domingo, 9 de abril de 2017

Timóteo tem 17 casos notificados de chikungunya em duas semanas

Informação é do Departamento de Zoonoses do município

imageA Prefeitura de Timóteo reforça medidas e faz um alerta à comunidade dos bairros Alvorada e São Cristóvão em relação aos cuidados preventivos individuais que devem ser tomados para se evitar casos de chikungunya .

 

Nas duas últimas semanas surgiram 17 novos casos notificados pelo Departamento de Zoonoses, em busca ativa realizada pelos agentes de endemias.

O secretário de Saúde, César Luz, conta que houve um aumento significativo do número de casos de chikungunya . Os números foram constatados após os agentes realizarem uma operação “pente fino”, de casa em casa, nos bairros Alvorada e São Cristóvão. “Verificamos que estes casos não tinham sido notificados nas unidades de saúde e iniciamos imediatamente o tratamento em pontos estratégicos da região como as borracharias, sucatarias e lotes vagos. Estamos fazendo exames de todos os casos suspeitos”, comenta.
No mês de janeiro houve apenas um caso notificado de chikungunya  e em fevereiro surgiram mais quatro casos. Mais dez casos foram notificados na última semana de março após a ação dos agentes de endemias. E na primeira semana de abril já são mais sete casos confirmados por sorologia dos pacientes suspeitos, totalizando 21 pacientes com chikungunya .

Prevenção individual

A Secretaria de Saúde de Timóteo está fornecendo repelentes para gestantes residentes nos bairros com maior índice de infestação e recomendando a colocação de telas nas janelas das residências como prevenção individual. A medida é preconizada pelo Ministério da Saúde que indica o uso de repelentes específicos para crianças e para adultos.

Mutirão

O departamento de Zoonoses de Timóteo enviou ofício na última quinta-feira (6) à Superintendência Regional de Saúde, solicitando a aplicação do inseticida (UBV) por meio do carro fumacê. Cabe à Regional de Saúde a autorização para execução da ação do fumacê. Além desta providência, a Saúde organizou um mutirão para esse sábado (8), de 8 às 12 horas, no bairro Alvorada. Uma equipe com 50 pessoas, composta por agentes comunitárias de saúde e funcionários da Vigilância Sanitária, estará em campo fazendo vistoria e prevenindo a comunidade.

De acordo com o secretário César Luz, os agentes de endemias participaram de capacitação (dias 3,4 e 5 de abril) que atualizou as informações e fez referência ao diagnóstico diferencial para os sintomas da Dengue, Zica e chikungunya , dentre outros temas. “Estamos investigando as sequelas neurológicas do vírus Chicungunya que implica em licença médica de um a três meses, dores insuportáveis, inchaço nas articulações e tendões e febre branda. Ainda não haviam notificações e a Saúde já estava lá, no bairro São Cristóvão, no início de abril”, confirma César Luz.

Com informações do Portal Plox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.