-soarenses se destacam na Corrida de São Sebastião, em Ponte Nova

imageA Corrida  de São Sebastião é uma das  mais tradicionais corridas de rua de nossa região. Realizada anualmente na cidade de Ponte Nova, a corrida aconteceu neste domingo (13), com largada às 09:00.

Este ano a prova teve novo recorde de participantes contando com mais de 250 atletas, entre amadores e profissionais. O percurso são 5,4 km, mas com quase todas dificuldades de uma maratona, devido a fatores como o intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados pelos participantes. Desidratação e insolação, entre outros, não são fatos raros, tanto entre os profissionais como entre os amadores, a grande maioria dos participantes.

imageNovamente a cidade de Raul Soares se fez representada pelos atletas da Equipe de Corrida da STUDIO FITNESS ACADEMIA, salientando que desta vez as atletas Rosália Aparecida Mendes Olímpio e Ledsandra Gomes foram responsáveis por 2 grandes resultados, 2º e 3º lugares, respectivamente, em suas categorias.

Parabéns a todos os atletas que novamente representaram a cidade e especialmente às duas grandes vencedoras.

“Corra o quanto puder, ande, rasteje se for necessário, mas não desista nunca!”
                                                   (Dean Karnazes)