quinta-feira, 4 de maio de 2017

Temperaturas mais baixas exigem cuidados extras para pets não ficarem doentes

Veterinário dá dicas de como cuidar e evitar que animais adoeçam; evitar exposição ao vento e tempo frio é importante para manter a saúde deles

imageHá algumas semanas, as temperaturas começaram a cair no Leste de Minas. Acostumados com o clima quente, muitos se agasalham mais a partir desta época do ano, quando as temperaturas mínimas na cidade podem chegar aos 18º ou menos.

 

Assim como os humanos, os pets também precisam de proteção extra para não contrair doenças relacionadas às baixas temperaturas. O veterinário Vinícius Tolentino explica que os cães são mais suscetíveis a contrair doenças devido ao tempo frio, podendo gripar, caso fiquem muito expostos ao vento e friagem.

“Os cães podem gripar nessa época e o tratamento vai depender do animal. Uma opção é a vacina contra a gripe, que pode ser aplicada em cães de qualquer idade, mas é recomendável que antes um veterinário avalie o animal”, explica Vinícius.

Além dos tratamentos medicinais, adotar ações de proteção ao animalzinho também ajuda a prevenir doenças da época. Vestir roupas quentes e confortáveis é um meio de manter o pet saudável. A professora Maria do Socorro Ferreira tem cinco cães e já tirou os trajes deles do armário, e passou a agasalhá-los durante a noite.

“Eles têm um quartinho só deles no quintal, com cobertinha no chão e tudo, mas a porta fica entreaberta e pode entrar corrente de ar. Por isso eu visto as roupinhas neles, sempre compro para ficarem quentinhos”, conta a professora.

Maria do Socorro tem ainda dois gatos, que não usam agasalhos porque dormem dentro de casa, onde o ambiente é mais quente e protegido de ventos.

Mas os cães não são os únicos que precisam de mais atenção durante épocas mais frias. O veterinário Vinícius Tolentino aponta que os criadores de aves precisam também adotar cuidados a mais, mas, como estes animais já são mais frágeis, normalmente os donos já estão acostumados a se precaverem para garantir a saúde deles.

Com quase 20 trinca-ferros em casa, o comerciante Jailton Batista revela que desde pequeno já era apaixonado por aves. Ele conta que nessa época do ano as gaiolas ficam protegidas por cortinas, que evitam a exposição ao vento e também ao sol forte.

“Isso é preciso até porque é uma época em que eles estão trocando as penas, e podem ter febre por causa dessa mudança, daí precisam estar protegidos. Eu evito trocar a gaiola de lugar; o segredo é deixá-los mais quietos. O principal é ter amor e prazer de cuidar”, confessa.

Uma última dica do veterinário é observar e conhecer bem o próprio animal, porque cada espécie e raça pode ter uma percepção do clima.

“Alguns animais sentem mais calor, outros sentem frio com facilidade. É importante observar se o animal está encolhido, se ele procura se enrolar em cobertas ou tapetes, ou se prefere locais mais arejados. Pelos gestos do próprio animal, é possível perceber o que ele precisa", conclui.

Com informações da InterTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.