Cúrcuma longa, cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra e tantos outros nomes que são dados a esta planta de cor majestosa, cuja raiz é um verdadeiro remédio natural.
A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão. Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes e é um antioxidante muito eficiente. Possui um sabor caracteristicamente picante e amargo e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre.
Países como Índia e Sri Lanka, onde o consumo da cúrcuma é cultural, estudos mostram a menor incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que nos países que não têm o hábito de consumi-la.
Segundo um artigo publicado na Advanced Experimental Medical Biology, em 2007: “A curcumina demonstrou ter atividade antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antifúngica, e contra o cancro.”
Alguns dos seus benefícios são:
· Corpo mais forte e com menos dores: devido seu poder anti-inflamatótio
· Um estudo demonstrou que a curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, é capaz de reduzir os níveis do colesterol ruim LDL e fazer uma limpeza nas artérias removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.
· Possui propriedades neuroprotetivas da curcumina incluindo melhoras na cognição das pessoas.
· Possui eficácia no tratamento de artrite devido seu grande poder anti-inflamatório
· Auxilia na digestão · Poderoso antioxidante
Para saber a quantidade ideal para sua dieta consulte seu nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.