sexta-feira, 23 de junho de 2017

Diversas atividades marcam Semana Antidrogas em Ipatinga

Fazenda Água Viva representará o Vale do Aço em torneio de futebol no Estádio Independência, em Belo Horizonte

imageTiveram início na última segunda-feira (19 ), as atividades da Semana Estadual de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas 2017, organizada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Minas Gerais (Supod).


A programação conta com diversos eventos nas diferentes regiões do Estado e tem por objetivo lembrar a sociedade que o combate ao uso de entorpecentes não é uma tarefa que cabe apenas ao poder público ou aos usuários e seus familiares.

De acordo com a Sub Secretária da Supod, Patrícia Magalhães, os eventos foram planejados com o intuito de chamar a atenção para as consequências do uso de drogas em todas as esferas sociais.

As atividades, que normalmente se encerram no dia 26 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas, este ano - em especial - , serão prorrogadas em alguns municípios até meados de julho. Este é o caso de Ipatinga, onde as atividades se estenderão até o dia 30/06.

A programação na cidade envolve as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social da Prefeitura de Ipatinga, alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o Centro Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), grupos sobre drogas da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho e jovens participantes do Programa “Fica Vivo!” (confira a programação completa no site: http://www.omid.mg.gov.br).

Além da extensa agenda que inclui palestras, debates, e mesas redondas, há também uma série de outras ações paralelas, que visam integrar jovens da sociedade como um todo. Dentre elas, um torneio esportivo, em que a Associação Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras (Fazenda Água Viva – FAV) representará o Vale do Aço.

Leonardo Gomes Pacheco, membro da FAV, está ansioso pelo torneio. “Estou imensamente alegre por ter sido convidado para participar de um Evento Esportivo relacionado com a semana de combate a drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais. Irei participar de um jogo no Estádio do Independência, só de pensar já me arrepio, estarei no palco da Copa do Mundo e de grandes craques do futebol, DEUS é bom há todo tempo”, disse, em tom de emoção.

“Limpo” há 687 dias Leonardo Pacheco relata que só tem a agradecer. “Por mais de 15 anos estive envolvido com álcool e drogas, mundo sombrio de angústias e dores profundas. No dia 4 de agosto de 2015 fui decisivo em não continuar vivendo como um miserável, pois um miserável era como me sentia, sem credibilidade, sem honra, sem respeito, excluso da sociedade”, conta.

Residente em Teófilo Otoni-MG, Leonardo buscou apoio para recuperação em Ipatinga. “Eu estava sem opção de nenhuma clínica na cidade, e como tinha o conhecimento de uma comunidade terapêutica com credibilidade em Ipatinga-MG, resolvi buscar ajuda para conseguir superar os vícios e me encontrar novamente com a Luz Divina. Foram nove meses que transformaram minha vida”, finalizou.

Estatística

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas, 19,4% da população brasileira já fizeram uso de drogas em alguma etapa da vida, excluindo o consumo de álcool e tabaco. Ainda segundo a pesquisa, a dependência de drogas afeta usuários e familiares. Em uma projeção do número de dependentes (14% da população) e o tamanho médio da família brasileira (3,4 pessoas), o centro calcula que 47,6% da população é afetada pelas conseqüências da dependência de drogas.

Adolescência

Dados de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas da Sesp mostrou que a maioria do público atendido (60,8%) iniciou o consumo de drogas ainda na adolescência.

Com informações de Juliany Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.