quarta-feira, 5 de julho de 2017

Governador Valadares registra primeira morte por chikungunya em Minas Gerais

Confirmação do óbito pela doença foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira (4); outras 19 mortes estão sendo investigadas, sendo que 15 também são de Valadares

imageA primeira morte por chikungunya em Minas Gerais foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nessa terça-feira (4). O óbito ocorreu no dia 11 de março em Governador Valadares;

a vítima, um homem de 72 anos, possuía diabetes e hipertensão. Em todo o estado, outras 19 mortes estão sob investigação por suspeita de terem sido provocadas pela doença, sendo uma em Central de Minas, uma em Cuparaque, duas em Teófilo Otoni e 15 em Governador Valadares.

Segundo a SES, até o momento, apenas duas mortes suspeitas de terem sido ocasionadas pelo mosquito Aedes aegypti foram descartadas durante de investigação. O encerramento de um caso suspeito de chikungunya, com evolução para óbito, depende da investigação de acordo com procedimentos orientados pelo Ministério da Saúde. A investigação é realizada pelo município de ocorrência da morte, dependendo também da liberação de resultados laboratoriais e análise do caso pelo nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Alta incidência

Em Minas Gerais foram notificados 16.995 casos prováveis de chikungunya, sendo que 11.133 foram registrados em Governador Valadares, cerca de 65% do total. O índice é pouco maior do que o divulgado em março, quando a cidade concentrava aproximadamente 63% dos casos da doença no estado.

Devido à grande demanda da população nos postos de Saúde da cidade, em março, a Prefeitura de Governador Valadares criou o Centro de Atendimento em Arboviroses, cujo atendimento era voltado exclusivo para pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya.

No mesmo mês também foi divulgada a alta de infestação do mosquito transmissor dessas doenças na cidade. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) apontou índice de 8,5% de infestação, valor considerado alto pelo Ministério da Saúde, que considera a taxa satisfatória quando abaixo de 1%.

O G1 procurou a Prefeitura de Governador Valadares para saber sobre o combate ao mosquito aedes aegypti na cidade, mas até esta publicação não houve resposta.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.