sábado, 24 de junho de 2017

CCJ aprova fim de multa para motorista sem a CNH

Se passar no Senado, medida valerá para quem tem documento, mas não está com ele

imageA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na última quarta-feira (21) o fim das multas ao motorista que não estiver com a carteira de habilitação ou a licença do veículo no momento da abordagem.


Aprovado em caráter conclusivo, o projeto segue direto para o Senado, caso não haja recurso para análise do plenário da Câmara.

O projeto, de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP), altera o Código de Trânsito Brasileiro e determina que, na ausência dos documentos, o agente de trânsito obtenha as informações por meio de consulta a banco de dados oficial.

Quando não for possível a consulta online das informações do veículo ou do condutor, o motorista terá até 30 dias para levar o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Com isso, o auto de infração será cancelado e o motorista não terá pontos computados em sua carteira. A medida não vale a pessoas que forem flagradas dirigindo sem ter tirado a carteira de habilitação.

Segundo a Câmara, a comissão acompanhou o voto do relator, deputado João Campos (PRB-GO), pela constitucionalidade e juridicidade do texto. Pelas regras atuais, quem é flagrado dirigindo sem portar o licenciamento e a carteira de motorista pode ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação dos documentos. A infração é considerada leve e rende três pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 88,38.

Com informações de O Tempo

3 comentários:

  1. Acho. Isto. Uma. Vergonha. Um. País. Que. Era. Para. Fortalecer. As. Leis. Apoiar. A. Polícia. Cria. Regra. Tirando. A. Altoridade. Dos. Mesmo. Isto. Desistimula. A. Qualquer. Policial. A. Trabalhar. O. Que. Se. Vê. Neste. País. E. Só. Lei. Que. Protege. O. Errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uai. acho que vc não entendeu a matéria. motorista habilitado portando ou não sua carteira que diferença faz? Tirando autoridade de ninguém não. Pelo contrário, evitando abusos e transtornos para aquele que por algum motivo não se encontrava naquele momento portando o documento.

      Excluir
  2. Acho. Isto. Uma. Vergonha. Um. País. Que. Era. Para. Fortalecer. As. Leis. Apoiar. A. Polícia. Cria. Regra. Tirando. A. Altoridade. Dos. Mesmo. Isto. Desistimula. A. Qualquer. Policial. A. Trabalhar. O. Que. Se. Vê. Neste. País. E. Só. Lei. Que. Protege. O. Errado

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.