sábado, 12 de agosto de 2017

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas com inscrições abertas

image

Agência FAPESP – Escolas públicas têm até o dia 17 de agosto de 2017 para se inscrever na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). É necessário pelo menos um professor responsável e as inscrições devem ser feitas pelo site da OBFEP, informando o código INEP da escola.

A Olimpíada ocorrerá em duas fases e podem participar estudantes que estiverem regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º,2º e 3º do Ensino Médio, além de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 2º segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio.

A competição é composta por duas fases, cada uma constituída por uma prova. A primeira será realizada no dia 24 de agosto, nas próprias escolas, e a segunda no dia 21 de outubro, em lugares-sede a serem confirmados. A divulgação dos resultados finais da OBFEP 2017 deverá ser feita até 28 de fevereiro de 2018.

As provas para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental conterão o seguinte conteúdo: fundamentos matemáticos, noções básicas de Gravitação, conceitos básicos de Cinemática, Leis de Newton, conceitos de Energia, medidas de Tempo, Espaço e Temperatura. Para os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, os conteúdos são: Mecânica Clássica, Termofísica e Óptica Geométrica. Por fim, aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, além do conteúdo dos estudantes da 1ª e 2ª séries, serão exigidos conhecimento em Oscilações e Ondas, Eletricidade, Magnetismo e noções básicas de Física Moderna e Contemporânea.

A competição ocorre em nível nacional, desde 2012. Entre seus objetivos, destacam-se: despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física e Ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Mais informações referentes ao calendário, regulamento e programa geral estão disponíveis emwww.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-obfep-2017/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.