Mostrando postagens com marcador TIM. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TIM. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Promoção elevou consumo além da capacidade das operadoras

Queda de preços e oferta de planos de ligações ilimitadas aumentaram demanda e sobrecarregaram capacidade das antenas em operação

carioca 230712 003A guerra de preços entre as operadoras de telefonia móvel nos últimos anos puxou uma expansão do consumo acima da capacidade das redes. O número de linhas subiu 40% entre 2009 e 2011, para 242 milhões, e o consumo médio de dados e voz por usuário explodiu no período. Os investimentos em infraestrutura, porém, ficaram abaixo do necessário e afetaram a qualidade do serviço, segundo especialistas.

Tim, pioneira em oferecer planos ilimitados, foi a mais prejudicada com a proibição das vendas pela Anatel

"O que temos visto são reclamações de pessoas que tentam ligar, mas a ligação cai. Ou a internet que não funciona. As duas falhas são causadas pela superlotação das antenas", disse João Paulo Bruder, analista de telecomunicações da consultoria IDC.

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma intervenção no setor. O órgão proibiu que as operadoras líderes em reclamações em cada Estado vendam novas linhas a partir desta segunda-feira (23). A medida afetou a TIM, a Claro e a Oi.

"A queda de preços estimulou o aumento das vendas e do uso do telefone. As operadoras investiram, mas, em alguns locais, o uso do celular foi maior do que elas estimaram", disse o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.

Planos ilimitados

A oferta de planos ilimitados para ligações entre números da mesma operadora fez o brasileiro falar mais ao celular. A novidade, introduzida pela TIM em 2009 com o lançamento do plano Infinity, foi copiada ou adaptada pelas concorrentes.

A população aproveitou. Gilmara Cerqueira, por exemplo, trabalha no turno da noite em um restaurante em São Paulo e fala com amigos durante o trajeto do trabalho até em casa - são três horas e meia no ônibus.

O tempo médio que o brasileiro gasta conversando ao celular saltou 33,7% nos últimos três anos, para 115 minutos por mês em 2011, aponta a Teleco. Com o brasileiro mais tempo ao celular e um número de linhas maior, o tráfego de voz disparou cerca de 85% entre 2009 e 2011. O serviço de dados cresce ainda mais rápido. Em 2010, segundo a Cisco, o tráfego via smartphones subiu 112% sobre o ano anterior.

O preço da banda móvel por celular cai junto, à medida que a população "renova" os aparelhos. No ano passado, 9 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil, alta de 84% em relação a 2010, segundo a IDC. As operadoras lançaram a "internet pré-paga ilimitada" a custos reduzidos - R$ 0,33 ao dia pela Oi e R$ 0,50 pela TIM, por exemplo.

As operadoras que terão as vendas interrompidas pela Anatel se disseram "surpresas" com a decisão. A TIM entrou na Justiça para tentar reverter a determinação. Em comunicados, TIM, Claro e Oi informaram que investem bilhões todos os anos em infraestrutura. Mesmo assim, as companhias afirmaram que vão apresentar planos de ação para resolver eventuais falhas e que acelerarão investimentos.

Pascoal Online, com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Não é só em Raul Soares que a TIM vai mal

Justiça do Ceará proíbe TIM de vender novas linhas no Estado

Decisão foi motivada pela insatisfação dos clientes com o serviço prestado. Operadora deverá apresentar plano de expansão de sua rede na região.

timvaimalDesde a última segunda-feira (19/12) a TIM está proibida de comercializar novas linhas móveis no estado do Ceará. Segundo Francisco Cavalcanti, desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a decisão vale até que a operadora comprove estar apta a atender os clientes que já possui.

Esta é a segunda vez no ano em que a empresa é impedida de vender na região por problemas com qualidade de seu serviço. Caso descumpra a determinação e não consiga melhorar sua atuação, terá de pagar multa diária de 10 mil reais. Além disso, em um prazo de 30 dias, deverá apresentar seus planos para a ampliação da rede instalada no Ceará, sendo que estes precisarão da autorização da Anatel.

A ação foi encaminhada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará, a fim de defender os interesses dos usuários que se mostraram insatisfeitos com a falta de estruturação da empresa para prestação de serviços adequados.

Leia mais: De olho na TIM, Vivo imita rival e iguala preços

Em nota, a TIM informou que “não recebeu qualquer notificação judicial para suspender a venda de novas assinaturas ou habilitação de novas linhas” na região. Ressaltou também que, para “garantir a qualidade da rede e a satisfação dos clientes (...), reservou R$ 233 milhões para investimentos em infraestrutura no Estado no triênio 2011-2013”.

Vale lembrar que graças aos planos ilimitados lançados recentemente pela operadora, ela conseguiu ganhar participação e ultrapassar a Claro no mercado. Atualmente detém 26,06% das linhas móveis no Brasil, atrás da Vivo, que possui 29,64%.

Fonte: IDG Now!