quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dicas de Trânsito: função das faixas elevadas

imageAs faixas elevadas propiciam melhorar as condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia dos pedestres nas vias públicas. Além disso, facilita que os condutores tenham visibilidade da travessia dos pedestres.

 

Ressalta-se, ainda, que as faixas elevadas também possuem o propósito de reduzir a velocidade dos veículos, mas o objetivo é nivelar a faixa com as calçadas. Portanto, não são “quebra molas” ou “lombadas” e sim faixas de pedestres mais acessíveis.

A educadora do trânsito, Juliana Ladeira, destaca que os pedestres devem, ao passar pela faixa elevada, manter a atenção e cuidado, lembrando sempre de ter certeza que estão sendo vistos pelos motoristas. Já os condutores devem respeitar e priorizar a passagem do pedestre.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que não é permitido, ao condutor, estacionar nas faixas destinadas aos pedestres de acordo com o Art. 181, VII do CTB. Esta é uma infração considerada grave, sendo o condutor penalizado com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (a CNH) e multa no valor de R$ 195,23, e o Agente Fiscalizador poderá aplicar como medida administrativa a remoção do veículo. Parar nas faixas destinadas aos pedestres (Art. 182 CTB) é uma infração leve (3 pontos na CNH) e o condutor será penalizado com multa no valor de R$ 88,38.

Tanto o condutor de veículos, quanto o pedestre devem respeitar as leis, pois, só assim, teremos um trânsito de educação e prudência. O trânsito é responsabilidade de todos, faça sua parte e salve vidas!

20 comentários:

  1. E QUAL E A MULTA PARA SUPERMERCADO QUE ENCHE O INICIO DA FAIXA DE PRODUTOS E DIFICULTA A PASSAGEM DE PEDESTRES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa ser multa, poderia ter uma fiscalização e os proprietários serem orientados a vender na área externa, até porque muitos dos produtos vendidos ali na calçada deveriam ficar refrigerados e chamar a atenção de outras maneiras dos clientes. Caso o problema não fosse resolvido como bota em risco a saúde das pessoas o local poderia ser interditado até se adequar. Vamos viver no século XXI Raul Soares.

      Excluir
  2. Verdade viu, aquilo ali é um absurdo mesmo e quem deveria fiscalizar faz vistas grossas, o passeio é local público e portanto deveria estar sempre livre para os transeuntes, mas aqui em Raul soares pode tudo né, sem fiscalização o dono do supermercado tomou o passeio pra si e que se danem os pedestres.

    ResponderExcluir
  3. A responsabilidade é da Prefeitura, existem fiscais para isso. Cobre seus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim cobrar meus direitos. Então eu preciso pedir para o fiscal que ele cumpra com suas obrigações? Cada uma viu,vc no mínimo deve ser parente do dono ou funcionário dele né?

      Excluir
    2. Infelizmente em nosso país as coisas funcionam por meio de denúncias mesmo tudo estando bem debaixo do nosso nariz, então talvez por isso pediu para que você cobre seus direitos. A prefeitura deveria fazer isso por conta própria, mas infelizmente existem interesses e jogos políticos que possam estar influenciando a permanência deste descaso com a população.

      Excluir
  4. A calçada lotada de legumes e verduras, ainda tem um Panfletador no inicio do calçadão, e mais um ou dois funcionários repondo mercadoria na bancada da calçada. Isto é uma vergonha para nossa cidade, desrespeito total com os cidadãos que pagam impostos em dia.

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar que se acontecer qualquer acidente na calçada obstruída em frente ao estabelecimento, será dever do proprietário arcar com todas consequências. Com o Boletim de Ocorrência na mão, é cabível acionar a justiça para iniciar o processo de indenização.

    ResponderExcluir
  6. Êta povo chato, nunca fiquei impossibilitado de caminhar por ali, a população custa a ter um armazém com preços mais justos, o que forçou os outros a abaixarem seus preços também, que antes abusavam do consumidor, é muito mi mi mi prá pouca coisa, os produtos não ocupam as calçadas e sim o povo que compra e o movimento é maior porque a faixa de pedestre é no mesmo rumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preço baixo não dá direito a nenhum comerciante de obstruir a passagem de pedestres, existem outros meios para chamar a atenção dos clientes para preços mais em conta como cartazes, som (como é realizado em outra mercearia da cidade que não priva ninguém de passar livremente pela calçada), a própria panfletagem já citada, porém em local adequado. Em toda cidade existe um fiscal de posturas e outros responsáveis por estas fiscalizações como a vigilância sanitária municipal que poderiam pelo menos orientar o comerciante quanto a exposição adequada para a comercialização, porque os produtos na rua e no sol o dia todo podem fazer com que estes se deteriorem e ainda causarem danos a saúde de quem utiliza. Fiscais da prefeitura (VIGILÂNCIA SANITÁRIA E POSTURAS) ACORDEM, pelos comentários é possível ver que existem muitas pessoas descontentes com essa situação.

      Excluir
  7. Não querem comprar ali, vão comprar nas outras feiras, vão ter muito espaço e não vão esbarrar em ninguém devido aos poucos consumidores e preços às vezes 100 % mais caro, vão se sentir num deserto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema relatado aqui e insatisfação não é comprar no local, mas a utilização da calçada para comercialização, pois impede a passagem de pedestres.

      Excluir
  8. Essa faixa de pedestre deveria ter sido colocada em em frente ao jardim novo.

    ResponderExcluir
  9. Agora preço baixo é motivo para expor produtos na calçada!!!

    ResponderExcluir
  10. Expõe na calçada porque esta cidade não tem fiscais que exijam o cumprimento da lei. Um supermercado desse nível não pode se transformar em um boteco de canto de rua, ainda mais no centro da cidade. Que coisa mais atrasada. Atitudes dessa natureza envergonham e expõem o baixo nível desta cidade.

    ResponderExcluir
  11. Toda vez que vou passar por ali tenho dificuldade, como sou cadeirante tenho que pedir licença, tomara que a fiscalização atue para retirada dos produtos da calçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se diante dos comentários expostos aqui os responsáveis pela fiscalização tomam alguma atitude porque não são apenas deficientes ou cadeirantes os prejudicados, mas todos que passam pelo local.

      Excluir
  12. Triste ver que ainda tem pessoas que defendem este tipo de postura. Então baixar preço é motivo pra ocupar as vias públicas. Ow país de gente atrasada e ignorante viu. Sabe quando nosso país vai evoluir em termos de cultura e educação? Pelo nível de alguns comentários aqui? Nunca e jamais.

    ResponderExcluir
  13. Gente, isto é a nossa Raul Soares. Não evolui e cresce como rabo de cavalo. Outra situação que deveria ser olhada é a dos "quiosques" na chamada "Praça da Alimentação". Aquilo é um espaço público, uma praça que foi toda destruida, arvores foram arrancadas para construir dois "quiosques" que foram alugados(será), para shows ao ar livre, com decibéis muito acima dos permitidos por lei, e ninguem faz nada. É lícito isso? Existe documentação comprovando esses alugueis? Coitado de quem mora nas imediações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piorou demais para toda a comunidade a liberação do espaço público para comércio de bebidas alcólicas e bagunças. Vamos manifestar contra estas incoerencias.

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.