quarta-feira, 3 de maio de 2017

Polícia Militar forma 111 novos soldados para reforço no policiamento da região

imageEmoção! Este foi o sentimento que tomou conta de formandos, familiares, autoridades e amigos que prestigiaram a formatura de 111 novos soldados no 11º Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu.

 


A sexta-feira (28), amanheceu chuvosa. Havia o risco de tudo que foi preparado fosse transferido para outro local - um ambiente fechado. Providência divina: antes do início da cerimônia, a fina garoa parou. Deus permitiu que o tempo ficasse firme durante as duas horas de atividades.

imageNo encerramento da solenidade, na hora do tradicional fora de forma, um dos novos soldados chamou a atenção. O soldado Oliveira não se conteve mais. Toda emoção, orgulho e conquista estavam ali representados. Ajoelhou num choro emocionado pela conquista da farda policial militar, agradeceu a Deus e foi abraçado pelos colegas.

Mas o que levou a um dia tão especial na vida de mais de uma centena de novos policiais militares?

A formatura é sempre um momento especial. No entanto, todos os novos soldados já passaram por isso. Foi a primeira turma formada em Manhuaçu de jovens com curso superior.
Só que a emoção desta ocasião pode ser contada em pequenas pílulas. Foram momentos mágicos que permearam toda a cerimônia presidida pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Fernando Antônio Arantes; o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Edvanio Rosa Carneiro; e o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar.

Os novos soldados passaram por nove meses de formação, sendo preparados numa perspectiva moderna e construtivista na área de segurança pública, com disciplinas voltadas para a realidade atual do país, a exemplo de noções de prevenções às drogas, uso progressivo da força, direitos humanos, identidade e cultura da organização política, diversidade étnico-sociocultural, doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, abordagem, defesa pessoal, ética e cidadania, dentre outras, sempre com temas tratados de forma dialogada e participativa.

Vimos jovens com formações em diversas áreas de conhecimento, mas que absorveram a experiência de bons policiais durante o estágio na parte final do curso.
Foram atividades que levaram os novos soldados para as ruas em operações desde o Natal de 2016 e se estenderam pela cansativa Jornada Policial Rural, atravessaram a conquista do Pico da Bandeira do qual o batalhão se orgulha de ser o Sentinela do Caparaó e culminaram com celebrações e um grêmio nesta semana de formatura.

Emoção também para o novo soldado Francisco Muniz de Carvalho Júnior, premiado pelo destaque como primeiro colocado no curso. E orgulho, sentimento, garra e motivação nas palavras do orador da turma soldado Guilherme Augusto de Oliveira Silveira.

A cerimônia militar é sempre muito bonita. Após a incorporação do Pavilhão Nacional, os novos soldados, sob o comando do capitão Reis, fizeram o compromisso à bandeira. O coro bem dedicado fez o público sentir o orgulho dos novos formandos.

Outro momento especial foi quando os familiares e convidados - padrinhos e madrinhas - também puderam agraciar cada um dos formandos com a aposição da divisa de soldado em suas fardas.

O paraninfo dos formandos, Coronel Fernando Antônio Arantes, foi um verdadeiro mestre aconselhando seus afilhados. Agradeceu a honraria e enalteceu que a única profissão em que se faz um juramento com o sacrifício da própria vida é a militar. “Por isso, os novos soldados precisam ter em mente a importância do compromisso que a partir desta data passam a ter para com a corporação e com o povo mineiro”.

Os novos soldados terão agora desafios de toda uma carreira pela frente. Apesar da formação na companhia de ensino de Manhuaçu serão distribuídos por diversas cidades dos batalhões de Caratinga e Manhuaçu e da Companhia de Ponte Nova.

A cerimônia, enfim, coroou os nove meses de curso e reforça bem o lema do batalhão: "Ad augusta, per angusta", que traduz a ideia de que para se alcançar a glória, passa-se por caminhos difíceis.

Com informações do Diário de Manhuaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.