domingo, 19 de novembro de 2017

Especialistas alertam para riscos de golpes na Black Friday

imageSexta-feira que vem (24) será Black Friday, dia em que as lojas oferecem grandes descontos, tradição americana que caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Se você pretende comprar pela internet, já tem muita oferta, mas é bom ficar atento, porque os golpistas estão de olho nos desavisados.

Neste momento em que muita gente está querendo pechinchar, muitos criminosos criam sites falsos, mensagens fraudulentas e fazem ofertas enganosas. Por isso, é preciso ficar atento para não sair no prejuízo.

A delegada de crimes cibernéticos, Talita Martins, alerta que antes mesmo de entrar em um link, dá para perceber que ele pode ser falso. Ao passar o mouse no link, dá para ver que o site que aparece é outro.

A delegada explica que você pode proteger o seu computador alterando algumas configurações de segurança do navegador.

O Procon lembra que os direitos do consumidor na black friday são os mesmos de sempre nas compras on line. Em caso de desistência, por exemplo, a mercadoria poderá ser devolvida no prazo de sete dias após o recebimento. Por isso, guarde todos os comprovantes de compra.

O Procon produziu uma lista de estabelecimentos que mais dão dor de cabeça ao consumidor. E tem uma outra dica importante. Desconfie sempre de descontos enormes, que podem ser propaganda enganosa. Tem muita loja que nesta época sobe os preços e aí aplica o desconto. Ou seja, você acaba pagando o que o produto já custava. O negócio é pesquisar, e comparar.

Com informações do G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.